Baterias em paralelo com taxas diferentes
Baterias em paralelo com taxas diferentes
Estou pensando o seguinte. Vou precisar ligar duas baterias 4s em paralelo, pois a que tenho é uma 2200mAh 10C, e meu motor pode consumir até 40A.
Voar apenas com ela até dá, desde que eu não exagere na hélice nem abuse por mais do que uns 15s com o stick no máximo, certo?
Mas quero mais. Infelizmente não vou conseguir comprar outra idêntica, então penso: não haveria grandes problemas em ligar outra em paralelo, com a mesma capacidade mas 15C de descarga, certo?
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?
Voar apenas com ela até dá, desde que eu não exagere na hélice nem abuse por mais do que uns 15s com o stick no máximo, certo?
Mas quero mais. Infelizmente não vou conseguir comprar outra idêntica, então penso: não haveria grandes problemas em ligar outra em paralelo, com a mesma capacidade mas 15C de descarga, certo?
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?
Nada mais prático do que uma boa teoria.
- excalonado
- membro
- Mensagens: 149
- Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 9:38 am
- Localização: jau sp
- Contato:
Re: Baterias em paralelo com taxas diferentes
[quote:610252271c="coelho72"]Estou pensando o seguinte. Vou precisar ligar duas baterias 4s em paralelo, pois a que tenho é uma 2200mAh 10C, e meu motor pode consumir até 40A.
Voar apenas com ela até dá, desde que eu não exagere na hélice nem abuse por mais do que uns 15s com o stick no máximo, certo?
Mas quero mais. Infelizmente não vou conseguir comprar outra idêntica, então penso: não haveria grandes problemas em ligar outra em paralelo, com a mesma capacidade mas 15C de descarga, certo?
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?[/quote:610252271c]
em paralelo ou serie??? esta e minha duvida tb .. posso ligar (2} 3s para obter uma 6s?? se ligar em seria aumenta a V e a A da bateria??
desculpe me meter no seu topico .. mas acho que pode ajudar os dois!! obrigado
Voar apenas com ela até dá, desde que eu não exagere na hélice nem abuse por mais do que uns 15s com o stick no máximo, certo?
Mas quero mais. Infelizmente não vou conseguir comprar outra idêntica, então penso: não haveria grandes problemas em ligar outra em paralelo, com a mesma capacidade mas 15C de descarga, certo?
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?[/quote:610252271c]
em paralelo ou serie??? esta e minha duvida tb .. posso ligar (2} 3s para obter uma 6s?? se ligar em seria aumenta a V e a A da bateria??
desculpe me meter no seu topico .. mas acho que pode ajudar os dois!! obrigado
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
Re: Baterias em paralelo com taxas diferentes
[quote:dc98514118="coelho72"]
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?[/quote:dc98514118]
Coelho, esse raciocinio não está exato, uma vez que a resistencia interna das baterias certamente será diferente, e portanto a de menor resistencia interna descarregará mais... E se por azar for justamente a mais fraquinha delas, nem precisa continuar a falar... heheheh
Realmente não compensa o risco, na minha humilde opinião...
abraços!
Porque se o consumo máximo for de 40A, cada bateria vai drenar 20A, o que vai garantir que nenhuma delas ultrapasse os 10C.
Além disso, descarregando em paralelo (obviamente vou carregar individualmente) a tensão das duas baterias vai manter-se idêntica, o que impede que uma delas "esvazie" antes da outra.
Alguma opinião contrária?[/quote:dc98514118]
Coelho, esse raciocinio não está exato, uma vez que a resistencia interna das baterias certamente será diferente, e portanto a de menor resistencia interna descarregará mais... E se por azar for justamente a mais fraquinha delas, nem precisa continuar a falar... heheheh
Realmente não compensa o risco, na minha humilde opinião...
abraços!
Prezado Caco, acho que não é o caso, pois no momento que uma delas descarregar mais do que a outra, sua tensão passará a estar levemente menor, e portando a outra é que vai "assumir" a carga. Dessa forma, a diferença de tensão entre as duas baterias ficará sempre desprezível, elas vão manter um balanceamento sempre igual, não tem como uma delas aumentar muito a corrente em relação à outra.
A questão da resistência também leva ao equilíbrio, pois se uma tiver a resistência menor, circulará mais corrente por ela, mas essa descarga fará com que sua resistência interna aumente, passando a carga automaticamente para a outra.
Acho que até mesmo na hora de carregar daria para manter elas em paralelo por causa disso. Aliás, seria até melhor, manter elas sempre ligadas em paralelo, pois evitaria que as duas fossem conectadas sem estar com a tensão exatamente igual, o que causaria uma corrente muito alta por alguns instantes.
Dessa forma, acho que até mesmo duas baterias com capacidades diferentes poderiam ser usados sem problemas em paralelo. Em série é que seria um problema, aí sim as células devem ser idênticas.
A questão da resistência também leva ao equilíbrio, pois se uma tiver a resistência menor, circulará mais corrente por ela, mas essa descarga fará com que sua resistência interna aumente, passando a carga automaticamente para a outra.
Acho que até mesmo na hora de carregar daria para manter elas em paralelo por causa disso. Aliás, seria até melhor, manter elas sempre ligadas em paralelo, pois evitaria que as duas fossem conectadas sem estar com a tensão exatamente igual, o que causaria uma corrente muito alta por alguns instantes.
Dessa forma, acho que até mesmo duas baterias com capacidades diferentes poderiam ser usados sem problemas em paralelo. Em série é que seria um problema, aí sim as células devem ser idênticas.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Coelho,
Tenho packs que uso em paralelo, mas idênticos.
O galho não é só com a resistência interna, mas também com as diferenças de capacidade e de curvas de tensão x carga, que pode levar uma ou mais células a chegar à tensão mínima bem antes das demais, superaquecendo e perdendo capacidade.
Para ligar 2 packs idênticos em paralelo sempre é bom considerar uma certa folga, de uns 20%, a não ser que se meça as curvas de descarga de cada célula para saber se não estão muito diferentes.
Para ligar 2 packs diferentes, considere uma folga maior. Quer dizer, pode usar os packs em paralelo, mas com cuidado.
A forma mais segura seria limitar o consumo do conjunto a 30A no caso dos seus packs. Se quiser passar disto, faça um teste prático com esta corrente primeiro. Voe cerca de 1 minuto, pouse e meça a temperatura das células imediatamente após pousar. Se estiverem todas abaixo de 40 graus, pode aumentar um pouco a corrente.
Evite também descargas até o final da capacidade nestas condições.
Tenho packs que uso em paralelo, mas idênticos.
O galho não é só com a resistência interna, mas também com as diferenças de capacidade e de curvas de tensão x carga, que pode levar uma ou mais células a chegar à tensão mínima bem antes das demais, superaquecendo e perdendo capacidade.
Para ligar 2 packs idênticos em paralelo sempre é bom considerar uma certa folga, de uns 20%, a não ser que se meça as curvas de descarga de cada célula para saber se não estão muito diferentes.
Para ligar 2 packs diferentes, considere uma folga maior. Quer dizer, pode usar os packs em paralelo, mas com cuidado.
A forma mais segura seria limitar o consumo do conjunto a 30A no caso dos seus packs. Se quiser passar disto, faça um teste prático com esta corrente primeiro. Voe cerca de 1 minuto, pouse e meça a temperatura das células imediatamente após pousar. Se estiverem todas abaixo de 40 graus, pode aumentar um pouco a corrente.
Evite também descargas até o final da capacidade nestas condições.
Beleza, é mais ou menos o que eu tinha em mente. Usar dá, desde que você não chegue perto dos limites. Ou seja, se usar uma 2200mAh 10C e uma 2200mAh 15C em paralelo, isso daria 22+33A=55A, acho que usar em torno de 30 a 35A não vai dar problema.
Acho que os maiores problemas podem ser causados mesmo é por diferença das células de cada pack do que pela diferença entre os dois packs.
O que me faz mesmo falta é um amperímetro que meça correntes de até 40A. O meu multímetro só pega até 10A, vou ver se faço um shunt, mas é difícil porque tem que medir com exatidão a resistência interna do amperímetro.
Acho que os maiores problemas podem ser causados mesmo é por diferença das células de cada pack do que pela diferença entre os dois packs.
O que me faz mesmo falta é um amperímetro que meça correntes de até 40A. O meu multímetro só pega até 10A, vou ver se faço um shunt, mas é difícil porque tem que medir com exatidão a resistência interna do amperímetro.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
A bateria 4s 2200mAh que eu ia comprar outra, acabei não comprando e no fim vendi a que eu tinha.
Mas... Semana retrasada peguei 2 baterias que eu tinha, 3s 1350mAh 15C, e liguei em paralelo para botar num avião.
Não cheguei a voar com essa configuração ainda (a chuva não deixou), mas pelos testes, pareceu tudo ok. Sem problemas.
A recomendação é simples: não use no limite da corrente, nem descarregue até o limite, pois as chances de danificar uma delas são maiores do que usando uma sozinha.
Fora isso, não há problema.
A propósito, certifique-se que ambas estão exatamente na mesma voltagem antes de ligá-las... Senão pode dar porcaria.
Mas... Semana retrasada peguei 2 baterias que eu tinha, 3s 1350mAh 15C, e liguei em paralelo para botar num avião.
Não cheguei a voar com essa configuração ainda (a chuva não deixou), mas pelos testes, pareceu tudo ok. Sem problemas.
A recomendação é simples: não use no limite da corrente, nem descarregue até o limite, pois as chances de danificar uma delas são maiores do que usando uma sozinha.
Fora isso, não há problema.
A propósito, certifique-se que ambas estão exatamente na mesma voltagem antes de ligá-las... Senão pode dar porcaria.
Nada mais prático do que uma boa teoria.