Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Olá galera, valeu pelos elogios, vou continuar o tutorial, e na segunda maneira eu indico a construção do Shock, calma que eu logo termino a segunda parte.

A bateria é 2S mesmo, pra ficar o mais leve possível e pra girar a hélice 9x5.

A 3S de 460 mAh também pode ser utilizada, eu já usei ela, mas tem que ser com hélice 8x4, e o Shock fica mais pesado e bem mais arisco. Lembre-se, quanto maior a hélice mais fácil de fazer torque roll e outras manobras. E quanto mais leve melhor. Vai de 2S que você vai ser feliz.

Quando quero fazer um vôo mais louco, sem muito torque roll, eu coloco a bateria 3S e diminuo a hélice, é mais uma opção.

Testei na prática tudo que estou postando, então é tudo experiência de vôo mesmo.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Rodrigo,

vc poderia me informar quanto tempo se voa com uma 2s de 460mha, nessemotor azulinho, com a 9x5?

grato

Rick
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Você consegue uns 8 minutos de vôo com essa bateria...

O melhor seria comprar uma Thunder Power de 740 mAh 2S da seria pro Lite, que tem o mesmo peso (!!!!!!) e iria durar bem mais.

Já encomendei a minha!
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Rodrigo conseguir que um shock desse pese 170 gramas é uma façanha.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Você tem razão Ricardo... acho que forcei um pouco em relação ao peso...

170 gramas é muito difícil de conseguir. Nós pesamos o meu no Ibira na Segunda, e ele está de fato mais pesado que isso.

Com trem de pouso, ele está pesando 174 gramas. de fato passou de 170 :D :D :D

Mas se eu tivesse colocado o ESC ThunderBird da Castle Creation, ele teria ficado com 170. Se tivesse colocado um motor mais leve, que comprei e ainda não chegou, teria ficado mais leve ainda!!!

E olha que não fiz nada demais!!! Só montei e usei o equipamento que listo no post. Tenta aí que você vai conseguir!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[size=18:fe127997da][b:fe127997da]Segunda Maneira - Construindo o Shock[/b:fe127997da][/size:fe127997da]

Shock pra todas as acrobacias, vôo mais rápido (por conta do nosso Depron pesado)

[color=darkblue:fe127997da]Dificuldade Média
Custo Baixo
Shock um pouco mais difícil de voar, a beleza dele vai depender dos seus dotes artísticos[/color:fe127997da]

Ok, você não quis comprar um Shock da Ikarus, mesmo saindo somente 80 reais cada um no kit da promoção com três, e podendo comprar com um grupo de amigos... tá bom, vai ser pão-duro né? Ou quer mesmo construir, porque curte a construção... Então vamos aos passos da construção de Shocks.

Eu comecei fazendo os Shocks, e hoje tenho sempre três Shocks pra voar. Um da Ikarus, um que falarei no terceiro modo, e um maior pra voar outdoor também.

O bom de construir seus Shocks é que pode quebrar a vontade, depois é só fazer outro, mas é difícil fazer um Shock leve com o material que temos no Brasil.

Pra começar, acho ideal fazer um Shock com 80 cm de asa, pra que dê certo com o material que já listei, que é relativamente barato.

Comece com a planta, o site www.3dbatix.com é uma ótima fonte. Também tem várias plantas no www.rcgroups.com. Acho as plantas do 3dBatix ótimas, e muito didáticas.
Mas como elas são pra Shocks maiores, terão que ser reduzidas. Grave o PDF em um Pen Drive, leve em uma gráfica, e peça pra reduzirem a planta para que o Shock fique com 80 cm de asa. Faça as contas sobre a porcentagem de redução, o tamanho original da asa é de 93 cm.

Depois de imprimir a planta em A0, siga os passos desse post:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=192254

Nesse post eu uso um tubo de carbono na asa, mas a vareta de 3mm no bordo de ataque e no início do aileron fica bem melhor. O custo é maior, mas o Shock fica mais rígido e mais leve.

Tente comprar Depron de 3mm, embora esteja muito difícil de achá-lo aqui no Brasil, parece que a fábrica quebrou e não faz mais Depron de 3mm.

Utilize a cola de isopor Polar da Compactor, fica melhor que a Epoxi que eu usei quando escrevi o post. Com cola epoxi o Shock fica muito rígido, quando cai, quebra tudo de uma vez. Com a cola Polar ele fica mais flexível.

O Shock vai ficar bem pesado com o depron nacional, principalmente se for utilizado o de 4mm. Nesse caso considere usar uma 3S de 460 mAh e baixar a hélice para uma 8x4 DD. O Shock vai ficar com algo entre 200 e 215 gramas, 40 a mais que o Ikarus, ou quase 25% mais pesado!!!

Tente fazer a linkagem de fibra de vidro ou de carbono, eu usei arame e ficou muito pesado... coisa de iniciante. Agora só uso carbono da Ikarus :D

O Material é quase o mesmo...

- Shock montado com a planta da 3DBatix
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o prop saver de brinde)
- Hélices 9x5 ou 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais) ou 3s de 15 C
- Receptor Berg 4L


O mais leve que consegui com um Shock montado foi 200 gramas com 2S. Não ficou muito bom, faltava empuxo pra subir na vertical com 2S. Com 3S ficava mais esperto, mas ai ficava mais difícil pra fazer torque roll. Mas estava bem legal pra um Shock de baixo custo.

Me pergutaram em um post qual seria o peso ideal para um Shock desse tamanho... considerando a bendita carga alar, eu acho que pra 80cm de asa, o peso legal seria algo em torno de 185 gramas. Não é mandatório, mas quanto mais leve melhor. Pode ter 200 gramas, até mais, mas vai ficando cada vez mais difícil de voar e fazer torque roll.

Ainda fico devendo as fotos, prometo que vou postar em breve!!!

Logo virá a terceira maneira, a do Shock de precisão!! Abraço a todos!!
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Rodrigo, exelente tópico!
tambem curto muito shock, pois eles vaom e espaço muito pequenos (oque disponho rsrs)

meu equipamento reservado para shock é esse mesmo!
motor azul, ESC Tower Pro 12A 9-10g, as baterias intercalo duas: uma 3S de 360mAh 15-20C e uma 600mAh 15-20C 3S, porem elas nao sao de marca nenhuma, ai sao bem pesadas se comparadas a uma thunder power ( quase o drobro)

os shock que já voei com esse equipamento foram um diablo em bandejinhas ( 185 gramas com a bateria mais leve) e um Ikarus F3A ( 184 com a mais leve, porem ele é maior que o diablinho)

Fica meu relato que esse equipamento é realmente m,uito legal para shock!
to terminando um diablo em bandeijas para esse equipamento!

Valeu cara!
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

ahh ta, entendi agora. ele pesa 170 gramas usando o kit em deprom americano.Ai ta certo.Nosso deprom made im Brasil é a pluma..bem mais pesada..
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 967
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

Xará!!

Onde acho essa cola Polar?? Em qualquer papelaria??

Abraço
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Eu comprei uma caixa dessa cola no Armarinhos Fernando, custou 9,90 e vem doze tubos!!!

Muito barato. É de longe a melhor cola a base de Acetato de Polivinila que eu já usei, e olha que experimentei um monte!!!

http://www.armarinhos-fernando.com.br/
Responder