ASA JW

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Re: opa

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:a3444bce08="cesar"]Eh, aumente o peso, pra rodar no DS!!!!!!!!!!!!! depois de algumas lenhas de ponta de asa (tipo quando lenha e sai girando estrela), coloque peso na ponta da asa! bem pouco, no DS fica melhor!!!!!!!!!!

A minha tinha 1,40 e pesava uns 1.450

http://www.youtube.com/watch?v=wRuZ6Q1Jm-8

Falouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!![/quote:a3444bce08]
Valeu Cesar..
Como falamos aqui na encosta..Pra conhecer Deus, tem de morrer..
Já estou construindo outra um pouco maior..se virar lenha, servirá para aprendizado..
Niterói-RJ
Avatar do usuário
cesar
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Abr 28, 2006 6:24 pm

Mensagem por cesar »

Faz com EPP, muito mais duravel que isopor. O meu aileron, nao era inteiro, nao era do tamanho da asa , era menor, tipo, um palmo de cada lado saindo do pod, do meio pras pontas de asa,era fixo, e o resto tinha comando. pouco comando, e ficava uns 2,3mm cabrada. Coloque os servos mais pro meio da asa, isso se eles estiver perto do pod, faca uma extensao e coloque os servos mais pro meio da asa. Eu nao tenho fotos do que estou tentando te dizer, se alguem tiver made ai.!!!!!1hehehehehe
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:566d02d6b1="cesar"]Faz com EPP, muito mais duravel que isopor. O meu aileron, nao era inteiro, nao era do tamanho da asa , era menor, tipo, um palmo de cada lado saindo do pod, do meio pras pontas de asa,era fixo, e o resto tinha comando. pouco comando, e ficava uns 2,3mm cabrada. Coloque os servos mais pro meio da asa, isso se eles estiver perto do pod, faca uma extensao e coloque os servos mais pro meio da asa. Eu nao tenho fotos do que estou tentando te dizer, se alguem tiver made ai.!!!!!1hehehehehe[/quote:566d02d6b1]

Cesar
Onde eu compro o EPP ?...o pessoal consegue importar ou consegue comprar no Brasil?
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:0d1ce2de49="Luiz Antonio"][quote:0d1ce2de49="MARCOS QUITO"]Falaê Luis Antonio,
Pelo menos um agita este fórum...
Várias :
Sobre o perfil Zagi10 que usei : Fui cortar esta asa na casa de um amigo, levei os gabaritos no papel, mas não conhecia o método de corte dele, então aqueles gabaritos que levei não serviram. Na hora de fazer novos, ele só tinha os ZAGI no computador.

Eu não uso plantas não - depois de alguns modelos você vai perceber. Principalmente deste tipo de modelo - Plank, você precisa de três partes :
- Tábua (asa)
- Leme
- Nariz
Encontre a melhor forma de encaixar estas peças, e está feita !

A teoria sobre os perfis é a seguinte :

1.
Modelos convencionais usam perfis com momento torçor Cm < 0 (negativo). Eles dão mais sustentação e o estabilizador é quem cuida de compensar este momento. Ex. Clark Y, série RG, etc...

2.
Modelos tipo Zagi (asas voadoras enflexadas) usam perfis com Cm = 0, e então basta ajustar no trim do rádio uma pequena cabrada no profundor que já resolve.

3.
Modelos tipo plank, precisam de perfil com Cm > 0 (positivo), pois compensar no trim do rádio gera muita perda.
Na lista destes aqui temos : JW, MX07, BW050209, Phoenix.
Encontrei num site ótimos comentários sobre este BW050209.
Veja que o Zagi não é o recomendado, pois tem Cm = 0.

Acontece que na hora de cortar, só tinhamos o Zagi em mãos, eu coloquei um sobre o outro e observei que eram idênticos a menos que o zagi e mais gordo (10% contra 9% da corda), e a região do elevon é mais cabrada no BW. Como esta região a gente corta mesmo, para entrar o elevon, usei o Zagi, e felizmente deu tudo certo mesmo.

Cara achei um pouco estranho o fato de você colocar mais peso no nariz e ela ficar mais lenta. Será que não é impressão ? Porque ela ficou menos arisca você pode achar que ficou mais lenta ?

Sim, sim, o comentário do Dario procede, se você colocar peso em excesso, terá que trimar muito cabrado, e prejudica o vôo - mas parece que vc só colocou um pouquinho de peso... seinão...

Bom, coloque o chumbo no CG e veja esta tabuinha zunir !!
(lastrear = aumentar o peso do modelo, para aumentar velocidade. Para isto não se deseja alterar o CG, portanto devemos colocar o peso NO CG).

A propósito qual a envergadura e o peso finais da sua ?

A minha está com 1,4mts, e 750 gramas.[/quote:0d1ce2de49]
MARCOS QUITO

Não tenho uma balança aqui..mas vou providenciar uma rápidamente..
Como disse anteriormente, utilizei o perfil ZAGI12, cortei a asa na raiz retirando assim o enflechamento..mas acho que estava com um enflechamento cerca de 25% da raiz, continuei com o eflechamento da borda de fuga..(enflechamento negativo, é isso mesmo?) bom..agora estou cortando uma de 1.48 de envergadura..não sei se uso o perfil que copiei no endereço que disse em um tópico neste forum ou se uso o da zagi..POrque!!!..a nossa encosta não é todo dia que tem vento forte, quando isso aocntece é uma festa, acho que seu eu fizer com o perfil DS21, precisarei de muito vento, o que acha?..a que fiz, planou maravilhosamente, as Komets iam caindo quando o vento diminuiu e a minha JW(viralata) estava voando. Acabou por ser uma asa boa para combate, planadora e mais rápida que os outros modelos aqui da encosta..Bom agora só estou na dúvida quanto ao perfil..a que estou fazendo está com 30cm de raiz e 12 na pontacm..o que acha?[/quote:0d1ce2de49]

Marcos.
Fiquei em dúvida em relação ao angulo positivo da JW..não acarretaria um maior arrasto ?
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olá Luiz Antonio,

Huuumm, quanto ao perfil, então mantém o Zagi, mas use o Zagi10 que é mais rápido que o 12.

Quanto às cordas, 30cm na raíz e 12 na ponta, só desenhando - é questão de estética, gosto mesmo. A sua outra estava mais "quadrada" - aparentemente.

"Ângulo posito da JW acarreta mais arrasto" ???
Acho que você quer dizer que o bordo de ataque é reto - é isto ?
Bom esta foi a melhor concepção que se chegou. Tem um milhão de motivos a favor e outros tantos contra.
Difícil dizer quem ganha.
Bom você já viu que a sua plank voa bem e penetra prácas, certo ? Então porque duvida da JW ?
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:c190831280="Luiz Antonio"]

Marcos.
Fiquei em dúvida em relação ao angulo positivo da JW..não acarretaria um maior arrasto ?[/quote:c190831280]

Que eu saiba nao... mas com BA reto fica melhor em termos de velocidade, principalmente nas curvas, perde-se menos energia, provavelmente pq é muito mais fácil fazer uma boa estrutura reta que enflexada... as asas enflexadas se deformam mais em uma curva em alta velocidade. A deformação geralmente aumenta o arrasto.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Re: opa

Mensagem por Dario »

[quote:1288d56817="cesar"]

http://www.youtube.com/watch?v=wRuZ6Q1Jm-8

Falouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!![/quote:1288d56817]

[quote:1288d56817="Dario"]
Que saudades em japa[/quote:1288d56817]
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Quem imaginaria ser tão divertido voar em circulos hein!?
Avatar do usuário
cesar
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Abr 28, 2006 6:24 pm

Re: opa

Mensagem por cesar »

[quote:19132171b1="Dario"][quote:19132171b1="cesar"]

http://www.youtube.com/watch?v=wRuZ6Q1Jm-8

Falouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!![/quote:19132171b1]

[quote:19132171b1="Dario"]
Que saudades em japa[/quote:19132171b1][/quote:19132171b1]

Fala Dario, p***a que saudade mesmo!! de vcs ai e da colina tbm!!!!!!!!!, notei que as idas e vindas da colina deram uma baixada de ritmo,(kd os manos colineiros? Rica, Fabio, Voltan????...) ou o pessoal nao esta mais postando aqui, ou soh tem nois de loucos meesmo pra ir no meio da semana e no sab e dom ficar tordcendo pra entrar um ventinho pois o carroo ja estava carregado desde sexta!!!!!!!!!!! lembra? JW carregada pronta pro DS!!!!!hehehehehe

Edu, eh divertido, e mais divertido ainda quando vai mais gente fazer DS, mas o que eh mais legal (pra mim)eh a adrenalina de voar em circulo, rapido quando possivel e pensando que se lenhar nao sobra nada!!!!!!!! ai as pernas tremem hehehehehehe.

Luiz Antonio, eu nao sei onde vende epp, o pessoal do forum aqui sabe, tem um topico que fala disso, mas acho que tem que comprar de muita quantidade!! e nao eh barato nao. A JW que eu tive era epp, se nao fosse eu nao passaria do segundo dia de voo com ela.hehehe
Cesar 72.110 //16
72.850 //53
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

pretendo voltar a voar com frequencia em pira a partir do meio de outubro! alguem poderia me passar as medidas das cordas, e a envergadura da JW? tem washout? de qto? Grato.
Responder