desfazendo um mito sobre motores 4 tempos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

nem 2T nem 4T, o melhor é gasolina.

não suja, combustivel mais barato, extremamente confiável.
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Mensagem por Rmaia3D »

[quote:ba77435c83="alvaronit"]nem 2T nem 4T, o melhor é gasolina.

não suja, combustivel mais barato, extremamente confiável.[/quote:ba77435c83]

Sabe, tem um certo fundo de verdade aí.... 8) :lol:

Eu até gosto da simplicidade dos glow 2T, mas a suejeirada de oléo e o "choro" são duas desvantagens enormes. Já os 4T tem um ronco muito mais agradável, não sujam tanto de óleo e assim por diante. Quanto à relação peso/potência, de fato eles perdem um pouco para os 2T, mas os motores da Saito são excelentes nesse quesito. Para você ter uma idéia, um Saito 125 pesa o mesmo que um OS 91 4T, só que o 125 tem quase 30% a mais de potência. :)

Mas no fundo, para ser sincero... Se não fosse o custo das baterias, eu só teria elétrico. Até os giants seriam elétricos para mim. Mas gastar 2 mil reais em bateria para 8 minutos de vôo não é exatamente viável.... :?
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Escrever certo não é só para aulas de gramática... Demonstra que você é uma pessoa inteligente, capaz de tecer um raciocínio correto, que tem respeito pelo leitor e que sua informação é importante a ponto de você se preocupar em repassá-la corretamente. Se não tinha tempo para escrever direito por ser sua hora do almoço, poderia deixar para escrever depois...

Além disso, acho meio estranho um tópico que diz que vai "desfazer um mito", quando eu nunca tinha ouvido falar sequer desse mito...
Sei que os motores 4T não são indicados para iniciantes porque são muito mais caros do que um 2T de potência equivalente.
Cada tipo de motor tem sua aplicação, não se pode dizer que o melhor é 2T, 4T, gasolina ou elétrico. Cada um tem seu lugar, sua aplicação, suas vantagens.
Já viu alguém colocar um motor 4T num pilon racer?
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:3be6b9bd6c="Cmt.Rocha"]2T = Motor de Fusca

4T = Motor de Vectra


Concepção e tecnologias diferentes, particularmente, tirando o custo o 4T da show nos 2T.[/quote:3be6b9bd6c]


2t - motor de ferrari ( tem força e tem um otimo final , pra quem curte modelos rapidos )

4T - motor de f-250 ( tem força mas não tem bom final , pra que curte 3D , voo mais escala , ou presisa de força de saida )


o mito de que motores 4t não é bom pra iniciante realmente é mentira ..

mas é indicado motor 2t por que o cara alem de cabaço no modelismo , ja vai ter que desembolsar uma boa grana com todo material ... e o motor 4t sairia bem mais caro ...

motor 4t pra iciciante não é bom por que oe cara vai apanhar pra aprender a voar ... e apanhar pra poder regular o motor ... ai o cabra acaba desistindo ... hehe

motor 2t é mais facil pra iniciantes regular .... normalmente ele só meche na linkagems e na aluha de alta ....

t+
Avatar do usuário
pilotothago
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 5:57 pm
Localização: Anápolis - Goiás

Mensagem por pilotothago »

Nosso amigo Coleho falou certo..

Para cada modelo, um tipo de motor, você não irá voar um modelo escala e que tenha uma baixa velocidade de voo com um motor Super Tigre G 500...

Cada motor se encaixa em cada situação, tanto de modelo, quanto financeira...
Thiago B. Corrêa

Anápolis - Goiás
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:9767f83a8a="Rmaia3D"]Mas no fundo, para ser sincero... Se não fosse o custo das baterias, eu só teria elétrico. Até os giants seriam elétricos para mim. Mas gastar 2 mil reais em bateria para 8 minutos de vôo não é exatamente viável.... :?[/quote:9767f83a8a]

Eu acho q o custo do elétrico no longo prazo pode até ser menor. O problema é q seria como se vc comprasse todo o combustível de um a explosão adiantado, se lenhar ou tiver algum problema na bateria, vai tudo p/ espaço de uma só vez.
Elétrico:
- Não precisa amaciar;
- Não suja;
- Não precisa regular nunca;
- Só gasta rolamento depois milhares de vôos;

[]s
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Mensagem por Rmaia3D »

[quote:15e66737bf="Lt_Nelson"][quote:15e66737bf="Rmaia3D"]Mas no fundo, para ser sincero... Se não fosse o custo das baterias, eu só teria elétrico. Até os giants seriam elétricos para mim. Mas gastar 2 mil reais em bateria para 8 minutos de vôo não é exatamente viável.... :?[/quote:15e66737bf]

Eu acho q o custo do elétrico no longo prazo pode até ser menor. O problema é q seria como se vc comprasse todo o combustível de um a explosão adiantado, se lenhar ou tiver algum problema na bateria, vai tudo p/ espaço de uma só vez.
Elétrico:
- Não precisa amaciar;
- Não suja;
- Não precisa regular nunca;
- Só gasta rolamento depois milhares de vôos;

[]s[/quote:15e66737bf]

Com certeza, principalmente em relação ao glow. Eu aos poucos estou convertendo os meus glows para elétrico, talvez eu fique com apenas um glow 4T, que é consideravelmente mais limpo que os 2T.
Os elétricos realmente apresentam mais vantagens, sendo as principais as que você mencionou.

Quanto aos giants, de 50cc para cima, acredito que ainda não vale a pena. O custo das baterias desse tamanho é muito alto ainda, e os motores gasolina são consideravelmente mais amigáveis que os glow, o amaciamento é muito mais simples, não deixam tanto resíduo de óleo e assim por diante.

Mas, conforme a tecnologia se desenvolve, o custo com certeza irá cair. Acredito que seja questão de mais alguns anos apenas até que o custo de um setup elétrico equivalente a um gasolina 50cc seja comparável ao do próprio motor gasolina, assim como hoje já é em alguns casos comparados com o glow. :D
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
malbe
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Jul 30, 2006 5:51 pm
Localização: rj

Mensagem por malbe »

Nao fugindo ao titulo, sobre o "mito"...

As diferencias basicas entre 2t e 4t, em materia de comportamento, é q o motor 2t trabalha melhor com giros mais altos, enquanto o 4t tem otimo torque em giros mais baixos...

Para os iniciantes, eu acho q a escolha do aeromodelo asa baixa, faça mais diferenca do que o motor 2t ou 4t instalado...

De resto, concordo com as mensagens que citaram as baterias como grandes vilãs para o lento crescimento de modelos maiores com motores eletricos...

Eu mesmo estou com um motor axi 4130 de 6kg de empuxo que comprei na esperanca de eletrificar um cap232 mas adquirir o esc e a bateria tornou-se inviavel, em funcao do altissimo custo.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Lt_Nelson,
Discordo em relação a isto. As baterias de lítio não tem, nem de perto, vida infinita, em regime de treino/copetição não passam de 50 ciclos (pergunte ao pessoal que voa F3A com elétricos), voando sem forçar tanto, não passam de 150 ciclos. Como deve-se ter pelo menos dois packs de bateria (em geral 10-12S com 5A) isso deve custar uns US$800,00 cada ou seja uns US$ 6,00, no melhor dos casos, por vôo sem contar o carregador e as fontes para carregar estes packs, isso se vc morar nos EUA... Mesmo voando glow (lá um galão custa uns US$20,00) da-lhe combustível.

Quanto aos 4T eu concordo com a maioria, o som é bem legal, mas torque é bem relativo. Não há muito o que fazer com 4T mas com 2T é fácil aumentar a potência, principalmente o torque. Tenho um OS .91 2T que dá 7kg de empuxo estático....
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

[quote:0adfd34fe6="alvaronit"]nem 2T nem 4T, o melhor é gasolina.

não suja, combustivel mais barato, extremamente confiável.[/quote:0adfd34fe6]

Puxa.. não é sempre que se lê isso.. Gasolina barato :P ehhehhee

Mas pessoal, tirando o custo do motor, qual a diferença de preço entre um Metanol 2T e um 4T de mesma marca ?

Nunca tive um 4T, mas parece mais dificil de encontrar combustivel pra eles não é ?

Abraços

Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Responder