A aviação e a física.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
vhsg13
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Dom Set 03, 2006 6:04 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
Contato:

A aviação e a física.

Mensagem por vhsg13 »

Boa noite,

já frequentei este fórum, mas me afastei durante um bom tempo.
Quando eu frequentava era muito bem recebido, e isto me fez voltar ao forum.

Agora estou estudando mecatrônica no Cefet-MG, ainda estou no primeiro ano, mas a mecatrônica desde pequeno sempre me foi fascinante.
O professor de fisíca, disse que avaliaria os alunos na etapa que começa nesta semana, com um projeto, os alunos devem escolher temas e levar na forma de datashow na segunda que vem para o restante da turma e o professor. O tema mais aceito pela turma será dividido em partes, e a turma em grupos, se não me engano será 8 grupos de 5 integrantes cada.

Sugeri para turma, e agora devo defender o tema, aviação.
Minha sugestão foi mais ou menos a seguinte:

:arrow: Cada grupo deverá responder as questões a eles entregues.
:arrow: Deverá construir um protótipo de aeromodelo de vôo livre, a unica exigencia é que voe.
:arrow: Para cada tarefa cumprida o grupo ganha pontos, que servirá de base para avaliação do professor.
:arrow: As tarefas poderam ser:
- Peso (A capacidade do avião carregar algo, por exemplo.)
- Material usado (Materiais reciclaveis, ou de baixo custo, podem somar pontos.)
- Modo como as perguntas respondidas foram aplicadas no modelo
- Beleza (Acho interessante dar pontos aos que se preocuparam em entelar o avião, e não pontuar os que deixaram o material "seco", por exemplo.)
- Inovação e Criatividade (Criar é dificil, mas não impossivel. Criar algo novo, inovando, e usando os principios fisicos estudados pode somar pontos).

Bom, até então não houve problema algum. Mas para eu apresentar uma defesa do tema ao professor, preciso criar algumas perguntas pertinentes sobre aviação ligadas a física. Ligando a matéria ao uso dela na aviação.

Por exemplo:

[b:64aa61afc9]Pergunta[/b:64aa61afc9]: Porque o peso dos aviões é controlado de modo ao centro de gravidade, geralmente fica no primeiro terço da asa ?

[b:64aa61afc9]Resposta, possivel, que o grupo poderá dar[/b:64aa61afc9]:
Porque , no mundo, forças existem e estas atuam sobre todos os corpos. Para corpos extensos o momento ou torque deve ser levado em consideração, e para que o avião não fique tombando para algum lado, ou tenha o bico ou cauda mais inclinado o centro de gravidade deve ser cuidadosamente calculado e "encaixado" no avião de modo a deixa-lo estavel.
O centro de gravidade tambem é usado para que a força de sustentação da asa seja capaz de sustentar todo o peso do avião.


Agora que já disse o que tenho de fazer, gostaria da ajuda de vocês, na medida do possível é claro !!!
:arrow: Como vocês entendem mais de aeromodelismo que eu, poderiam me indicar sites, e fontes de pesquisa para criar o datashow ?
:arrow: Posso colocar o site e-voo como fonte de pesquisa ? Ou há algum problema quanto a isso ?
:arrow: E as imagens de aviões construidos por usuarios do e-voo ? Posso adiciona-las em meu datashow ? Claro que deixando na legenda os creditos ao devido autor.
:arrow: O que é indispensavel em um trabalho sobre aviação ?
:arrow: Postei aqui na sessão de voo livre, pois o trabalho será baseado em aeromodelos de voo livre, então acredito que aqui seja sua area.
:arrow: Ah, tbm estou aberto a sugestões e criticas. Principalmente quanto as perguntas que devo apresentar !!! :P

Obrigado...
Att.
Victor Hugo
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Na seção de downloads aqui do fórum mesmo existe um livro completo, excelente e em portuguÊs com toda a teoria que você poderá precisar.
Avatar do usuário
vhsg13
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Dom Set 03, 2006 6:04 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por vhsg13 »

Muito obrigado claudio, já baixei e está ajudando muito na criação do Datashow...
se não for pedir muito, vc pode me sugerir algumas perguntas para adicionar ??

Questões que estou colocando:

:arrow: Relacione o Teorema de Bernoulli com os aviões.
:arrow: Explique a necessidade das asas de certos aviões possuirem um diedro.
:arrow: Analisando as forças existentes em um avião, explique o papel do centro de gravidade.
:arrow: Enuncie os principais motores usados no aeromodelismo, relacionando o funcionamento de cada um com a física.
:arrow: Levando em consideração o funcionamento do avião, indique as formas de lançamento, explicando-as.
Responder