RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Matheus
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb Jul 31, 2004 12:03 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Matheus »

Alex... Sempre vc hein

To brincando... mas voce sempre nos surpreende com suas colaborações, parabéns...

Abraços
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:Não foi ignorado nem respercebido, é que tinha um monte de comentários e fui respondendo na seqüência.

E pulou o meu, né?
Tô de mau! :D

No nosso caso dos eletriquinhos o que mais importa é a velocidade de stall e uma velocidade segura para o modelo, e garantir que o motor permita que ele alcance esta velocidade. No programinha também calculo a velocidade de melhor planeio, que pode ajudar em alguns casos mas não é o foco, já que não temos velocímetro no modelo :D

Cada um com seu foco, sem duvida. Apenas pra explicar o meu interesse, aplicado a planadores: realmente nao temos velocimetro no modelo mas temos outra coisa que é praticamente a mesma coisa que é o trim do profundor: a cada posicao de nariz corresponde uma velocidade.

Tambem é facil encontrar a velocidade de estol pois abaixo disso... estola. Entao usando o chutometro dá pra fazer umas comparacoes com a velocidade de estol e chutar mais ou menos a que velocidade corresponde cada posicao de profundor, principalmente pras velocidades baixas, proximas da velocidade de estol, pois nessa faixa o chutometro é menos impreciso.

Alem disso esses valores podem ser usados pra escolher qual perfil usar.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:Cada um com seu foco, sem duvida. Apenas pra explicar o meu interesse, aplicado a planadores: realmente nao temos velocimetro no modelo mas temos outra coisa que é praticamente a mesma coisa que é o trim do profundor: a cada posicao de nariz corresponde uma velocidade.

Tambem é facil encontrar a velocidade de estol pois abaixo disso... estola. Entao usando o chutometro dá pra fazer umas comparacoes com a velocidade de estol e chutar mais ou menos a que velocidade corresponde cada posicao de profundor, principalmente pras velocidades baixas, proximas da velocidade de estol, pois nessa faixa o chutometro é menos impreciso.

Alem disso esses valores podem ser usados pra escolher qual perfil usar.


Boa... Para a maioria dos perfis que testei o melhor planeio é entre 10% e 20% acima da velocidade de stall. Mas isto se não tiver vento... se estiver downwind ferrou...

Outra possibilidade se o foco for planeio é deixar a incidência da asa igual à necessária para o melhor planeio, assim no melhor planeio a fuselagem fica apontando exatamente na direção do vôo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Caro Alex,

Alguém já se dispos a escrever um "help" para seu programinha?
Pergunto isto porque eu teria como escrever em formato *.hlp ou em *.chm.
Só não posso me comprometer com velocidade para entregar...

Fabio
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Alemão escreveu:Caro Alex,

Alguém já se dispos a escrever um "help" para seu programinha?
Pergunto isto porque eu teria como escrever em formato *.hlp ou em *.chm.
Só não posso me comprometer com velocidade para entregar...

Fabio


Ainda não... :cry:

Eu também ando meio enrolado com trampo e não tive tempo de terminar a versão 1.1 dele :cry:, então qualquer velocidade que você conseguir documentar pelo menos uma já está ótimo.

Obrigado pela ajuda.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
dudaoitu
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 9:14 pm
Localização: ITu

Mensagem por dudaoitu »

Parabéns Alex..

Vc tá detonando Tudo!!

Tô terminando o meu avião e quando estiver pronto post aqui
!!
Avatar do usuário
belizario
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Mar 11, 2005 9:28 am
Localização: São Paulo

Mensagem por belizario »

:( toda vez que tento calcular o programa trava, pq isso acontece sera que e algum problema na minha maquina.
Avatar do usuário
dudaoitu
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 9:14 pm
Localização: ITu

Mensagem por dudaoitu »

Alex..
tem como vc colocar esse programa eu outro lugar pois o firewall daqui está bloqueando o Download nesse FTP..

dependendo do tamanho me mande no meu email!!

eamaral@cervejacrystal.com.br

valeu mesmo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Belizario,

As polares são calculadas pelo Xfoil, do Mark Drela, ainda estou entendendo melhor como ele funciona, mas tem algumas situações em que ele trava mesmo. Se as que já existem servirem não precisa calculá-las.

Dudaoito,

O arquivo está em um servidor HTTP, clique o botão direito e peça para "salvar como" que ele vem.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
dudaoitu
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 9:14 pm
Localização: ITu

Mensagem por dudaoitu »

Alex..

O Problema não é com o seu FTP e sim com o servidor daqui que bloqueia tudo (FireWall violento)

O serviços daqui só falta falar "Saúde" quando eu espirro!! :D

o servidor daqui vale mais de 1 milhão de reais!!

SO caras da HP estão instalando ele aqui já faz um tempão

mas se não der pra vc me mandar por email não tem problema!!
Responder