Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480
- jociel luciano
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Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480
hoje voei com minha bateria de li-ion 1400mAH até o speed ICS480 cortar-lá, pois o modelo ainda estáva voando legal, e nao pensei que estáva com pouca bateria.
Qual pode ser o dano da minha bateria se isso continuar acontecendo?
So hoje já deu pra estragar alguma coisa?
valeu
Qual pode ser o dano da minha bateria se isso continuar acontecendo?
So hoje já deu pra estragar alguma coisa?
valeu
- alexcmag
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Re: Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480
Se você medir a tensão dela, provavelmente estará acima de 5,6V (o corte recomendado para estas baterias).
As LiIon aumentam bastante a resistência interna no final da carga, ela parece que já está muito descarregada quando na verdade ainda tem um restinho mínimo.
Não é legal deixar isto acontecer rotineiramente, tome cuidado, mas uma única vez não causa tanto problema quanto seria com uma LiPo.
As LiIon aumentam bastante a resistência interna no final da carga, ela parece que já está muito descarregada quando na verdade ainda tem um restinho mínimo.
Não é legal deixar isto acontecer rotineiramente, tome cuidado, mas uma única vez não causa tanto problema quanto seria com uma LiPo.
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- jociel luciano
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Alexcmag escreveu:Se você medir a tensão dela, provavelmente estará acima de 5,6V (o corte recomendado para estas baterias).
As LiIon aumentam bastante a resistência interna no final da carga, ela parece que já está muito descarregada quando na verdade ainda tem um restinho mínimo.
Não é legal deixar isto acontecer rotineiramente, tome cuidado, mas uma única vez não causa tanto problema quanto seria com uma LiPo.
Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V como vc falou.
obrigado
- jociel luciano
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- jociel luciano
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jociel luciano escreveu:Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V
É possível saber se a bateria está proximo dos 5,6V medindo diretamente no multimetro, tipo assim no multimetro ela marca 7,0V quando coloco ela no receptor,servos e ligo o motor no maximo ai mostra a tensão real de corte certo? poderia tipo medir no multimetro e subtrair por tantos volts?
É mais ou menos não sei se deu pra entender.
valeu
- alexcmag
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jociel luciano escreveu:Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V
É possível saber se a bateria está proximo dos 5,6V medindo diretamente no multimetro, tipo assim no multimetro ela marca 7,0V quando coloco ela no receptor,servos e ligo o motor no maximo ai mostra a tensão real de corte certo? poderia tipo medir no multimetro e subtrair por tantos volts?
É mais ou menos não sei se deu pra entender.
valeu
O corte do cutoff é com tudo ligado, mas a tensão limite da célula é o que o multímetro acusa mesmo. Se sua bateria está marcando 7,0V ela está tranquila ainda.
A medida que o ESC faz para o cutoff se o motor estiver no máximo já inclui uma boa queda de tensão por causa da resistência interna da bateria. Por isto falei que sua bateria estava segura e viva, se ele descarregasse até a bateria estar internamente com os 4,2V ou 4,8V do cutoff ela já teria estragado.
Quando estiver voando com LiIon, a regra é bem simples. Voe até perceber que o motor começou a perder rotação, este é o ponto que te interessa.
Depois que começa a enfraquecer ainda tem um restinho de carga, mas não é bom usá-la para preservar a bateria e o modelo, já que neste ponto tem pouca sobra de potência para corrigir algum erro. Traga para o pouso e recarregue a bateria, ainda dá para arremeter o pouso algumas vezes e trazer o modelo com segurança.
Se usar até o final mesmo na hora de pousar não vai ter potência para corrigir algum erro e pode acabar lenhando de bobeira.
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- jociel luciano
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