Convertendo sua fonte chaveada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Não coloca no licho não poe para sucata
adrianoba
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:37 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por adrianoba »

Ola, pessoal
Qual a maior amperagem, que pode se conseguir com essas fontes?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Veja na etiqueta da fonte..... na maioria dos casos, algo na faixa de 8 a 12A na linha de +12V
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

Preciso de um help, estou montando uma fonte para um cortador. a fonte é ATX chip DBL 494, removi os fios que não interessavam de acordo com o tutorial, minha duvida é bem simples. la vai

1- posso ligar o resistor sem usar os fios preto e vermlho? apenas ligando pelas pernas do resistor no devido lugar.

2 - não entendi onde fica ligado a outra perna do led

3 - liguei direito o PG no lugar do terra ok?

4 - para ligar nos bornes junto os fios vermelhos(+5), pretos(GRD), fio azul(-12) e fio branco (-5). Ou seja os fio que sobrarem?


foto:


[img:2ac35b6223]http://img135.imageshack.us/img135/7049/fonte008rz4.jpg[/img:2ac35b6223]


obrigado!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Rocha, o desistor pode (e deve) ser ligado diretamente às trilhas da placa. Deixe as "pernas" meio compridas, elas ajudam a dissipar o calor e mantém o resistor longe dos capacitores...
Agora, o fio PG (Power Good, ou seja, indicação de que a fonte está funcionando ok) NÃO VAI LIGADO AO TERRA !!!!!! QUEM VAI LIGADO É O FIO VERDE (PS-ON).
Quanto à "outra perna" do LED.... onde está a "primeira perna" ??????
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

[quote:c405896df4="claudiorfernandes"]Rocha, o desistor pode (e deve) ser ligado diretamente às trilhas da placa. Deixe as "pernas" meio compridas, elas ajudam a dissipar o calor e mantém o resistor longe dos capacitores...
Agora, o fio PG (Power Good, ou seja, indicação de que a fonte está funcionando ok) NÃO VAI LIGADO AO TERRA !!!!!! QUEM VAI LIGADO É O FIO VERDE (PS-ON).
Quanto à "outra perna" do LED.... onde está a "primeira perna" ??????[/quote:c405896df4]

Perfeito liguei direto o PS ON no GND o resistor direto no +5v e GND pelas pernas nos espaços dos fios pretos e vermelhos que retirei em excesso. Só falta o led, seria GND- resistor 470 Ohms - LED - PG ? seria essa a sequencia correta? ah na foto esta ali na direita ligado ao fio preto.

detalhe tem problema se inverter a perna do led? heheh acho q cortei elas sem marcar o positivo antes :( .

Por ultimo é só juntar os fios +5 +12 fio -12 e fio -5 junto aos bornes certo?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se ligar o LED invertido ele simplesmente não vai acender, mas não vai pifar...
Só tenha em mente que as linhas de -5 e -12 V fornecem correntes muito baixas, que não servem para o corte de isopor e nem para a maioria dos carregadores... Eu sugeriria ingorar essas saidas, economizando assim dois bornes...
Abraços!
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Alô pessoal.

Eu modifiquei um fonte AT como mencionado no tutorial do Arthur, o meu problema, não sei se é tão problema mas, é que a saída de +12V chega a 11,27 V; a de + 5 V chega a 4,7 V. Será que a fonte está com algum problema?

Eu vi o Alexmag falando comentando que abaixo de 11 V alguns carregadores começam a reclamar, eu achoq ue na hora que eu ligar um na fonte ela pode diminuir ainda mais, certo??

Existe mais alguma coisa que eu possa fazer para melhorar?

Valeu,
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Alô pessoal.

Eu modifiquei um fonte AT como mencionado no tutorial do Arthur, o meu problema, não sei se é tão problema mas, é que a saída de +12V chega a 11,27 V; a de + 5 V chega a 4,7 V. Será que a fonte está com algum problema?

Eu vi o Alexmag comentando que abaixo de 11V alguns carregadores começam a reclamar, eu acho que na hora que eu ligar um na fonte ela pode diminuir ainda mais, certo??

Existe mais alguma coisa que eu possa fazer para melhorar? Talvez retirar o resistor de 10 R 10 W e fazer o esquema do Cláudio?

Valeu,
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sua fonte pode estar com algum problema, não pela queda na linha de 12V, mas pela queda na linha de 5V... Isso é sinal de problema...
Também pode ser "pobrema" no seu multimetro, se for muito chinfrin... Os aparelhos muito baratos não tem uma tensão de referencia muito estavel, e ela costuma variar quando a bateria se desgasta. Eu sugeriria, antes de mais nada, que voce medise as tensões com outro aparelho.
Responder