Guardar lipos com ou sem carga?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Pessoal, como voces tem guardado as lipo, carregadas ou sem carga?
Minhas nimh da kan sempre guardei carregadas e agora recebi umas lipo e veio uma recomendação de "immediately discharge damage batteries at 1/2C rate and dispose".
É só em caso de danos? Ou sempre devo guardar descarregadas?
Sei que é coisa basica, mais não sei como guardar essa baterias...... :? :oops:
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por ATARI »

Nuno Alves Pereira escreveu:Pessoal, como voces tem guardado as lipo, carregadas ou sem carga?
Minhas nimh da kan sempre guardei carregadas e agora recebi umas lipo e veio uma recomendação de "immediately discharge damage batteries at 1/2C rate and dispose".
É só em caso de danos? Ou sempre devo guardar descarregadas?
Sei que é coisa basica, mais não sei como guardar essa baterias...... :? :oops:


guarde de qualquer jeito... carregada ou com carga minima... ( não tem diferença )

so lembre de carregar antes de voar no caso de guardar com carga baixa...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Dispose é "jogar no lixo", não é necessário fazer isto com a bateria após cada uso, apenas em caso de danos :D

Mas se depois do primeiro vôo ainda sentir vontade de descarregá-la a 1/2C e jogar no lixo mesmo sem estar danificada, mande para mim que tenho uma lixeira especial para equipamentos de aeromodelismo :P Frete por minha conta...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

VALEU POVO, PENSEI QUE ERA BATERIA ONE WAY, HAHAHAHA :shock: :D
HILVIO ALEMI
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 12:42 am

Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por HILVIO ALEMI »

Aproveitando o assunto e como ALERTA, tomei um prejuizo em dois packs de LIIon de 2.200mah, 7,2V, composto de duas células cada um. Como tb voo avioes a gas, comprei esses dois packs + um regulador de voltagem(Maxx Products) da MPI, pois nesses aviões a voltagem tem que ser estabilizada em 6V. Bom....até aí tudo bem. Fiz o primeiro voo com esse conjunto(baterias e regulador), só que após o voo não sabia que o regulador de voltagem continuaria consumindo carga das baterias de LiIon. Dou um avião completo para quem advinhar!!!!!!!!!!! Após esse 1º voo guardei o avião com a carga restante das baterias. Após algumas semanas qdo fui recarregar as baterias para um 2º voo, o "Triton" recusou-se a carregar os packs. Depois de verificar o que estava ocorrendo, para a minha tristeza e bolso($$$$$), havia perdido os dois packs. Com o consumo continuado de carga por parte do regulador, as baterias "excederam" o valor mínimo permitido para a "Voltagem de Corte" em céluas de LiIon/LiPo que é de 3,0V por célula. Depois disso comecei a ouvir a música do Peppino de Capri: "Ciao...Ciao...Bambino...$$$$$$$$$
CONCLUSÃO: depois dessa experiencia SEMPRE DESCONECTO O PACK DE BATERIAS APÓS OS VOOS......E PT SAUDAÇÕES!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por alexcmag »

HILVIO ALEMI escreveu:Aproveitando o assunto e como ALERTA, tomei um prejuizo em dois packs de LIIon de 2.200mah, 7,2V, composto de duas células cada um. Como tb voo avioes a gas, comprei esses dois packs + um regulador de voltagem(Maxx Products) da MPI, pois nesses aviões a voltagem tem que ser estabilizada em 6V. Bom....até aí tudo bem. Fiz o primeiro voo com esse conjunto(baterias e regulador), só que após o voo não sabia que o regulador de voltagem continuaria consumindo carga das baterias de LiIon. Dou um avião completo para quem advinhar!!!!!!!!!!! Após esse 1º voo guardei o avião com a carga restante das baterias. Após algumas semanas qdo fui recarregar as baterias para um 2º voo, o "Triton" recusou-se a carregar os packs. Depois de verificar o que estava ocorrendo, para a minha tristeza e bolso($$$$$), havia perdido os dois packs. Com o consumo continuado de carga por parte do regulador, as baterias "excederam" o valor mínimo permitido para a "Voltagem de Corte" em céluas de LiIon/LiPo que é de 3,0V por célula. Depois disso comecei a ouvir a música do Peppino de Capri: "Ciao...Ciao...Bambino...$$$$$$$$$
CONCLUSÃO: depois dessa experiencia SEMPRE DESCONECTO O PACK DE BATERIAS APÓS OS VOOS......E PT SAUDAÇÕES!!!!!!!!!!!!!


Coloque pra carregar no carregador ro transmissor (50mA) até alcançar 5,6V, depois coloque no Triton.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por gustabmo »

HILVIO ALEMI escreveu:Com o consumo continuado de carga por parte do regulador, as baterias "excederam" o valor mínimo permitido para a "Voltagem de Corte" em céluas de LiIon/LiPo que é de 3,0V por célula.

Tô eu aqui que nao deixo o AlexCMag mentir sozinho...

Tambem acho que elas ainda tem salvacao e é bem simples: basta carregar num carregador burro com carga bem lenta.
Gustavo - São Paulo/SP
HILVIO ALEMI
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 12:42 am

Guardar lipos com ou sem carga?

Mensagem por HILVIO ALEMI »

Gustavo e Alex,

Obrigado pela dica mas, agora é tarde. Isso aconteceu há uns 8 meses atras e já me descartei delas.....Contudo, valeu. Na próxima....SE HOUVER PROXIMA.....vou me lembrar de vcs. Grato.
Responder