Cortador de isopor manual completo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Odair Justo escreveu:Sinto muito, falou grego pra mim.
O que é um Triac?


vamos descomplicar pra quem num sabe...
imagina um transistor q funcione em corrente alternada ( AC - da tomada- 110v )... e um triac


"Uso uma fonte que tirei de um receptor de parabólica velho"

Não faço ideia do que é isso.


pelo q entendi ele pegou uma fonte de aparelho ( receptor - receiver ) de parabolica... até ai normal

Odair Justo escreveu:
Pelo lado primário do transformador é ligada uma luz para indicar o funcionamento do cortador tipo 220v 0u 110v de acordo com a rede local, para indicar o funcionamento do cortador, luz já mencionada antes. O controle de temperatura é pelo 5kohms do potenciômetro R2. A corrente do TRIAC é controlada por R3, um 470 ohm, 1 watt resistor. O condensador, C1, é tipo disco de 0.22mf . O R1 é formado por dois de 5ohms 10 watts em paralelo. Eles são resistores cerâmicos grandes montados lado a lado. Estes resistores derrubam a voltagem quando o arco de 24 polegadas estiver sendo usado. Estes resistores ficam quentes, não toque!
* O TRIAC DEVE TER UM RADIADOR DE CALOR PARA NÃO TORRAR.
Quando você usa o cortador de isopor, esteja seguro que o interruptor esteja na posição certa de acordo com o tipo de arco que você está usando. Caso contrário você pode partir o fusível. Deixe a unidade toda hora na posição de arco 48 polegadas a menos que você esteja usando o arco de 24 polegadas. Antes de você virar o controle de temperatura do Cortador de isopor, vire o botão da temperatura completamente à direita, para temperatura mínima. Vá aumentando aos poucos a temperatura do cortador de isopor. A temperatura do fio de nichromo aumenta quase imediatamente. Com um pedaço de isopor, teste para ver a temperatura ideal do cortador. Reduza a temperatura até que o corte fique liso com pouca evaporação de isopor ao redor do fio de nichromo. Se lembre, os cortes mais lisos são feitos lentamente. Gaste algum tempo praticando até que seus cortes fiquem lisos. Pode ser feito teste com resistência de chuveiro elétrico marca FAME. O que uso é o FAME 220V clima quente para 3000W para SUPER DUCHA, JDI, JDII, BANHO JF E TH 6ª SÉRIE. CODIGO: 431


Dá pra traduzir????

Esse o problema de quem entende muito, fala uma linguagem que o leigo não entende.
O Alex vai poder fazer um arco com suas instruçoes, o Atari também.
Prá mim não serve prá nada.


e meio dificil isso ... 95% do povo num intendeu nada ... eu entendi depois de me perder sem os paragrafos umas 8 vezes...hehehe
mas pelo q percebi forçou abarra mesmo ...
como diria alguns daqui...MENAS...MENAS...ehehhe


Odair Justo escreveu:Tem que falar assim:
Compra uma resistência marca xxx, prá chuveiro de marca xxx.
Compra um transformador marca xxx, de x paras x, marca yyy em tal lugar.
Liga o osso da canela no osso do joelho e o osso do joelho no osso da perna.
:evil: :evil:


pelos esquemas q ele postou da pra se basear bem no material ( basei-se nos esquemas e imagens e esqueça os textos ... )

Odair Justo escreveu:Demonstração de conhecimento só serve para alguns, eu nem me dou o trabalho de ler.Tô muito velho, muito cansado prá isso. Quero mastigado que nem dentes tenho mais.
Fico com o cortador feito de fonte AT postado anteriormente.


como ja disse acima... ele forçou um pouco a barra
e quanto a sua ja funcionando...
se funciona pq trocar ??? manda bala nela mesmo... hehehehe



mas vale a intenção de ter feito tudo isso... ponto pra ele ( opnião minha :wink: )
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Quem disse que sei ler esses esquemas?
A idéia é boa, a intenção melhor ainda, só que até tua explicação do que é um Triac pra mim, é grego.
Fazendo um paralelo, é a mesma coisa de eu tentar explicar aqui uma derivativa, integral, a tabela periódica, ou o que é a ocorrência de NORM ou catenária no lançamento de linhas na indústria petrolífera.
Boa parte ia boiar. :wink:
Cada um na sua área. :wink:
Edao®
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Abr 22, 2005 5:26 pm

Re: Cortador de isopor manual completo

Mensagem por Edao® »

Apesar de complicado pra quem não conhece nada de eletrônica, o circuito é interessante...

Eu montei um cortador usando apenas uma fonte de 12Vcc, uns 2 Amperes, peguei o fio de Niquelcromo fixei no arco e usei a sobra de aproximadamente 20 cm para regular :roll: a temperatura mudando o ponto de ligação entre o fio da fonte e o fio de Niquelcromo... Funcionou bem...
Abraços..
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Realmente olhando com mais calma não é tão complicado assim.
Eu me assusto quando vejo esses diagrams, mas o Flyelétrico deu as informações todas mastigadas. Até para Toupeira elétrica que nem eu.
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Fotos.........
E bilhões de desculpas pelo texto.
Como tem o esquema, o circuito montado e o layout o resto é bem fácil, é só montar e usar.
O resto aprende com o uso.
Anexos
9 cortador asa isopor vista geral.JPG
9 cortador asa isopor vista geral.JPG (12.8 KiB) Exibido 35772 vezes
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Foto.....
Anexos
1 cortador asa isopor parte da chave.JPG
1 cortador asa isopor parte da chave.JPG (18.63 KiB) Exibido 35766 vezes
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Foto...
Anexos
2 cortador asa isopor lado esquerdo completo.JPG
2 cortador asa isopor lado esquerdo completo.JPG (20.84 KiB) Exibido 35765 vezes
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Foto...
Anexos
3 cortador lado direito parte de trás.JPG
3 cortador lado direito parte de trás.JPG (18.79 KiB) Exibido 35764 vezes
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Foto.....
Anexos
4 cortador asa isopor lado direito completo.JPG
4 cortador asa isopor lado direito completo.JPG (19.67 KiB) Exibido 35764 vezes
flyeletrico
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Fev 19, 2005 10:40 pm

Mensagem por flyeletrico »

Foto...
Anexos
5 cortador asa isopor lado esquerdo parte de baixo.JPG
5 cortador asa isopor lado esquerdo parte de baixo.JPG (16.97 KiB) Exibido 35764 vezes
Responder