testar bateria com carregador imax B6

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

então. carregar e descarregar ele faz tranqüilo. a questão é que a bateria carrega e balanceia. até 12,6 volts. mas tenho bateria que não ta boa e ela descarrega e carrega do mesmo jeito. não sei como testar essa bateria pra ver o nivel de carga (mah) que ela ta pegando. quanto a precisão do meu B6. apos carregado e medindo com multímetro cada célula separa, estão com exatamente mesma carga.

abraços
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

o meu tem erro de 0.05V para mais nas leituras do balanceador e 0.05V a menos na tensão do pack. Por exemplo um pack 3s que esteja com 4.15V em cada celula e 12.45V no pack, o meu B6 apresenta 4.20V por celula e 12.40V no pack.
Consigo conviver com isso na boa, mas tem que tomar cuidado.
Pelo que li é por culpa da precisão dos resistores do sensor, tem gente que trocou por resistores de precisão maior e resolveu o problema. Produto chines barato é assim mesmo, tem que refazer em casa. Faz parte do Hobby :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

não adianta a bateria aceitar tantos ma de carga e tantos de descarga, não diz grande coisa. Tem que testar a capacidade de descarga da bateria, que por experiencia própria é a primeira caracteristica que vai embora numa bateria. Tenho várias velhinhas aqui que carregam e descarregam a capacidade nominal, seguram a carga por uma semana, mas não aguentam nem 1C de descarga, se puser no modelo nem decola...
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

[quote:dac56325fd="betocastrucci"]não adianta a bateria aceitar tantos ma de carga e tantos de descarga, não diz grande coisa. Tem que testar a capacidade de descarga da bateria, que por experiencia própria é a primeira caracteristica que vai embora numa bateria. Tenho várias velhinhas aqui que carregam e descarregam a capacidade nominal, seguram a carga por uma semana, mas não aguentam nem 1C de descarga, se puser no modelo nem decola...[/quote:dac56325fd]

exatamente o que quero saber, como fazer

abraços
  ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░
░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Tenho um Imax B6 e tenho uma duvida.

Quando ele chegou, eu achava que estava com problema. pois tentava carregar/balancear a minha bateria 3s ligando apenas o cabo do balanceador, e o Imax acusava um erro CONNECTION BREAK.

Levei na pista no domingo e dois colegas experientes me falaram que ele estava com defeito.

Tentei ler o manual em inglês e falava apenas que a conexão estava interrompida, foi aí que resolvi ligar os dois cabos, o do balanceador e output + / -, então ele resolveu funcionar.

Só que vi um IMAX modelo antigo, bem parecido com o B6, e ele balanceia apenas ligando o cabo do balanceador.

Aí vem a dúvida, o IMAX B6 é assim mesmo (só funciona ligando os dois cabos) ou esta com algum tipo de problema?
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

[quote:0b1475a578="alexfc22"][quote:0b1475a578="betocastrucci"]não adianta a bateria aceitar tantos ma de carga e tantos de descarga, não diz grande coisa. Tem que testar a capacidade de descarga da bateria, que por experiencia própria é a primeira caracteristica que vai embora numa bateria. Tenho várias velhinhas aqui que carregam e descarregam a capacidade nominal, seguram a carga por uma semana, mas não aguentam nem 1C de descarga, se puser no modelo nem decola...[/quote:0b1475a578]

exatamente o que quero saber, como fazer

abraços[/quote:0b1475a578]

quero saber como testar para saber o real estado da bateria
  ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░
░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Alexfc22, como vc esta ligando a sua bateria no seu imax B6? quais os cabos que vc liga?
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

É isso mesmo! No Imax B6, ao carregar usando modo de balanceamento é necessário conectar os 2 cabos: o terminal +/- e o de balanceamento.
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Valeu!!!! eu ainda estava achando que o meu tinha algum problema, mas agora já fico mais tranquilo.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Todos os outros modos (charge, fast charge, discharge, storage) usam apenas o cabo do terminal +/-

Mas vc tb pode conectar o cabo de balancemanto apenas para monitorar a tensão em cada célula.
Responder