testar bateria com carregador imax B6

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Não funciona no meu, quando coloco apenas o conector de balancear, o Imax apita e aparece CONNECT BREAK.

só funciona com os dois conectores.

será que estou errando em alguma coisa?

como vc faz?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:4b872d5823="alexfc22"][quote:4b872d5823="alexfc22"][quote:4b872d5823="betocastrucci"]não adianta a bateria aceitar tantos ma de carga e tantos de descarga, não diz grande coisa. Tem que testar a capacidade de descarga da bateria, que por experiencia própria é a primeira caracteristica que vai embora numa bateria. Tenho várias velhinhas aqui que carregam e descarregam a capacidade nominal, seguram a carga por uma semana, mas não aguentam nem 1C de descarga, se puser no modelo nem decola...[/quote:4b872d5823]

exatamente o que quero saber, como fazer

abraços[/quote:4b872d5823]

quero saber como testar para saber o real estado da bateria[/quote:4b872d5823]

é simples e não é, sem equipamento apropriado pode ser bem perigoso, mas a idéia é medir a corrente que a bateria aguenta até começar a esquentar muito ou cair demais a tensão. para isso coloque uma carga, pode ser até mesmo um motor, que aguente o tranco e vá medindo a corrente e tensão.
Agora tenho um método sem instrumentação: bota o motor pra rodar e veja se roda como deve (rotação e tempo de duração) e sem esquentar a bateria :D :D :D :D :D :D , se a bateria não aguenta (mas aguentava antes) já era...
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:ec6ba89d47="FernandoMM"]Não funciona no meu, quando coloco apenas o conector de balancear, o Imax apita e aparece CONNECT BREAK.

só funciona com os dois conectores.

será que estou errando em alguma coisa?

como vc faz?[/quote:ec6ba89d47]

SEMPRE LIGUE OS TERMINAIS +/-, o balanceador é opcional.
Beto
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Se conectar somente o cabo de balanceamento não vai funcionar mesmo! Vc precisa conectar o cabo com o terminal +/- para qualquer modo de carga/descarga.

O cabo de balanceamento pode ser usado como complemento apenas para monitorar a tensão em cada célula, mas deve ser usado juntamente com o cabo do terminal +/-.
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

na pratica, como testar essas baterias?
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

na pratica, como testar essa bateria?
Responder