Planador do Voo Silencioso

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Planador do Voo Silencioso

Mensagem por Date »

Ola pessoal.

Seguinte sou iniciante ainda, mas jah fiz 3 modelos de planadores iguais aos do site voo-silencioso sem mudar nada fiz 3 iguais porque infelizmente acidentes aconteceram durante os pousos e por ser isopor cedo ou tarde sempre quebram! Uso Hi-Start e voo em uma praia deserta e com ventos absurdamente fortes.

Gostaria de saber várias coisas;

Se eu fizer o mesmo modelo só que sem a inclinação de 15º da asa tipo sem diedro retinha, mas usando ailerons e somente ailerons como comandos terei um modelo mais acrobatico? digo mais agil para ventos fortes?

Quero saber se alguem jah fez esse mesmo planador em balsa? voou
bem como isopor?

Tem como fibrar o modelo, ou a resina derrete o isopor?

Ultima pergunta, alguem conhece fornecedores de balsa e ou depron em Florianopolis- SC ?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Uma das perguntas eu respondo:
Se fizer o mesmo planador em balsa vai voar muito melhor, vai ficar bem mais leve, e por isso durar mais e de quebra te dar muito mais prazer em construi-lo.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Amigo, ao invés de tentar modificar um projeto já bem feito, porque não parte pra um outro planador mais acrobático?

Manda ver na balsa mesmo...

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

Eu aconselharia voce mudar de perfil, o projeto do vôo silencioso usa o Clark Y, que para dias de ventos, por experiência propria não é aconselhável, use um perfil mais fino; Usar ailerons para um voo mais acrobático definitivamene não é o melhor projeto, parta para outro modelo.
Abs. Favetta
Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
Localização: Joinville, SC
Contato:

Mensagem por FabrícioMC »

Olá Date,

Bem vindo ao fórum.
Você é de Pato Branco ou de Florianópolis?
Temos um grupo de aeromodelistas elétricos que vôam no Campeche todo Sábado pela manhã, quem sabe você não aparece por lá?
Quanto ao Depron e a balsa, compramos na Speck do Centro. Ao lado do Banco do Brasil da Praça XV.
Qualquer coisa me mande uma MP que te passo meu fone.

Abraços.

Fabrício.
Avatar do usuário
Irineu
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 1:09 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por Irineu »

date,
comprei quase todo o material para fazer o planador, falta o poliondas, e vou comprar uma placa qual a espessura que usou, ele voa bem, em minha região não venta muito uns 10 km, vou lançar com start. compensa o trabalho.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Puxa vida, é frustrante como o iniciante não tem muita opção aqui na seção de planadores.
Precisávamos de mais posts de construção de planadores básicos para iniciantes.

Date, respondo algumas perguntas :
- Tirar diedro e colocar aileron deixa mais acrobático ?
R. Sem dúvida que sim, vá em frente !

- Fazer o mesmo projeto em balsa dá certo ?
R. Sim, mas tem que conhecer de balsa e de projeto senão pode ficar muito fraco ou muito pesado - aí não vai ser legal.
Mais : se vc ainda está dando tanta cacetada com ele, fica no isopor que vc vai voar mais. Com balsa cada trombada tem que voltar para casa para consertar... com isopor basta uma fita e voa de novo.

Se vc está começando, não precisa embarcar nessa de questionar o perfil não, isto para você ainda é um detalhe. Concentre-se em voar, voar muito.

Tenho um modelo que talvez lhe caia bem - é pequeno, e bem versátil : pode ser ágil, termal, e com certeza é bem acrobático.
É o Tauba :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Date,

Eu sou o autor do projeto do planador e te aconselho o mesmo que o Marcos Quito. Continue no isopor por enquanto, até pegar "dedo" e só depois parta para a balsa. Vale mais à pena. Quanto ao perfil, também aceite o conselho do sábio Marcos, continue com o ClarkY. As razões pelas quais as utilizo no projeto é que é mais fácil para um iniciante cortar, é mais resistente por ser mais "alto" e assim a construção fica mais robusta e simples para quem está começando. Claro que não é o melhor dos perfis para planador, mas é muito bom um dia de vento calmo a médio, proporciona um vôo lento e facilita a construção para o iniciante, como eu disse acima.

Futuramente se quiser mudar o perfil, faça com o S3021. Já fiz com ele e os resultados foram excelentes.

Em breve pretendo atualizar o projeto em alguns detalhes.

Peço aos colegas do fórum que nos enviem suas criticas e sugestões para sempre melhorarmos os projetos e o site em si.

Abracos
Josenilson
www.voosilencioso.com
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas!

Por isso gosto tanto deste forum passo horas vendo o projeto do pessoal e delirando de vontade de montar os meus aeros como os de alguns aero-modelistas mais experientes aki do forum, nem eh tanto para voa-los como para monta-los!

Josenilson,
Gostaria de deixar um parabens gigantesco para vc Josenilson e pessoal do site voo silencioso que graças ao tuto detalhado de construção do planador consegui fazer meus planadores de isopor, cara Show muito tesão quando terminei ficou com 620 gramas achei que tinha um tijolo nas mãos e que só tinha perdido trabalho em monta-lo não desanimei fui para o fim da praia da Daniela onde moro e num vento que mau conseguia segurar o modelo o arremecei contra o vento e pra minha surpresa ele voou e dai foi só risada o coitado não durou nem 2 minutos e jah foi pro mar não tive "habila" para mante-lo voando bem, mais voltei pra casa treinei mais no simulador e dalhe fazer mais um, peguei mais um pouco de experiencia, agora o terceiro reforcei a fuzelagem introduzinho 2 varetas de bambu afinado e esta resistindo bem. Então seguindo as dicas vou mante-lo assim até pegar bem pratica e ai farei o mesmo modelo sem mudar nada em balsa bem lindão e posto fotos.

FabricioMC,
eu esqueci de editar minhas informações agora moro em florianopolis na ilha na praia da Daniela, obrigado pela informação da loja jah vou dar uma olhada. Assim que eu tenha mais "habilidade" com os aeros eu te procuro pra poder conhecer a galera que voa aeros por aki, por enquanto ainda faço muita caca jah jah posso voar perto de outros aeros sem oferecer riscos kkk.

Irineu,
eu usei poliondas de pasta de arquivos que comprei numa papelaria em canasvieiras e isopor normal para maquetes chapa de 100x60x5 cara e sobre o start foi o que me salvou porque com vento forte eh dificil segurar o modelo e como solto sozinho eu nao conseguia lançar e operar o radio ao mesmo tempo com o hi-start até ele soltar a linha dah tempo tranquilo de pegar o radio e voar o bicho.

Marcos Quito,
Legal o seu "Tauba" huauha vou fazer esse tbm ainda mais que agora estou craque no corte de isopor auahuahauh assim que esteja pronto posto fotos.

Obrigado a todos por tudo e t+.
Avatar do usuário
Irineu
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 1:09 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por Irineu »

Ok date, eu comprei isopor p3 100x50x5, eu montei hoje meu cortador de isopor, só vou acabar de entelar uma fuselagem de P-51 estou fazendo ela, devo acabar no domingo, a asa já esta pronta, e ai pego no planador, vou dar uma encostada nos glow, o poliondas, você não sabe quantos mm de espessura tem, porque aqui na minha cidade vende de placa, e o isopor também só vendia de 5 placas vai dar
vai dar para fazer 2 planadores e vou fazer o outro do Josenilson o plank de 2m só não sei o perfil da asa que tem que usar, não fala o nome, terei que pesquisar ou perguntar aqui no evoo, para os mais experientes que já fizeram.
Responder