Dúvida na construção do Asteróide

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Dúvida na construção do Asteróide

Mensagem por perozzo »

Iniciei a montagem do Asteróide, como me foi sugerido no meu tópico de apresentação. O receio inicial era conseguir fatiar as varetas 1/16, mas acabei montando um cortador simples colando a gilete em alguns pedaços de balsa de 1/16 pra fazer o gabarito e ficaram ótimas. Estou terminando de cortar e lixar as peças, mas olhando a planta fiquei com dúvida na figura "gabarito do diedro e ponta da asa".....?????

obrigado,

Diego
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,

As nervuras A1 E A7 São coladas na mesma inclinação do diedro, de forma que elas ficam com um ângulo de 90 graus em relação à parte central da asa quando as partes externas da asa são coladas na mesma.
Na vista frontal da asa dá para ver as nervuras inclinadas.

O gabarito serve para posicionar as nervuras na hora de colar.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

ok, essa era a dúvida? obrigado....
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Mensagem por Matheus aereo »

Coloca umas fotos dele.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

início da montagem

Mensagem por perozzo »

Segue a primeira imagem da montagem. A madeira está bem lixada, com lixa fina, as rebarbas são por causa da CA que grudou no plástico filme que protegia a planta. Nunca tinha trabalhado com CA, to me acostumando a ele ainda. Ainda não consegui tirar todo resíduo que colou, pq to indo devagar por receio de quebrar as varetas.
Anexos
Cópia de IMG_0833.JPG
Cópia de IMG_0833.JPG (39.28 KiB) Exibido 6715 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,

Está ficando muito bom.
O ideal é usar o CA somente para pontear a peça no lugar (veja o post da montagem do Meteoro).
Depois de encaixar todas as peças e pontear com CA, eu dou uma pincelada de cola branca Cascorez diluida em volta da área de colagem das peças e deixo secar por algumas horas antes de retirar a peça da planta.
Nunca use CA para colar a asa na fuselagem, o leme no estabilizador ou o estabilizador na fuselagem. Essas partes devem ser coladas com Cascorez diluida com dupla colagem.

O Asteróide é um dos meus projetos favoritos e é muito bom ver o modelo sendo construido com esse capricho.

Na hora da entelagem, para evitar que a asa e o estabolizadoe empenem, siga as orientações que estão no post da entalagem do Asteróide.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

sim, os posts já foram lidos e relidos. O problema é justamente este "pontear" com a CA, ainda não consegui chegar no ideal, Oh colinha lazarenta pra espalhar rápido onde a gente não quer que vá, mas tudo bem.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Use a de média viscosidade. É aquela mais comum que vende em supermercado. Aquela líquida como água não dá para conrolar e a gente acaba dando um banho na peça.

Pingue uma gotinha de CA na ponta de um alfinete e encoste de leve no local da colagem com a peça já posicionada (no post do Meteoro tem uma foto mostrando). Não tem erro.

Se ficar muito complicado, o jeito é colar direto com a cascorez da seguinte forma:
1-passe a cola diluida nas duas partes a serem coladas
2-deixe secar e passe cola diluida novamente nas partes a serem coladas e junte as peças.
Isso também pode ser feito com a cola Aerobrás da mesma maneira.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

então, acho q to com a líquida, vou ver se acho a outra então.
Pelo q vi em outros posts usa pra cascorez 1 parte de cola para 2 de água, correto?
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Mensagem por Matheus aereo »

Perozzo, você imprimiu a planta do asteroide em tamanho real?
Responder