Dúvida na construção do Asteróide

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Matheus, quando passar por aqui venha em casa e eu te dou cola branca de secagem rápida, de uso profissional... Acho que é o ideal para isso...
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Matheus aereo
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Mensagem por Matheus aereo »

Beleza.Passo sim.
perozzo
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Mensagem por perozzo »

acabei encomendando o Lite-Flite e dope. agora é esperar alguns dias até a encomenda chegar, apesar de que de capital pra capital nao deve ser muito demorado, vamos ver. até chegar ja terminei a asa....
perozzo
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Montagem

Mensagem por perozzo »

Montado só pra foto, com fita dupla-face.
eu achei q por ser todo em varetas 1/16 iria ficar um tanto fraco, mas me surpreendi, a estrutura ficou muito firme, e ainda está só com os pingos de CA, agora ainda vou passar a cascorez... e não pesa quase nada...
Anexos
3d2.JPG
3d2.JPG (37.45 KiB) Exibido 6631 vezes
3d.JPG
3d.JPG (37.52 KiB) Exibido 6632 vezes
3d1.JPG
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Matheus aereo
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Mensagem por Matheus aereo »

Tá ficando bem caprichado!!
perozzo
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Mensagem por perozzo »

ainda dá pra melhorar bastante coisa na montagem, certamente vai sair o n° 2 depois que este voar...
perozzo
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Mensagem por perozzo »

amanhã devo terminar de montar as duas partes da asa na planta, dae vou montá-la e estou com uma dúvida quanto à parte central.
Como fazer? monto um gabarito pro diedro e dae colo as longarinas da parte central da asa? esquerda depois direita ou as duas consecutivamente? o que é melhor, um lado por vez ou os 2 juntos?? não sei se consegui me explicar...
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,
O modelo está ficando muito bom.

Montagem da asa
1- montar o lado direito e esquerdo da asa usando o gabarito para dar a inclinação nas nervuras 1 e 7.
2-Retirar as duas metades da asa da planta e lixar as extremidades dos bordos de ataque e de fuga, fazendo com que fiquem alinhados com as nervuras inclinadas.
3- prender as partes da asa novamente na planta elevando as pontas na altura do diedro que está indicada na planta.
4-completar a parte central colando os bordos de ataque, de fuga e as longarinas.

MUITO IMPORTANTE
Sequencia da colagem dos winglets:
1-entelar a asa
2-entelar os winglets e colar nas extremidades da asa
3-borifar com álcool
4-dopar

Se não ficou claro, é só falar que eu explico novamente.

Boa montagem
perozzo
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Mensagem por perozzo »

ok, olhando parece complicado, mas explicando assim fica mais fácil!
outras dúvidas:
- os winglets devem ter as bordas arredondadas?
- o papel da entelagem da asa e da fuselagem tbem devem ser pré-encolhidos antes da entelagem da mesma forma como o do estabilizador?
- o leme "sexy" (rss) deve ter só as bordas arredondadas, ou deve ser todo arredondado? e é entelado??

muito obrigado!
Perozzo
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Arredondar as bordas dos winglets não faz diferença nenhuma, é só uma questão estética. Eu dou uma quebrada no canto passando a lixa 400 bem de leve. Já o lado posterios (que alinha com o bordo de fuga da asa) deve ser com canto vivo. Todo bordo de fuga deve ter o canto vivo, jamais devem ser arredondados, principalmente na asa e no estabilizador. Isso vale para qualquer modelo.

No caso do leme pode arredondar o perímetro todo do mesmo. É recomendáavel entelar o leme. Porém, em alguns modelos, ao invés de entelar eu tinjo a peça com anilina a base de água, passo termolina, lixo com a 400 e finalizo com uma demão de verniz acrílico à base de água diluido. Isso também funciona. Esteticamente é bom tratar os lemes e os winglets da mesma forma.
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