CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Boa noite Erick,
para aumentar a velocidade temos que aumentar o oscilador no caso da c4 e até em outras placas, seria trabalhar com 1000hz onde hoje trabalhamos entre 100 e 200hz para não perdermos passos, no caso usei uma multiplicação de torque por engrenagens, em uma volta do motor eu ando 10mm,o oscilador em 1000hz e em semi-passo e não perde passos, a primeira redução é de 6:1 e neste eixo tem a
outra engrenagem que gira a correia que gira o carro, 1/6 da grande corresponde a 4 dentes da menor que desloca 10mm, fica rápido o movimento e não perde passos , trabalho com motores de 6 volts em 12volts a C4 permite isto. Quanto mais velocidade no motor menos consumo, uma velocidade de 15mm/seg já é muito boa para a cortadora, e a de 30mm/seg seria para usar com a fresadora para fresar as formas em deprom ou isopor.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Boa noite Motta.
Entendi. Eu também uso motor 6v com 12v. No caso do oscilador, a minha placa até tem, mas como estou usando o CenecePRO demo, acho q ele nem usa o oscilador, talvez pule direto o oscilador. Pelo menos mexer no trimpot não faz a menor diferença.
Estou pensando em arranjar um fuso melhor e com mais passo que o que uso hoje. Hoje uso um comum, de ferro, comprado em loja de parafusos. É bem ruim, não é bem alinhado, é meio áspero na minha opinião, e o passo é pequeno.
Você tem alguma sugestão de fuso? Estive pensando em arranjar algum fuso de portão automático de prédio, você já usou? Ou mandar tornear (tem um colega aeromodelista que trabalha em uma empresa que trabalha com aços, talvez ele possa me ajudar).
Talvez alcance a mesma velocidade que você descreveu acima.
Estou evitando correia porque pesquisei aqui em sampa e a maior que encontrei tem 2,5m (comprimento total), sendo que tanto a correia como as polias são bem caros. Minha máquina tem, de curso vertical (que é o maior), 1,15m. Com algumas mudanças que pretendo fazer nos próximos meses, tirando o deslizante de gaveta e colocando umas barras de alumínio, poderia, se quiser, aumentar para até 1,30m. Assim, a maior correia (2,5m) dá no limite, e toda a brincadeira (correias + polias) sairia em torno de 600 reais. Fora a chance de não dar muito certo.
Talvez seja uma boa para o eixo horizontal (60cm de curso), que praticamente não tem esforço, pois não carrega peso.

Abraços

Eric
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

600,00reais esta barato, não tente modificar para barras maiores, vais ter que usar uma placa choperizada para alimentar com uns 60 volts para que o motor use um torque que consiga girar barras maiores sem perder passos eu já tentei isto e não funcionou, para velocidade só correia mesmo, eu pago 40,00 reais o metro da correia, são 2 metros por cada eixo são 320,00 só de correias mais uns 500 com as engrenagens, suportes etc.. Faça o seguinte, eu cheguei a cortar a 6mm/seg usando motores de 48 passos de 12 volts em 24 volts, barras de 8mm passo 1,25 8 voltas para percorrer 10mm.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Eric,

Motor de 48 passos tenho uma meia duzia aqui... Se quiser, conversamos a respesito, ok?
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

alguem tem o diagrama da placa MM2001?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:af91d8ce86="Pardal"]alguem tem o diagrama da placa MM2001?[/quote:af91d8ce86]

Está disponível para download no site http://gm.cnc.free.fr/CNC/MM2001_en.zip
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:06e6120ce4="motta"]
no caso do aquecimento do fio se pode usar até 12 amperes de corrente nos fios de corotron aguentam sem problemas, vão trabalhar incandecente.[/quote:06e6120ce4]

Duvida:

Fala Motta, estou usando fio Corotron 60 micron, cortando com arco de 70cm corta legal, mais quando coloco a arco de corte com 1 metro a fonte não da conta de aquecer o fio (consome 700mA).
Você esta usando fio 60 micron tb? E a fonte, de quantos volts? você te, ideia de consumo?
Luiz Eduardo
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

alguem tem uma cnc simples de se fazer!??
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:c962ff4389="bliberato"]alguem tem uma cnc simples de se fazer!??[/quote:c962ff4389]
Não. rsrsrsrsrs A única CNC simples que conheço é Corte Nas Coxas. rsrsrsrs
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:b00d570573="Luiz Eduardo"][quote:b00d570573="motta"]
no caso do aquecimento do fio se pode usar até 12 amperes de corrente nos fios de corotron aguentam sem problemas, vão trabalhar incandecente.[/quote:b00d570573]

Duvida:

Fala Motta, estou usando fio Corotron 60 micron, cortando com arco de 70cm corta legal, mais quando coloco a arco de corte com 1 metro a fonte não da conta de aquecer o fio (consome 700mA).
Você esta usando fio 60 micron tb? E a fonte, de quantos volts? você te, ideia de consumo?[/quote:b00d570573]
Sei que vocë perguntou pro Motta, mas posso ajudar. Eu uso este fio também, e o 100 micron também. Neste, de 60, meu arco tem aproximadamente 1,7m. Uso entre 40 e 74v para o corte. É o jeito, senão não dá a corrente.

Motta, posts atrás você escreveu que usa até 12Ah no fio, fica incandescente. Fazendo as contas por aqui, ou você usa um fio bem curto (50cm por exemplo), ou tá ligando direto no 220v, certo? Pq para 1 metro, ou 1,5m daquele fio de 100microns que eu te mandei, pra puxar 12Ah, acho que precisa de uns 200v. Como você está fazendo?

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Responder