Passo-a-passo, faça sua helice para elastico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Algum material que eu andei "garimpando" ao longo de uns três anos:
http://www.indoornews.com/modules/ipboard/index.php?showtopic=34
http://www.didel.com/slow/propellers/BalsaProp.doc
Estou procurando o outro...
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

"Ricardão" escreveu :Se houver interesse, posso tentar postar a "receita


Por Favor Ricardo poste a receita!
Para aprendizado sempre há interesse.
E com certeza o "ferocha" assim como nós ficará agradecido,apesar de me parecer assunto para um tópico fixo não ?

Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

Pode passa sem problemas.
agradeço a todos.
abcs
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu estou procurando aqui uma "maquininha" muito interessante para fazer a torção das pás em balsa, mas não consegui localizar...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Tem um monte de jeitos de fazer uma hélice para elástico, o que eu estou propondo mostrar é uma maneira de fazer usando garrafa de refrigerante e cubo de balsa, o que, para diâmetros até 8" dá uma hélice bastante eficiente.
Uso esse tipo de hélice no Roof Tramp, no Cloud Tramp, no Stink Bug que é o meu Embryo e em todos os No-Cal que tenho.

PASSO 1 - Definindo o diâmetro, o passo e a corda da hélice:

Calcule a área alar do seu modelo - é a corda média multiplicada pela envergadura (para os de asa mais ou menos retangular, que são a maioria, pode ser a envergadura multiplicado pela corda).
Você vai obter um número que vamos chamar de AA.
Se a asa foi medida em cm, AA vai estar em cm², em dm, dm², em pol, pol², use sempre as mesmas unidades para as duas medidas - para a medida da envergadura não desconsidere o pedaço de asa que fica sobre ou dentro da fuselagem.
Defina o diâmetro da hélice como sendo um fator k multiplicado pela raiz quadrada da área alar - Diâmetro = k . raiz(AA).
Use os seguintes fatores k:
- Escala indoor/outdoor - k=0,8
- Duração outdoor - k=1,4
- Esporte outdoor - k=1,1
Exemplo: vamos imaginar um modelo com 60 cm de envergadura e 8 cm de corda média - o Vespinha tem envergadura de 64,3 cm e corda de 10,1 cm e vai pedir uma hélice de 10 a 11 pol que ficaria fora do que se pode fazer com garrafa de refrigerante (dá para fazer de chapa de balsa moldada ou laminada - sabendo fazer a de garrafa a diferença de técnica é muito pouca).
- a área alar fica: AA = 60 . 7 = 420 cm²
- a raiz quadrada da área alar é raiz(AA) = 20,5 cm
- considerando um modelo esporte outdoor, vamos usar k=1,1 e fica:
Diâmetro = 1,1 . 20,5 = 22,5 cm. Isso dá 8,8 polegadas.
Isso aí é o diâmetro máximo que a hélice pode ter, na prática é bom usar um diâmetro um pouco menor para evitar um efeito de torque muito grande no modelo (tendência de girar para a esquerda com torque máximo no elástico).
Eu arredondaria para 8" a 7 1/2" (20 a 18,5 cm)
Definimos então Diâmetro = 20 cm.
O passo é definido multiplicando o diâmetro por um fator KP - Passo = KP . Diâmetro.
Use estes fatores KP:
- Escala indoor - KP = 1,6
- Escala outdoor - KP = 1,4
- Duração outdoor - KP = 1,2
- Esporte outdoor - KP = 1,3
Para o modelo que está sendo considerado, o passo da hélice será: 20 . 1,3 = 26 cm que dá mais ou menos 10", logo a nossa hélice vai ser uma 8x10 pol ou 20x26 cm.
Finalize este passo definindo a corda máxima da hélice, que vai ser um fator KC multiplicado pelo diâmetro - Corda = KC . Diâmetro.
Use esses valores de KC:
- Escala indoor - KC = 0,16
- Escala outdoor - KC = 0,15
- Duração outdoor - KC = 0,09
- Esporte outdoor - KC = 0,12
Para o nosso modelo a corda vai ser: Corda = 0,12 x 20 = 2,4 cm, que dá perto de 1".

Resumindo: a hélice que vamos considerar é a seguinte:
- Diâmetro 20 cm (8 pol)
- Passo 26 cm (10 pol)
- Corda máxima 2,4 cm (1 pol).

Notas:
- Uma maneira mais fácil, porém menos precisa de se definir o diâmetro é fazendo o diâmetro igual a 40% da envergadura (ou multiplicando a envergadura por 0,4). Para modelos esporte outdoor, esta regra funciona bem para razão de aspecto da asa (envergadura/corda) próxima de 7,5, para razões maiores vai resultar em hélices muito grandes e o contrário para razões menores.
- Hélices grandes tornam a trimagem mais difícil, consegue-se resolver problemas de trimagem diminuindo o diâmetro da hélice. Claro que para uma mesma mecha, uma hélice menor leva menos tempo para consumir a corda do elástico, mas também uma hélice menor consegue fazer o modelo voar com uma mecha menor.
- Quando for calcular a área alar, considere a envergadura como o comprimento total projetado da asa - trace uma linha horizontal na base da asa, duas perpendiculares nas pontas de asa e meça a distância entre as duas perpendiculares, em cima da linha horizontal.
- Esses fatores que estão sendo informados (k, KP e KC) são empíricos, baseados em um grande universo de modelos e foram compilados a este nível de simplicidade pelo Don Ross em um artigo da Flying Models de 1983.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tô gostando.. esse topico vai pro meu arquivo...
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:875a48b152="claudiorfernandes"]Eu estou procurando aqui uma "maquininha" muito interessante para fazer a torção das pás em balsa, mas não consegui localizar...[/quote:875a48b152]

O Claudião vê se está : :?:

http://www.smallflyingarts.com/Current_Content/Article_4/twister_1.htm

Osmar
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

É ESSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Eu salvei as fotos aqui,mas não consigo achar...
Obrigado !
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:5646d991b1="claudiorfernandes"]É ESSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Eu salvei as fotos aqui,mas não consigo achar...
Obrigado ![/quote:5646d991b1]

Your Welcome! :D
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

Muito legal.
Tenho uma dica:
recortar a pá da helice na garrafa PET, coloca-la no molde de passo em madeira e passar o soprador termico para ficar como no molde.
abcs
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.
Responder