Passo-a-passo, faça sua helice para elastico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

PASSO 2: Escolha do perfil ou forma para a pá da hélice.

Precisa agora saber como vai ser o perfil da pá; o mais importante é que todas as pás, sejam o mais iguais possível, daí é recomendável fazer antes um gabarito ou desenhos iguais para copiar ou colar na garrafa e recortar as pás.

Quando for desenhar o perfil, divida o comprimento da pá em três partes iguais, o terço que vai ficar próximo do eixo tem uma contribuição muito pequena para o empuxo da hélice e pode ter qualquer forma, o central é o que realmente define o passo e mais contribui para o empuxo e deve ter a corda o mais próxima possível da que foi calculada no passo anterior, o da ponta contribui bastante para o empuxo, mas é bom que tenha corda menor, devido à maior velocidade.

A pá pode ser retangular, pode ter um perfil desenhado à mão, pode ter um perfil copiado de uma hélice de plástico, ou ser igual a uma variedade de pás que se acha em revistas e na Net. Eu acabei concluindo que usando um perfil simétrico fica mais fácil e preciso o ajuste do passo. Atualmente estou usando uma elipse, mais por questão de gosto e facilidade de imprimir usando o Autocad que por qualquer razão técnica.

A figura está mostrando o desenho de duas pás para uma hélice de diâmetro 5" com 12,5% de corda (KC=0.125), notar que a pá foi desenhada até o eixo e foram feitas duas linhas de marcação, uma do eixo radial e outra que passa a 15º do eixo radial (sentido horário), mais ou menos no centro (não é muito importante onde, basta estar a 15º); essas linhas vão ser usadas mais tarde, a de 15º para alinhar a pá na garrafa e a do eixo para alinhar as pás durante a montagem.

Dá para ver que o desenho foi feito numa impressora, sobre uma etiqueta - no caso sobra de etiqueta para CD, essa etiqueta é depois colada na garrafa e a pá é cortada com tesoura. Isso aí pode ser feito desenhando no computador ou à mão e escaneando, depois imprimindo no meio de uma folha de papel, e acertando a escala de impressão até ter a pá com o comprimento que se precisa, depois é só fixar a etiqueta com fita colante sobre a pá que foi impresssa no papel e imprimir de novo, desta vez sobre a etiqueta. Se você for fazer um gabarito, fica mais preciso fazer plano e copiar em etiquetas ou papel em lugar de copiar direto na garrafa, se fizer em papel, depois pode colar usando adesivo de contato ou cola de benzina.
Anexos
Pá da helice.jpg
Pá da helice.jpg (33.87 KiB) Exibido 42642 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Vamos acompanhar.. bem legal.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Ei pessoal, que papo é esse??? Se recortar a hélice de uma garrafa pet como no diagrama que o Alysson postou, não precisa de traquitana nenhuma pra torcer a pá... isso só é necessário se vc for fazer a pá em balsa.... E vai por mim: a pá de balsa torcida sempre da um jeito de "destorcer", arruinando o angulo que vc tanto se esmerou pra preparar...
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

É como dizem... "não é uma hélice, é uma obra de arte!" ^^
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

[quote:cdcbcd2989="alepacau"]Ei pessoal, que papo é esse??? Se recortar a hélice de uma garrafa pet como no diagrama que o Alysson postou, não precisa de traquitana nenhuma pra torcer a pá... isso só é necessário se vc for fazer a pá em balsa.... E vai por mim: a pá de balsa torcida sempre da um jeito de "destorcer", arruinando o angulo que vc tanto se esmerou pra preparar...[/quote:cdcbcd2989]

hehehe... Eu tentei...
Pra que facilitar, né Alex? : )
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

PASSO 3: Escolha e preparação da garrafa.

Consiga uma garrafa PET de 2 ou 2,5 l, daquelas cilíndricas sem desenhos em relevo, como as de Fanta uva ou de refrigerantes da Dolly.
Retire os rótulos e limpe a cola que ficou grudada na garrafa - thinner ou álcool isopropílico costumam dissolver bem a cola - o plástico da garrafa é resistente a esses solventes.
Observe a superfície da garrafa e verifique que há marcas da divisão do molde, uma marca perpendicular ao eixo em cada extremidade e duas marcas longitudinais opostas, paralelas ao eixo.
Retire o fundo e a boca, cortando para dentro das marcas de divisão das extremidades e cuidando para que o material que fica esteja cilíndrico e que todo o arredondamento de concordância com cada extremidade foi retirado.
A retirada das extremidades pode ser feita começando com um corte de estilete para caber a tesoura e terminando com a tesoura. Precisa ter um certo cuidado para evitar se cortar com o plástico da garrafa ou com o estilete - se estiver sendo necessário fazer força, o risco de se cortar está sendo maior e o cuidado deve ser redobrado (experiência própria).
Faça agora um corte longitudinal com a tesoura, a um meio centímetro de distância de uma das marcas longitudinais em toda a estensão do tubo que restou - o plástico vai enrolar, diminuindo o diâmetro.
Observe duas coisas:
- os diâmetros das extremidades do tubo enrolado devem estar mais ou menos iguais, dentro de 1 cm, se estiver muito mais torto que isso a garrafa não vai servir para fazer pás de hélices, você pode tentar corrigir cortando um pouco mais das extremidades, mas se não conseguir é melhor tentar outra garrafa.
- o diâmetro do tubo enrolado deve estar entre 6 e 9 cm (7,5 é o ideal - 3") - se estiver muito menor ou maior que isso tente outra garrafa, porque a torção da hélice vai ficar muito errada.
Agora corte o tubo em duas metades, deixando uma marca longitudinal de divisão em cada uma delas.
A marca de divisão que ficou no material, indica a direção do eixo da garrafa, a pá vai ser disposta a 15º com esse eixo, que é o que dá a "torção" da pá; para que haja alguma precisão e as pás fiquem iguais, é necessário saber onde está esse eixo no material que vai ser utilizado.
Uma maneira de fazer isso é traçar uma linha em cima da marca de divisão do molde, usando uma caneta dessas de escrever em CD, que tenha a ponta fina, feito isso, trace uma linha perpendicular a um meio centímetro de distância de uma das extremidades e corte o material nessa linha usando um estilete - o material vai ficar com uma das extremidades perpendicular ao eixo, que vai depois poder ser utilizada como referência para dispor as pás.
O material deve ser guardado com algum cuidado, porque caso entorte o trabalho estará perdido. Costumo prender com elástico em um tubo de PVC de 3", daqueles usado para tubulação de esgoto, aliás o meu tubo tem 1 m de comprimento e dois plugs de PVC como tampas - dentro eu guardo varetas de balsa - também pode ser usado para guardar plantas.
Anexos
Marcas de divisão longitudinais.jpg
Marcas de divisão longitudinais.jpg (22.57 KiB) Exibido 16743 vezes
Diâmetro enrolado.jpg
Diâmetro enrolado.jpg (20.21 KiB) Exibido 16742 vezes
Tubo torto.jpg
Tubo torto.jpg (15.32 KiB) Exibido 16742 vezes
Deixando no esquadro.jpg
Deixando no esquadro.jpg (26.23 KiB) Exibido 16742 vezes
Armazenando o material.jpg
Armazenando o material.jpg (21.54 KiB) Exibido 16742 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Luís Renato
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 5:04 pm
Localização: MG

Mensagem por Luís Renato »

Independente de usar moldadores torcer ou num torcer fazer ou não fazer, o Tópico ta nota 10!Afinal aqui é um forum!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

PASSO 4 - O cubo da hélice.

No que diz respeito ao cubo, a minha maior dificuldade é obter os furos centrados e no esquadro; o cubo tem que ter um furo para os pinos de posicionamento das pás centrado e alinhado com a face que vai apoiar o mancal de escora e um furo para o eixo que tem que estar no esquadro com os furos dos pinos de alinhamento e com a face de apoio - qualquer coisa desalinhada ou fora de esquadro pode gerar vibração.
Uma opção para garantir o alinhamento das pás é usar um tubo, como está no desenho do Alex postado acima pelo Steimacher, mas eu tentei bastante e desisti porque continuo tendo dificuldade de fazer o furo para o eixo centrado, alinhado e no esquadro, além do que a distância entre os furos dos dois lados do tubo fica pequena, fazendo com que qualquer folga com o eixo resulte em bastante jogo da hélice tanto lateral como longitudinalmente - o sistema de giro livre que está proposto no desenho, se for usado um tubo justo com o arame do eixo resolve este problema, mas nunca tentei. Outra possibilidade é utilizar uma boa furadeira de bancada ou uma frezadora, coisas a que eu não tenho acesso.
O procedimento que estou usando e tem dado bom resultado consiste de fazer um cubo de seção quadrada de 6 x 6 mm (1/4"x 1/4") usando duas varetas de balsa de 3 x 6 (1/8"x 1/4").

Primeiro decido o comprimento que o cubo vai ter - para hélices com diâmetros de 7" a 8" (17,5 a 20 cm) faço com 2 a 2,5 cm, hélices de 4", 5" e 6" (exceto as de roda livre) (10, 12,5 e 15 cm) faço com 1,2 a 1,5 cm; hélices menores uso só uma vareta de balsa de 3 x 3 mm (1/8"x 1/8") e acerto o esquadro enchendo de cola da Aerobrás.

Decidido o comprimento,efetuo marcas na balsa, uma no centro da vareta e várias perpendiculares, a distâncias um pouco maiores que metade do comprimento que o cubo vai ter - é fácil fazer isso usando uma régua, um esquadro e uma caneta de ponta bem fina.
Feito isso, faço dois cortes com o estilete, mais ou menos a 45º sobre a marca longitudinal, retirando balsa correspondente a cerca de metade do diâmetro do pino da pá - um pedaço de arame com o diâmetro do pino pode ser usado para verificar a altura e alinhamento do rasgo e se a ponta for um pouco afiada, pode ser usado para raspar o rasgo de modo a que assuma a forma semicircular (o que não é obrigatório). Em seguida faço cortes sobre as marcas em esquadro (uma sim e uma não) usando o fio do estilete, com metade do diâmetro do eixo (no caso da figura, os cortes foram feitos para alojarem buchas de tubo de alumínio, o que também não é obrigatório) e depois corto os semi cubos nas marcas perpendiculares que sobraram.
Cada dois semi cubos são colados um no outro, usando arames alojados nos semifuros para garantir o alinhamento e o esquadro - uso cola da Aerobrás porque é permanente, demora um pouco mais para secar e dá tempo para corrigir os desalinhamentos e reforça a superfície interna dos furos.
Depois de seca a cola, a face de apoio do mancal de escora é lixada para eliminar as irregularidades usando um "gabarito" para deixar perpendicular ao furo do eixo; o comprimento do cubo e centragem do furo do eixo é acertada fazendo um gabarito rápido com balsa e alfinetes, para lixar as faces no esquadro e a distâncias iguais do furo do eixo.
Uma broca com o diâmetro dos furos pode ser passada à mão para retirar excesso de cola, mas também não é obrigatório.
Fica um cubo leve e confiável, agora se você tem habilidade para fazer os furos à mão ou dispõe de equipamento para fazer eles alinhados e no esquadro, use um tubo ou um bloquinho de balsa e faça da sua maneira, o importante é que os furos estejam alinhados e no esquadro.

Notas:
- Este passo é um pouco chato, eu não me considero uma sumidade nem nesse assunto, nem em qualquer outro referente a Aeromodelismo e estou certo que sempre se está aprendendo alguma coisa nova. Quem tiver uma solução melhor ou mais fácil de fazer para este assunto, não se acanhe em descrevê-la aqui, a gente só vai poder agradecer.
- No geral os pinos das pás são feitos de bambú, palitos de dente de bambú têm diâmetro de 2 mm. Para as hélices maiores, o bambú de 2 mm fica um pouco fraco - a hélice do meu Cloud Tramp (8"x 10") quebrou esse pino em uma queda de nariz - devendo precisar de um pino um pouco mais forte. Para o Cloud Tramp, passei a usar tubo de alumínio com diâmetro externo 1,6 mm, mas há muitas outras possibilidades, pinos de bambú mais grossos, arame ou tubos de alumínio, latão ou aço, nýlon, ou qualquer outra que você quizer tentar.
Anexos
Construcao do cubo - 01.jpg
Construcao do cubo - 01.jpg (35.18 KiB) Exibido 16684 vezes
Construcao do cubo - 02.jpg
Construcao do cubo - 02.jpg (28.62 KiB) Exibido 16684 vezes
Construcao do cubo - 03.jpg
Construcao do cubo - 03.jpg (26.61 KiB) Exibido 16684 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Isto esta cada vez melhor! :D
Uma verdadeira aula ! :shock:

Parabéns ricardo esta muito bom este tutorial ! 8)

Abraço Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Realmente muito bom!
Responder