CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Pardal, eu não sei como funciona o processo da temperatura, mas lendo a tua msg, creio que a temperatura é previamente escolhida no ato de montarmos os arquivos de corte, é ai que a temperatura é ajustada de acordo, se a opção estiver no automático o fio vai para a temperatura préviamente estabelecida, se não porque o tal alarme... não é alarme é a entrada que vai comandar o aquecimento de acordo com o pré estabelecido, creio que é assim, dá uma verificada melho, pelo menos no cenece 1.6 é assim que funciona.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Eita sonho de consumo: http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=45647
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá

Edson, obrigado pela informação da configuração do Jedicut. Ainda não consegui fazer o teste porque percibi que os cabos dos motores da minha máquina cnc estavam ressecados, por isso decidi trocá-los.

Um abraço.

Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Motta,
no jedicut realmente parece ser diferente o controle de temperatura do fio. Existe uma opção onde se pode inserir várias temperaturas diferentes de acordo com a necessidade. Desse modo, antes do corte o usuario tem que ajustar manualmente o PWM na placa mm2001. Se a temperatura do fio for maior que aquela selecionada no soft, o jedicut detecta isso pelo ciclo útil do PWM e "chia", alertando o usuario.
Agora eu gostaria de um conselho seu. Tenho visto bastante fotos de cortadoras construidas de formas bastante diversas no que diz respeito aos guias lineares. Pretendo construir a minha com aquelas barras cilindricas. Mas eu vi uma que me agradou muito, construida com trilhos telescópicos de gavetas, mas imagino que esses trilhos têm folgas. O que você acha?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi pessoal

Edson, depois de ter trocado os cabos dos motores, colocado conectores DC9 e outras melhoras na minha máquina cnc, testei o Jedicut com a configuração que você me passou. Por enquanto só testei empregando o controle manual da máquina ( na parte direita da tela principal do programa) e está funcionando corretamente. :D :D
Agora terei que configurar a parte mecânica para que a máquina percorra as distâncias de forma correta, mas acredito que isto será mais fácil.
Obrigado pela ajuda. Valeu!

Um abraço.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:55b768ee06="Pardal"]Motta,
no jedicut realmente parece ser diferente o controle de temperatura do fio. Existe uma opção onde se pode inserir várias temperaturas diferentes de acordo com a necessidade. Desse modo, antes do corte o usuario tem que ajustar manualmente o PWM na placa mm2001. Se a temperatura do fio for maior que aquela selecionada no soft, o jedicut detecta isso pelo ciclo útil do PWM e "chia", alertando o usuario.
Agora eu gostaria de um conselho seu. Tenho visto bastante fotos de cortadoras construidas de formas bastante diversas no que diz respeito aos guias lineares. Pretendo construir a minha com aquelas barras cilindricas. Mas eu vi uma que me agradou muito, construida com trilhos telescópicos de gavetas, mas imagino que esses trilhos têm folgas. O que você acha?[/quote:55b768ee06]

Boa tarde,
eu usei muito estes trilhos e para a cortadora fica perfeito,
quanto ao controle de temperatura depende do tempo , do dia da temperetura ambiente, então use um manual e a cada dia que vair cortar, acerte a temperatura manualmente foi o que melhor funcionou para mim, veja aque aqui no sul, temos muitas variações de temperatura, um dia com 30 graus não é o mesmo que cortar com um dia a 5 graus ou 15 graus isto dá diferença no corte, então use manual que fica melhor acertar a temperatura com o material, se formos trabalhar num ambiante com temperatura e umidade do ar controlados ai acho que funciona um aquecimento automático no demais é perda de tempo. Terminei de montar 23 máqinas no novo projeto usando rolamentos e perfis de alunminio de 500x500 ficou muito bom os deslocamentos e mais leves do que as anteriores com perfiz de ferro de 700x700 e nos Y 500x500. Vou tirar umas fotos assim que puder e coloco aqui. Só as furações das cantoneiras para colocar os rolamentos é que fica difícil acertar o paralelismo dos furos, são 4 furos em cada cantoneira e 4 cantoneiras são 16 furos 2 a dois e perfeitamentes simetricos, o que me leva a montar no máximo dois carros por dia e as vezes um, errando um furo se perde todo o trabalho, só como exemplo os rolamntos sobram no máximo 0,3mm de folga para termos um ajuste errando mais do que isto num furo não tem como ajustar é trabalho perdido. Vale apena o trabalho porque depois de pronto fica muito bom.



abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:2eacabacc7="Geraldo"]Oi pessoal

Edson, depois de ter trocado os cabos dos motores, colocado conectores DC9 e outras melhoras na minha máquina cnc, testei o Jedicut com a configuração que você me passou. Por enquanto só testei empregando o controle manual da máquina ( na parte direita da tela principal do programa) e está funcionando corretamente. :D :D
Agora terei que configurar a parte mecânica para que a máquina percorra as distâncias de forma correta, mas acredito que isto será mais fácil.
Obrigado pela ajuda. Valeu!

Um abraço.
Geraldo[/quote:2eacabacc7]

Olá Geraldo.

Que bom que conseguistes. Agora basta ajustar a máquina e começar a cortar. Fico a disposição.

Abs,
Edson
DjSonic
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mai 03, 2008 1:49 pm
Localização: itatiba sp
Contato:

cnc a laser

Mensagem por DjSonic »

[quote:676554e8fe="Cmt.Rocha"]Pelo que pude pesquisar para madeira até 1,5mm o laser tem que ter 40w esses laserpoint só chegam até 200mw. Tenho alguns videos da CNC cortando chapas de compensado. Não sei explicar dieiro mas o feixe do laser passa por dentro de um tubo cilindrico de vidro ligados a um recipiente de CO2.[/quote:676554e8fe]

Salve galera, sou novo por aki mas gostaria de dar minha humilde contribuião.
A cerca de tres anos estava pesquisando nessa area pois queria um cnc para cortar balsa e compensados, encontrei no sul do nosso pais duas industrias que fabricam essas maquinas (nao lembro o nome das fabricas agora, mas se digitar laser cnc no google elas vao aparecer), as maquinas cortam des-de materia prima para bikinis até acrilico e outros materiais com altissima precisão; Porem por uma pequena pechincha de R$ 90.000,00 na época! Algo um pouco inviavel para um hobista :cry: !!!

Foi então que nas minhas andanças pela net, eu encontrei um fabricante artesanal dessas maquinas www.iorobotics.com que é uma alternativa bem mais em conta, pois além de ser fabricada artesanalmente, ela utilisa uma micro retifica (Dreemell)como ferramenta de corte.
Ja vi artigos em outros foruns de pessoas que ja estao adaptando um canhao de laser a essas maquinas.
em relação a potencia do laser, um laser de argonio de 20w x 0,7mm seria suficiente para cortar uma chapa de aço de 15mm, eu tenho um diodo laser verde de 1 wat, que utiliso em shows e eventos que acende tranquilamente um cigarro na saida do feiche!! Acredito que para corte de balsa sem sufoco, o ideal seria um diodo em torno de 2 wats. (lembrando que os diodos são mais puros que os a gaz um diodo de 2 wats é equivalente a mais ou menos um argonio de 7 wats)!
Eu ja adiquiri essa maquina da io robotics e estou em fase de decifrar o funcionamento!!
espero ter colaborado um pouco no assunto e um forte abraço a todos :wink:
sargento pjgl
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 4:12 am
Localização: Guarujá São Paulo

Mensagem por sargento pjgl »

:shock:Ola! pessoal estou comprando material para montar uma 4 eixos

qual o programa mais simples de usar

sou pessimo em ingles existe algum em portugues ou espanhol

obrigado
Avatar do usuário
Hengstmann
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 1:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Hengstmann »

[quote:06e4b2c5b6="Ericfly"]a minha tem uma C4 e uso o cenecepro demo, editando os bancos de dados no access. a senha é MSVBVM60.DLL, se não me engano.[/quote:06e4b2c5b6]

Boa Tarde Ericfly,

senha nao confere, pelo menos no arquivo CeNeCePro.mdb, na verdade e um nome de um arquivo do sistema.

att.
Responder