Mais fácil de fazer?Qual desses?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mais fácil de fazer?Qual desses?

Mensagem por Gustavo Murad »

Estou começando agora no aeromodelismo , e já desanimei de comprar um aeromodelo pronto, e por isso pretendo fazer um.
Gostei dos seguintes modelos: StarCessana400 , Piper Cub , e Starlite (esse não tanto :? :evil: ) sei q eu pareço o tipo de cara que quer complicar , iniciante que quer aviões difíceis , mas eu penso que se for para montar e gastar $$ pq não montar algo que eu realmente goste?

Queria saber o preço médio deles (vi o site com o preço já mas he akilo para todos aeromodelos?) , e a dificuldade de cada um para fazer?? Qual voçês recomendam para que eu possa fazer?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Mais fácil de fazer?Qual desses?

Mensagem por alexcmag »

Gustavo Murad escreveu:Estou começando agora no aeromodelismo , e já desanimei de comprar um aeromodelo pronto, e por isso pretendo fazer um.
Gostei dos seguintes modelos: StarCessana400 , Piper Cub , e Starlite (esse não tanto :? :evil: ) sei q eu pareço o tipo de cara que quer complicar , iniciante que quer aviões difíceis , mas eu penso que se for para montar e gastar $$ pq não montar algo que eu realmente goste?

Queria saber o preço médio deles (vi o site com o preço já mas he akilo para todos aeromodelos?) , e a dificuldade de cada um para fazer?? Qual voçês recomendam para que eu possa fazer?


A dificuldade é quase a mesma, o StarCessna400 é um pouco mais fácio.

Em todo caso... Qualquer deles você consegue fazer em um sábado.

Se você for de SP sugiro passar no Paca para tirar as dúvidas pessoalmente, garanto que você vai gostar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Pena

Mensagem por Gustavo Murad »

Pena , sou de uma cidade do interior de Minas Gerais , Coromandel , aki existe apenas 1 aeromodelista (eu não me considero 1 ainda) já conversei várias vezes com ele , ele faz aviões glow em balsa apenas , tem muitos aviões porém o preço de um glow é muito elevadado para min!
Aqui na minha região não ocnheço nenhum clube de aeros!
Por isso preciso muito da ajuda de veoçês aki do fórum!
Acho que vou fazer o StarCessana400 mesmo , o problema vai ser achar o motor 400BR (PM1r1??ou algo assim)!
Parece que a Action motores só vendo em grande quantidade , e eu não to a fim de comprar muitos!
Alguém ai sabe uma loja em Lavras que venda Depron??
Stuka
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Gustavo...devido a sua dificuldade em encontrar material....poque não tena construir um modelinho todo em isopor P2...creio que seja mais fácil de encontrar...não sei aí em Coró...mas em Uberlândia que tá aí pertinho vc. encontra esse isopor....talvez o pessoal aí nem saiba o que é isopor P2(densidade)...Além do mais o modelinho fica bem resistente e suporta bem as lenhadas.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

vIXE

Mensagem por Gustavo Murad »

UHahuhuahuahuahuahu Coró!!!!!!!!!
Já vi que voçê deve ser da região!!!!!
Gostei mais do depron mesmo , porque não tenho nenhuma experiencia em fazer cortes em isopor , as únicas vezes que tentei foi um desastre!!
O Depron parece ser mais facil de mexer!!
vou tentar encomendar pela net mesmo , Isopor P2 aki também não vai achar então melhor pegar o Depron logo , se lenhar voando tá ótimo para min o principal he que vooe!
Quanto ao motor , estou mmmmuuuiiiiitttooooo felix!!!!!!!!!
Ouvi algo sobre motores brushless de CD/HD , posso usar um desses?? Sou técnico em informatica e o que eu tenho de Drive de CD/HD/Disquete/Cooler quebrado aki , não he brincadeira não!!!!! Me expliquem melhor sobre isso que eu vou fazer a festa aki!!!!!!!

Desculpem pela empolgação , entrei na seção de Sistemas de Propulsão e já estou devorando tudo sobre CD/HD (adoro ler!!!)! Mas fica ai a dúvida esses motores são bons? melhores ou piores que um 400br quero algo potente e que dure bastante (por ser brushless os CD/HD duram mais?)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Pena

Mensagem por alexcmag »

Gustavo Murad escreveu:Pena , sou de uma cidade do interior de Minas Gerais , Coromandel , aki existe apenas 1 aeromodelista (eu não me considero 1 ainda) já conversei várias vezes com ele , ele faz aviões glow em balsa apenas , tem muitos aviões porém o preço de um glow é muito elevadado para min!
Aqui na minha região não ocnheço nenhum clube de aeros!
Por isso preciso muito da ajuda de veoçês aki do fórum!
Acho que vou fazer o StarCessana400 mesmo , o problema vai ser achar o motor 400BR (PM1r1??ou algo assim)!
Parece que a Action motores só vendo em grande quantidade , e eu não to a fim de comprar muitos!
Alguém ai sabe uma loja em Lavras que venda Depron??


Isto não quer dizer muita coisa, a gente tá em São Paulo mas mesmo assim pede tudo pelo correio.

Isopor P2 ou P3 realmente é uma boa opção e costuma ter em praticamente qualquer cidade, assim como bandeijinhas de depron para frios, já que tem supermercado e padaria em tudo quanto é lugar.

O motor PM101TR tanto a fábrica ActionMotors quanto a loja Motorindi vendem 1 só, apesar de que costumo comprar mais do que 1 por vez.

Se quiser economizar no frete, se eventualmente for comprar algum material de alguém de SP pode pedir pra tentar juntar um motor destes para você no mesmo pacote, já que sempre tem alguém indo na loja.

Isopor também é fácil de trabalhar, é só fazer um cortador para dar o formato básico e depois lixar para acertar. Isto faz um pouco de sujeira (pó de isopor), mas nada que uma vassoura não resolva depois.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: vIXE

Mensagem por alexcmag »

Gustavo Murad escreveu:Ouvi algo sobre motores brushless de CD/HD , posso usar um desses?? Sou técnico em informatica e o que eu tenho de Drive de CD/HD/Disquete/Cooler quebrado aki , não he brincadeira não!!!!! Me expliquem melhor sobre isso que eu vou fazer a festa aki!!!!!!!

Desculpem pela empolgação , entrei na seção de Sistemas de Propulsão e já estou devorando tudo sobre CD/HD (adoro ler!!!)! Mas fica ai a dúvida esses motores são bons? melhores ou piores que um 400br quero algo potente e que dure bastante (por ser brushless os CD/HD duram mais?)


O tal motor de CD é basicamente um motor trifásico reduzido que tem nos CDs de 40x pra cima.

Do jeito que vem se mudar a ligação de estrela para delta já funciona bem, mas para extrair mais do pequeno motor ele precisa ser reenrolado com fio esmaltado mais grosso.

Fio esmaltado existe praticamente em qualquer cidade tembém, sempre tem um técnico em eletrotécnica que conserta motores elétricos, para isto eles precisam de fio esmaltado, então podem ser um fornecedor para estas horas.

A maior complicação destes motores é o speed control (controlador de velocidade) que o faz funcionar, que é diferente e mais caro que o comum, mas mesmo isto está melhorando, já é possível achar estes speeds por R$150,00, apenas R$80,00 a mais que o preço de um comum. É um pouco mais difícil de montar do que um motor pronto mas nada do outro mundo, pode ser uma opção também.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Hum , os Drives de CD que tenho aki não são 40x pois são bem antigos , nem tem especificação de velocidade , devem ser 24x , desmontei ele todo e tirei os 3 motores (o do cd , o do leitor e o da bandeja) o da bandeja parece ser brushless mas he bem fraquinho com 7v não faz nem vento direito , me assustei foi com o do leitor que com 4v já faz um bom vento tem um torque bom he bem pequeno (parece motor de carrinho mas he bem menos e mais fraco) coloquei ele em 9v e ele jogou a hélice de ventilador de cabelo longe!!!!
Em 6v ele não esquentou nada em 9v eu deixei por poucos segundos e também não esquentou (vou fazer mais testes em 9v) to querendo construir um medidor de empuxo para verificar se esse motorzinho vai servir para algo!

Qaunto ao motor do cd mesmo ele vem pregado em uma PCB e esta vem prega a uma placa de ferro de modo que se tem que soltar uma peça do motor para que ele saia coisa que eu não consegui , se alguém poder me falar como???
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se você ligou o motor que gira o CD em 7V e ele girou com certeza não é brushless.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Gustavo Murad escreveu:Hum , os Drives de CD que tenho aki não são 40x pois são bem antigos , nem tem especificação de velocidade , devem ser 24x , desmontei ele todo e tirei os 3 motores (o do cd , o do leitor e o da bandeja) o da bandeja parece ser brushless mas he bem fraquinho com 7v não faz nem vento direito , me assustei foi com o do leitor que com 4v já faz um bom vento tem um torque bom he bem pequeno (parece motor de carrinho mas he bem menos e mais fraco) coloquei ele em 9v e ele jogou a hélice de ventilador de cabelo longe!!!!
Em 6v ele não esquentou nada em 9v eu deixei por poucos segundos e também não esquentou (vou fazer mais testes em 9v) to querendo construir um medidor de empuxo para verificar se esse motorzinho vai servir para algo!

Qaunto ao motor do cd mesmo ele vem pregado em uma PCB e esta vem prega a uma placa de ferro de modo que se tem que soltar uma peça do motor para que ele saia coisa que eu não consegui , se alguém poder me falar como???


É esse motor mesmo,
Procure pelo passo-a-passo do guga para fazer motores de Cd-Rom.
voce tera que comprar um speed control especial.

Ai vao alguns com preço barato!
Recomendo um de 20A para poder usar com motores que puxem mais corrente mais tarde!

http://www.hobbyfly.com.br/loja/product ... cts_id=234
http://www.hobbyfly.com.br/loja/product ... cts_id=172
http://www.hobbyfly.com.br/loja/product ... cts_id=178
http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... cts_id=257
http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... cts_id=258

Abraços,
Mario[/b]
Responder