Mega navio cargueiro Emma Maersk

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

Tatoo... Desculpa por quê?

Belissima completada na tópico que você deu!

Abraço.
Carlos Eduardo.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

pq o leme dele é do lado de fora!?
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Eu acho que é pq ele ta sem carga, ta leve. A altura correta seria na linha vermelha.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

[quote:27bb7ee7fb="bliberato"]pq o leme dele é do lado de fora!?[/quote:27bb7ee7fb]

Acho que toda aquela parte do leme que ainda está para fora da água, é o tanto que o navio ainda pode afundar ao ser totalmente carregado. É a tal de "Linha d'água", que também imagino, seja definida pela linha vermelha que contorna todo o casco.

Bom... eu acho que é isso!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

O motor até que é bem barato mesmo sendo deste tamanho. Uma turbina de 145 custa mais do que isso, preço está certo mesmo?. Mesmo assim é impressionante
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

como engenheiro naval (mas que não vejo barcos há muito tempo :D :D :D ), acho que posso tirar algumas dúvidas:
- o navio tem que navegar na linha d'agua (pintada de vermelho), o leme e o bulbo da proa ficam submersos, se não tiver carga suficiente, usa-se os tanques de lastro.
- o limite do canal do Panamá é na faixa de 80 mil toneladas (ao menos era na época que convivi com isso), esse é bem maior, não deve conseguir passar nas eclusas.
- um motorzinho desses é 2 tempos, com admissão por lavagem e escape por válvulas, gira na faixa de 100 rpm e o hélice é direct drive (hehe) não necessitando reduções.
- geralmente esses motores podem trabalhar com número reduzido de cilindros, pode-se desligar um cilindro para reparos mesmo com o motor trabalhando.
- a partida é a ar-comprimido, usa-se um motorzinho diesel de uns 12 a 16 cilindros como compressor.
- como não tem caixa de redução, a reversão (marcha a ré) é feita no motor mesmo, para, troca o comando de válvulas e parte virando ao contrário :shock:
- a cabine é bem alta para encobrir a altura do motor, o "prédio" tem o formato de U em volta do motor, que costuma ter uns 30m de comprimento por 15m de altura.
- o combustivel é um óleo bem grosso, que tem que ser pré aquecido para poder ser queimado no motor.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

- 2 tempos ? Haja poluição ! :-).

P.S.: Caí da cama, por causa da gripe ... :-(.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:2c1b8f9cf8="Akamatsu"]- 2 tempos ? Haja poluição ! :-).

P.S.: Caí da cama, por causa da gripe ... :-(.[/quote:2c1b8f9cf8]

estimo as melhoras.
O que gera grande poluição nos motores 2 tempos que conhecemos é em parte causado pelo óleo lubrifcante que queima junto com o combustivel e porque o sistema não permite uma queima completa, despejando pelo escape combustivel não queimado.
Nos motores maritimos de grande porte a lubrificação do motor não é feita misturando óleo no combustivel, mas com o óleo no carter, e o aproveitamento de combustivel é bem melhor porque gira muiiiiito devagar (no maximo uns 100 rpm, dá para a gente acompanhar as válvulas...) dando todo o tempo do mundo para a queima e porque tem válvula de escape, diminuindo a janela aberta entre admissão e escape.
Mas de qualquer forma até pelo tamanho do bicho, não é das coisas mais limpas. A vantagem é que isso não trabalha na marginal em sampa e sim no meio do oceano :D :D :D
Beto
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Obrigado, agora que acordei ( de novo :-) ).
É o que imaginei em relação ao óleo e sobre a eficiência na combustão ... mas ainda imagino que seja poluidor ... agora não sei em relação às antigas caldeiras a vapor ... com certeza gera o tanto quanto CO2. Por falar em caldeira a vapor, sei que nestes porta-aviões norte-americanos, usam energia nuclear, que com certeza polui muito menos ... contudo tem um problema de lixo atômico, que ainda assim é pouco ... lembrem-se da equivalencia: Cada quilo de urânio produz energia térmica equivalente à gerada por 120 toneladas de carvão ou 700 toneladas de óleo combustível. A vantagem é que não se gera nenhum CO2 na estória.
Agora o Emma Maersk para valer a pena ( econômica ) para operar tem que ter um volume muito grande para transporte, o que leva um problema de logística bastante complicado. Ou seja, as viagens deste monstro em comparação aos menores deve ser muito menor ... ou equivalente a muitos dos menores. Agora não sei se os menores os motores também são neste esquema de 2 tempos ...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Acho que deve valer a pena hj em dia porque o comércio internacional está muito forte.
Responder