Jaburu - Meu P30

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Alvaro,

Disponibiliza essa planta pra gente hehehe

Abraços!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alvaro,

Realmente vôo livre não é coisa pra boiola. É isso aí. Perdeu? faz outro melhor!

O Jaburu mostrou que é um ótimo projeto e tenho certeza de que o segundo vai ficar ainda melhor do que primeiro.

Desconfio que o modelo determalizou e foi levado pela térmica mesmo assim. Estou construindo o Meteoro 2 e vou fazer o DT na asa para assegurar que o mesmo consiga trazer o modelo de volta em caso de térmica monstro, como essa que levou o seu modelo.
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

É isso ai Omar, o Vôo Livre para quem não conhece bem e não pratica pode aparentar ser chato, mas quando se entra nesse mundo de loucos ninguém te tira do grupo por nada, e cara tem que uma persistência viu, por que os modelos toda hora se perdem em térmicas e em árvores.

Além de ser uma arte na construção e na trimagem é também muito divertido e recompensador ver uma coisa feita por você funcionando bem e com autonomia de vôo de 3 ou 2 min e por ai vai.

Realmente, isso não é coisa pra boiola!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:fc39e4cf51="Pithan20"]...quando se entra nesse mundo de loucos ninguém te tira do grupo por nada...[/quote:fc39e4cf51]
É vero!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:5881e69507="Alvaro Sala"]Voolivrista não come mel. Mastiga abelha.[/quote:5881e69507]

"Eitcha noís"!

Alvaro em primeira mão confidêncio minha primeira construção algo digno dos ensinamentos da "C.V.P" .

Comentário de minha mulher :Nossa que estrutura delicada e que trabalho para fazer isto, você esta se dedicando muito e se voar para longe ?

Mostrei seu post a ela. :?
Resposta : Este pessoal é muito determinado gostei.
:shock: :D

Osmar
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Uma pergunta de Leigo!

Conversei em MP com o Alvaro sobre o DT, ele me passou as informações necessárias e tal. Contudo surge uma dúvida (acredito que de leigo ainda) mas que gostaria de aproveitar esse post para saná-la:

O DT serve para, justamente, não perdermos o planador numa térmica e tals, vi o projeto do Omar que consiste em construí-lo com um paviu que solta o peso do nariz do avião para que o mesmo "volte"! Contudo, se o planador não entrar numa térmica monstro (como essa que arrastou o Jaburu para o infinito :) ) o DT vai funcionar do mesmo jeito, cortando assim um planeio bonito que este esteja executando, então é assim mesmo, simplesmente após uns instantes de vôo, mesmo sem entrar numa térmica se corta o "barato"?

Bem, não levem a mal minha indagação, é alguém querendo compreender as técnicas e teorias do Vôo Livre.

Abraços
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Como diria "Guilherme" meu filho(e seu idefectível "boneco cabeça de ovo Buzz Lightyear ") 8)

Ao o infinto e Além !!! :D

Osmar.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Riverfount,
De fato parece contraditório cortar o barato do modelo quando o mesmo está no meio de um lindo vôo. A questão é que não se pode ariscar, pois as térmicas não perdoam.
Voar modelos de competição se divide em dois momentos distintos:
O primeiro consiste em voar constantemente para manter o modelo bem trimado e pronto para competir. Nessa fase não nos importamos com a duração do vôo e sim com o refinamento da trimagem, que é muito sutil e feita com pedacinhos de papel e leves lixadas nos apoios das partes móveis. O ideal é fazer vôos curtos para ser produtivo.
No segundo momento, que é a competição, é quando queremos que o vôo dure os dois minutos exigidos pelo regulamento.
De qualquer forma, se bem trimado, qualquer vôo é lindo de ver, mesmo com a cortada de barato do DT.

Oldbox,
As mulheres sabem das coisas. Determinação é fundamental!

Pedro,
É isso mesmo. Só indo lá no Villa para ver como a coisa funciona e se ter noção do quanto o vôo livre é desafiador e gratificante.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:e85ba3ea04="Omar Grassetti"]Alvaro,

Realmente vôo livre não é coisa pra boiola. É isso aí. Perdeu? faz outro melhor![/quote:e85ba3ea04]

Quando terminei o Jaburu postei agradecimentos pro Beto pela hélice (aliás, se tiver outra vou precisar), pro Ricardão pela ajuda e pelo material do nariz (aliás se tiver outra vou precisar) e pro Omar pelas dicas, pelo pilão (aliás se tiver outra vou precisar) e pelo apoio psicológico durante a construção.

Agora agradeço ao Omar pelo apoio psicológico depois da perda.

Eu já tinha perdido um Roof Tramp (numa árvore), 2 CLGs um Vespinha e um Tuim (em térmicas).
Também já vi amigos perderem modelos em térmicas, em árvores e até no mato (Que nem o Chico do Omar na UCA).

Pra falar a verdade, na sexta passada eu cheguei em casa sem o Jaburu e com cara de duplicata vencida. A senhora Sala já foi dizendo: "Pode ir começando outro!"

Pô! É jogo duro! Pra falar a verdade dá uma desanimada, mas temos que tentar de novo.
Obrigado aos amigos (e à patroa) pelo incentivo!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

se o problema é só a hélice, já está resolvido :D :D :D :D :D :D Na próxima sessão de voo livre que eu for, me cobre...
Responder