Jaburu - Meu P30

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

A cara de duplicata vencida você se acostuma afinal voce é macho e persistente nao é? no máximo vai perder, perder e seguir perdendo e dai?

Explicando: Só consigo considerar o conceito de "perder o modelo em termais é normal" como uma fase do aprendizado que todo voolivrista passa, mas que supera ao aprender técnicas/sistemas mais eficientes e cada vez menos falíveis de determalização.
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Caro Sr. Yamin,
Ao telefone já ficou claro que esta sua resposta mau humorada não se refere a questões pessoais (as quais eu não suportaria e seria obrigado a pegar meu carro e ser macho o suficiente para ir até Cotia e tacar um beijo nessa sua careca lustrosa).
Então a questão é (como você mesmo disse) filosófica. Por que persistir em fazer um modelo VL e depois "Vai Perdê!!! Vai perdê!!!"
Daí caimos naquela velha dicotomia: VL x RC (ou estariamos falando de outra coisa?).
Assim como vi voolivristas perdendo modelos também vi planadoristas RC e aviãozistas e zaguistas perdendo e lenhando modelos.
Então a pergunta é: Como faz pra não perder, estragar, lenhar nossos modelos que custaram grana, tempo, dedicação, sonhos, etc?

A resposta nós sabemos.
Estamos num hobby extremamente técnico e às vezes perigoso (confesso que na única prova de mini térmicos que participei no TC fiz uma besteira e derrubei meu MT na avenida. Quando cheguei lá pra recuperar o modelo tinha um muleque numa bicicleta segurando o modelo de baixo do braço e um segurança da Tecnisa apontando um fusil pra ele. A verdade é que nessa hora deixei de ser macho e persistente e não participei mais de provas de MT).

A resposta é que não podemos folgar com segurança seja qual for a modalidade. Existem métodos velhos conhecidos para se controlar com segurança qualquer coisa que voe (menos pássaros) e nós é que negligenciamos.


Atire a primeira pedra aquele que nunca fez uma cagada!
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:ec13a1c8e1="Eduardo Yamin"]Explicando: Só consigo considerar o conceito de "perder o modelo em termais é normal" como uma fase do aprendizado que todo voolivrista passa, mas que supera ao aprender técnicas/sistemas mais eficientes e cada vez menos falíveis de determalização.[/quote:ec13a1c8e1]

Opa! Só vi isso depois que postei minha resposta.
Ia responder alguma coisa mas tô com sono.
Amanhã você vai ver viu Edu?
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

[quote:903738204a="Alvaro Sala"]... , pro Ricardão pela ajuda e pelo material do nariz (aliás se tiver outra vou precisar) e...[/quote:903738204a]Só não tenho o spinner, mas vou ter que fazer um para o Carcará e como dos tarugos de alumínio furados que tenho saem sempre dois, pode contar com ele.
O VL do VL não pode ficar sem um Jaburú.

Falando em DT que falhou, aconteceu também com o ALF durante a trimagem, por sorte a térmica não era muito forte e ele acabou descendo depois de uns 2 minutos no telhado da casinha do guarda.

A prova e as seções de trimagem dos P-30 me ensinaram duas coisas:
1 - O pavio tem que ser de confiança, para barbante comum a braza tem que chegar bem perpendicular no elástico para garantir que queime - estou agora usando o barbante trançado, como o do Omar, que achei aqui na Praça da Árvore - chamam de cordão mas já vi também como fieira de pião - ele desfia menos e parece mais seguro.
2 - O tempo de descida do ALF provou que o Omar está certo de usar os pavios pequenos, porque o tempo total de vôo pode considerar o tempo de descida - que no caso do ALF foi igual a metade do tempo até determalizar.

Boas térmicas...
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