F.A.Moth , Escafedeu-se! (A Grande térmica)

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Vôo Livre como qualquer tipo de vôo depende de vários fatores.
Da estrutura a sustentação,perfil de asa etc.
Mas peso é algo que define a viabilidade de um projeto seja "Rc" ou "Vl"
Uma bela contrução com o melhor perfil pesando igual a um "mamute"
não voa. :?
Não sei qual peso deveria ter esta construção mas os pesos que mostro agora são para se ter uma idéia de como esta e quanto pesa.

Em uma das fotos fiz uma "pilha maluca" com todas as peças 34.6 gramas
é possivel ?
Anexos
Tudo
Tudo
7do03 179.jpg (24.93 KiB) Exibido 9904 vezes
fuse c/nose
fuse c/nose
7do03 149.jpg (33.82 KiB) Exibido 9904 vezes
vert/estb
vert/estb
7do03 150.jpg (33.94 KiB) Exibido 9904 vezes
horizon/estb
horizon/estb
7do03 151.jpg (32.43 KiB) Exibido 9904 vezes
nose
nose
7do03 159.jpg (22.45 KiB) Exibido 9904 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

.....o elástico não é este mas para se ter uma idéa. :D
Anexos
hélice
hélice
7do03 161.jpg (31.98 KiB) Exibido 9902 vezes
elástico
elástico
7do03 163.jpg (28.73 KiB) Exibido 9902 vezes
rodas
rodas
7do03 155.jpg (36.54 KiB) Exibido 9902 vezes
Spiner
Spiner
7do03 002.jpg (26.59 KiB) Exibido 9902 vezes
asa completa
asa completa
7do03 012.jpg (26.43 KiB) Exibido 9902 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

A "coisa" esta mais ou menos neste pé!

Mensagem por oldbox »

Como não há detalhes da construção do "Moth" no fórum(exceto as dicas do Alex)
Meu balizador foi o "Asteroide do Omar" pela similaridade de construção.

No post tem várias dicas da entelagem a estruturação,é pura didática.
Se obtive algum sucesso foi olhando post como:Entelando a Asa do Chico,Asteroide,P30 do Beto Castrucci e por ai vai,para quem quiser se aventurar tenha certeza de uma coisa informação não falta!

Osmar.

Ps1:Para a semana :Entelagem(Ai mamãe tô frito)
Ps2:Se alguem por algum motivo tiver dúvidas na construção deste modelo faça contáto pois tenho fotos de todo o processo de construção
só não coloco aqui para não sobrecarregar o fórum que já nos faz o favor
de hospedar nossos post's,para as dúvidas em especifico analisaremos com os "féras" em outro tópico,utilizando fotos do processo que a gerou ok?
Anexos
Montagem2
Montagem2
7do03 025.jpg (27.96 KiB) Exibido 9906 vezes
Montagem3
Montagem3
7do03 028.jpg (32.46 KiB) Exibido 9906 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Construção de um verdadeiro Amador (ou amante do Hobby), a um profissional faltaria o carinho que este modelo está recebendo. Parabéns Osmar você promete um vololivrista de ponta.

Só para não ficar em branco, cole um pedaço de balsa em baixo dos pinos para a asa - quando for entelar precisa de alguma área para colar o papel. Outra coisa, o furos de alfinete na balsa não têm volta mas podem ser disfarçados pondo uma gota de água em cada um deles.

Quanto ao peso, qualquer coisa de 8g/dm² para baixo deixa o modelo na classe "vai perdê".

Abraço
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá OldBox,

Nossa, que modelo lindo... eu, que to iniciando no hobby fico babando nesses posts, primeiro o Jaburu (que o infinito o tenha :D ) agora esse teu modelo.

Onde consigo a planta! É, sou persistente hehe o Alvaro já me aconselhou a começar por algo mais simples..... mas qdo vejo posts como o seu não tem como não ficar todo eufórico em querer inciar com um modelo tão bonito!!!

Além da planta teria a lista de materiais? Sei lá, algo que eu já pudesse iniciar!!

Abraços
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Caramba...

Jura que é a primeira construção em balsa? Tá de sacanagem!
Imaginem o que ainda vem por aí... : )
Parabéns oldbox! O tópico tá muito bom, a construção tá linda, as fotos estão ótimas. Vou continuar acompanhando...
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:aa6ca9cdf9="Ricardão"]Construção de um verdadeiro Amador (ou amante do Hobby), a um profissional faltaria o carinho que este modelo está recebendo. Parabéns Osmar você promete um vololivrista de ponta.

Só para não ficar em branco, cole um pedaço de balsa em baixo dos pinos para a asa - quando for entelar precisa de alguma área para colar o papel. Outra coisa, o furos de alfinete na balsa não têm volta mas podem ser disfarçados pondo uma gota de água em cada um deles.

Quanto ao peso, qualquer coisa de 8g/dm² para baixo deixa o modelo na classe "vai perdê".

Abraço[/quote:aa6ca9cdf9]

Ricardo !
Com esta construção passei a entender alguns conceitos e a respeitar mais os simples conselhos que vocês dão e na hora em que "lemos" e não
nos damos conta da importância até construirmos nós mesmos. :shock:

Obrigado pelo incentivo ,só de participar já estou feliz e tenho certeza
que com as correções surgirá uma segunda construção mais aprimorada.
O que acho mais bacana é o que acontece quando você posta uma construção aqui e divide suas dúvidas:Todos ajudam! :D
Abraço Osmar.
Ps1:Me ajuda com a dica de colocar a balsa(pedaço) onde ?Não entendi o lugar ? ok? :oops:
Ps2:Dei muita risada com: Deixa o modelo na [b:aa6ca9cdf9]classe[/b:aa6ca9cdf9] "vai perdê".
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Dá uma olhada na foto, veja que tem madeira em volta dos pinos da asa e do arame do trem de aterrisagem - além de reforçar, servem para colar o papel.
Anexos
Fixação da Asa.jpg
Fixação da Asa.jpg (22.43 KiB) Exibido 6466 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:402df30a88="Riverfount"]Olá OldBox,

Nossa, que modelo lindo... eu, que to iniciando no hobby fico babando nesses posts, primeiro o Jaburu (que o infinito o tenha :D ) agora esse teu modelo.

Onde consigo a planta! É, sou persistente hehe o Alvaro já me aconselhou a começar por algo mais simples..... mas qdo vejo posts como o seu não tem como não ficar todo eufórico em querer inciar com um modelo tão bonito!!!

Além da planta teria a lista de materiais? Sei lá, algo que eu já pudesse iniciar!!

Abraços[/quote:402df30a88]

Bem vamos por partes! :D

Este é o link da planta do Herb Spatz's não é a que usei pois ganhei de um usuário do fórum,mas é a que o "Alepacau" usou para fazer o seu :
http://www.arts.ualberta.ca/~idesign/dec-03/dec-2003.html

Este modelo me encanta por sua similaridade com o "Pilatus porter" o famoso "PC6" gosto demais do estilo "stol" se você não lembrar é aquele que sempre aparece atualmente com paraquedistas(e as vezes mergulha com eles! :wink:

De uma olhada quanto tempo estou cadastrado,esta é minha primeira construção,não leve tanto tempo como eu construa mas vá de "Roof Tramp" é um exercício de conceitos tremendo ,vai ajuda-lo a começar
projetos mais delicados e tem post pra todo o material necessário .
O Ricardão fez o da hélice(belo tutorial)o Edu Yamim dá várias dicas sobre depron e o "Pai" da criança(projetista)o Alvaro detalha bem todas a manhas.
A planta :
http://www.e-voo.com/plantas/vl/imgs/rooftramp.zip

Assim que encarar a aventura de entelar e voar este modelo para finalizar este projeto concluirei este tópico com uma lista de materiais e demais detalhes e dicas que com certeza aparecerão no decorrer da construção.

Abração e Obrigado. :D
Osmar.

Ps:1 Não confunda modelo simples com pouca eficência um "Roof Tramp"
bem construido e trimado "desaparece" se não tiveres cuidado. :shock:
Ps2:O Alvaro tá certo !
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Assim sim! :D

Argora intindi! :D

É como dizem uma foto vale por (não sei como dizem)palavras.

Este post tá virando um belo tutorial ,obrigado Ricardo por enriquecer
e sanar dúvidas.

Abração Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Responder