Novo P-30 quase pronto

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Pedro Pithan
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Mensagem por Pedro Pithan »

É uma pena não poder ir também! Mas espero um dia o ver voando! Isso se uma térmica não o levar antes! hehehe!
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NORTON
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Mensagem por NORTON »

Omar,

Como assíduo leitor de seus posts, pergunto pois não resistí...

Com fazer esta fuselagem ???

Penso em enrolar balsa úmida em torno de um cabo de vassoura para dar formato, mas na hora da união, qual seu método, fazer um ângulo na partae que já está no cabo, sobrepor a balsa , colar, secar bem e lixar o que sobra para arredondar e depois fazer o mesmo ao contrário com outra peça de balsa, fechando opostamente á emenda inicial?

Lindo trabalho, sem comentários.

Abs

Norton
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:7bc09a9c7c="Omar Grassetti"]Para dar mais segurança, optei por determalizar a asa ao invés do estabilizador.[/quote:7bc09a9c7c]

Realmente.
Os P30 com 60g ou mais estão desaparecendo, imagina se ficar nas 50g.
Bota umas fotos com detalhes desse DT de asa.

Mais um modelo que não precisa assinar a planta.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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oldbox
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Mensagem por oldbox »

[quote:df52792cf7="Omar Grassetti"]Ainda falta fazer o nariz [/quote:df52792cf7]

Omar assim como o Norton preciso perguntar sobre o conjunto
que forma o nariz você postou estes "dias" a respeito o problema é que nem sempre dispomos destes materiais.

Tens alguma dica de confecção mais simples ?
Tenho receio de fazer algo muito simplista e não funcionar direito! :shock:

Abraço Osmar

Ps:Queria fazer um caprichado para meu "Hb"
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Norton,
O método de enrolar a balsa é exatamente como você descreveu.
Para quem não conhece o processo:
1- A balsa deve ser corte tangente ou A grain. Ou seja: não pode ser quarter grain e os veios deverm ser bem paralelos. A chapa não deve apresentar manchas escuras acentuadas ao ser observada contra a luz.
2- apoiar a chapa na quina da mesa e lixar em ângulo de forma que fique tangente à circunferiência interna da seção da fuselagem.
3- molhar a balsa com água morna durante alguns minutos (se a balsa for um pouco dura, o ideal é dopar a parte interna antes de molhar. Isso facilita a dobragem pelo lado externo não dopado.
4- enrolar a balsa num molde (cabo de vassoura de ferro funciona bem) fazendo com que a mesma se sobreponha ao lado lixado em ângulo. Enfaixar com faixa de farmácia e deixar secar até o dia seguinte.
5- retirar a faixa e colar com cola branca diluida,tomando cuidado para que a cola não exceda a emenda para não grudar no molde. Retirar do molde e limpar a cola que possa ter invadido o molde. Recolocar no molde e deixar secar por algumas horas prendendo a emenda com tiras de fita crepe.
6- lixar a emenda retirando o excesso e arredondando.
6- Entelar em espiral com a fuselagem ainda no molde.
7- Como você mesmo disse, para modelos maiores pode-se acrescentar mais uma chapa de balsa enrrolada sobre a primeira, fazendo com que a emenda fique do lado oposto à anterior.

No caso do P-30 uma única chapa de um milimetro é o ideal.

Alvaro,
Você tem razão. Acho que ficar dentro do peso é a próxima etapa. Confesso que não é nada fácil.
Depois eu posto fotos do DT de asa

Osmar.
O conjunto de nariz de P-30 já foi postado recentemente. Dá uma olhada nos posts anteriores (não lembro o nome do post). Mas na dúvida eu postarei fotos do nariz deste modelo assim que o mesmo ficar pronto.
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

O DT na asa funciona exatamente como no estabilizador
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dt1.jpg (14.12 KiB) Exibido 6069 vezes
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Testando o sistema
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Modelo com assinatura do Omar, leme duplo, nervuras diagonais... show de bola!!
e eu aqui em Rondonia e os meus p-30s parados na bancada... :(

DT na asa é o que os "experts" de p-30 mundo afora recomendam.
Por falar em nervura diagonal, percebi que as próprias não se "encontram" nos bordos (ataque e fuga) com as nervuras convencionais como normalmente se ve por ai. É por gosto ou tem alguma teoria?
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Mas... o que esse elástico do destermalizador soltará? O que ocorrerá na asa?
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Pedro Pithan
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Mensagem por Pedro Pithan »

A asa ficará com incidência negativa, isso traz o modelo para baixo!
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