Novo P-30 quase pronto
- Pedro Pithan
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- fhkawasaki
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[quote:c2b9d87292="fhkawasaki"]Isso....o DT dispara e o bordo de fuga sobe e o de ataque fica parado, bemmais seguro que determalizar apenas o estabilizador...imagina se uma obra prima dessas pega uma térmica monstro!! não há estabilizador determalizado que segure hueeuhe[/quote:c2b9d87292]
Hmmm.. ok, valeu Kawasaki! ^^
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Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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- Omar Grassetti
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Beto,
A estrutura geodésica irregular é muito usada em Wakfield e Coup d'Hiver desde os anos 60 e 70. Todos os modelos do Bob White usavam esse sistema, que proporciona três vantagens: 1- diminui o intervalo entre as nervuras diagonais na parte frontal ajudando a manter o perfill; 2- o cruzamento das diagonais coincide com o ponto mais alto do perfil. Nesse ponto a longarina funciona como turbulador justamente a 40% da corda, que é um ponto adequado para a localização do segundo turbulador. Dependendo do resultado dos testes de vôo, a asa poderá ser acrescida posteriomente dos dois turbuladores a 5% e 40%, o segundo colado exatamente sobre a longarina mencionada; 3- o cruzamento das diagonais cincide com a parte mais espessa do perfil, aumentando a resistiencia estrutural.
Sobre o DT na asa
Lendo os artigos publicados na Free Flight Quarterly, ficou bastante claro que esse é o sistema mais seguro para determalizar um P-30. Acho que vale a pena testar para ver no que dá.
Norton,
Achei incrível como a sua intuição matou a charada da construção da fuselagem tubular. Esse método é muito usado e não é criação minha. Fiz a primeira ainda nos anos 70 seguindo um artigo de uma Aero Modeller Annual da época. Funcionou muito bem e adotei o sistema.
A estrutura geodésica irregular é muito usada em Wakfield e Coup d'Hiver desde os anos 60 e 70. Todos os modelos do Bob White usavam esse sistema, que proporciona três vantagens: 1- diminui o intervalo entre as nervuras diagonais na parte frontal ajudando a manter o perfill; 2- o cruzamento das diagonais coincide com o ponto mais alto do perfil. Nesse ponto a longarina funciona como turbulador justamente a 40% da corda, que é um ponto adequado para a localização do segundo turbulador. Dependendo do resultado dos testes de vôo, a asa poderá ser acrescida posteriomente dos dois turbuladores a 5% e 40%, o segundo colado exatamente sobre a longarina mencionada; 3- o cruzamento das diagonais cincide com a parte mais espessa do perfil, aumentando a resistiencia estrutural.
Sobre o DT na asa
Lendo os artigos publicados na Free Flight Quarterly, ficou bastante claro que esse é o sistema mais seguro para determalizar um P-30. Acho que vale a pena testar para ver no que dá.
Norton,
Achei incrível como a sua intuição matou a charada da construção da fuselagem tubular. Esse método é muito usado e não é criação minha. Fiz a primeira ainda nos anos 70 seguindo um artigo de uma Aero Modeller Annual da época. Funcionou muito bem e adotei o sistema.
- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Pesos do modelo já dopado.
Asa: 13 g
Estabilizador + lemes: 4,5 g
Fuselagem + pilão: 12,75
Hélice Peck: 5,5 g
Total: 35,75
Sobram 4,25 g para o bloco do nariz
A Hélice Czeca pesa 7,25 g, restando somente 2,5 para o bloco do nariz
Isso sem considerar que o peso do modelo vai diminuir com a evaporação completa do thinner
Asa: 13 g
Estabilizador + lemes: 4,5 g
Fuselagem + pilão: 12,75
Hélice Peck: 5,5 g
Total: 35,75
Sobram 4,25 g para o bloco do nariz
A Hélice Czeca pesa 7,25 g, restando somente 2,5 para o bloco do nariz
Isso sem considerar que o peso do modelo vai diminuir com a evaporação completa do thinner
Beleza Omar, parabéns; vai chegar lá ou muito perto o que na prática vai dar o mesmo resultado - usar 4 tiras de 1/8" que aguenta até 2000 voltas e deve dar perto de um minuto de corda.
Se a sua hélice tcheca é a amarela Igra, de uma olhada nos artigos do Free Flight Quarterly - parece que não vale a pena utilizar a hélice Igra no lugar da Peck para esse modelo.
Se a sua hélice tcheca é a amarela Igra, de uma olhada nos artigos do Free Flight Quarterly - parece que não vale a pena utilizar a hélice Igra no lugar da Peck para esse modelo.
- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Obrigado Ricardão,
De fato 4 tiras de 1/8 deve ser o ideal para as características do modelo. Para o caso de vento mais forte fica a alternativa de 6 tiras para aumentar o torque.
Analizei visualmente a hélice Czeca (deve ser a Igra) e pude constatar que a mesma tem passo maior do que a Peck. Com passo maior e menos área de pá, essa hélice é mais indicada para velocidade e consequentemente mecha com mais torque. Vou testa-la no Meteoro e usar uma Peck neste modelo. Com isso ainda vou lucrar 1,75 gramas de peso que são os pesos aproximados dos retentores. Se bobear vou acabar tendo de lastrear o modelo. Se isso acontecer, o peso do lastro será usado para fazer a trimagem no estilo do Bob White, que fazia a trimagem fina afastando o peso a partir do CG inicial até o modelo chegar no pré estol.
De fato 4 tiras de 1/8 deve ser o ideal para as características do modelo. Para o caso de vento mais forte fica a alternativa de 6 tiras para aumentar o torque.
Analizei visualmente a hélice Czeca (deve ser a Igra) e pude constatar que a mesma tem passo maior do que a Peck. Com passo maior e menos área de pá, essa hélice é mais indicada para velocidade e consequentemente mecha com mais torque. Vou testa-la no Meteoro e usar uma Peck neste modelo. Com isso ainda vou lucrar 1,75 gramas de peso que são os pesos aproximados dos retentores. Se bobear vou acabar tendo de lastrear o modelo. Se isso acontecer, o peso do lastro será usado para fazer a trimagem no estilo do Bob White, que fazia a trimagem fina afastando o peso a partir do CG inicial até o modelo chegar no pré estol.
- Eduardo Yamin
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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Os outros fórums agente lê, mas esse fórum de vôo livre agente DEGUSTA com todos os sentidos, graças à esses espetáculos.
Gostaria de experimentar essa técnica com uma fuselagem de Minitérmico, porém mais fina, talvez usando um taco de golf que tenho jogado aqui.
Gostei como o BAs das nervuras diagonais não se encontram, isso deve dar alguma flexibilidade na asa, coisa que é até desejável já que as diagonaiss travam demasiadamene todo o conjunto deixando-o mais suscetível à quebras por esse mesmo motivo.
Gostaria de experimentar essa técnica com uma fuselagem de Minitérmico, porém mais fina, talvez usando um taco de golf que tenho jogado aqui.
Gostei como o BAs das nervuras diagonais não se encontram, isso deve dar alguma flexibilidade na asa, coisa que é até desejável já que as diagonaiss travam demasiadamene todo o conjunto deixando-o mais suscetível à quebras por esse mesmo motivo.