Electric Shock em Isopor e Pluma

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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naldin
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Electric Shock em Isopor e Pluma

Mensagempor naldin » 16 Abr 2008 21:52

Fizemos uma cópia em isopor do famoso Electric Shock da Precision Aerobatics.
http://www.precisionaerobatics.com/product_item.aspx?prodID=1081

O modelo foi feito com isopor para a asa, e pluma 5mm para a fuselagem, na fuselagem foram usadas duas chapas de pluma em sanduiche, nas partes moveis foram usadas apenas uma chapa.

O modelo ficou muito bom em vôo, um vôo parecido com o de um Shock Flyer. Nunca voei o Electric Shock original, mas creio que ficou bem próximo. Consegui executar todas as manobras que executo no Shock Flyer com facilidade nele, com uma vantagem dele "cortar" melhor o vento, não balança tanto quanto um Shock Flyer.

Porém é um modelo mais pesado, o peso também ficou ótimo, só as peças em isopor e pluma antes da montagem ficaram com 150g, contra 195g do original, pronto para o vôo com a bateria ele ficou com 380g. Um detalhes que pretendemos melhorar no próximo é o peso de cauda, ele ficou com um pouco de peso de cauda que foi compensado com um chumbo de 35g na frente para este primeiro vôo, o próximo estamos estudando como aliviar peso na cauda.

Para deixar a fuselagem firme, usamos ao longo dela na parte de baixo, duas varetas de fibra de fidro 2mm em paralela colada com epoxi, que podem ser visualizadas nas fotos que detalham o receptor e servos, não deu a resistencia desejada, mas não atrapalhou em nada o vôo. Em breve postaremos um vídeo.

Setup:

* Motor E-Max CF 2822
* Speed TowerPro Mag8 - 18A
* Servos GWS Naro
* Receptor Berg Micro Stamp 4L
* Bateria Thunder Power 3S - 1320mA

As fotos estão no link abaixo, não tive como fazer um vídeo ainda, mas assim que puder posto aqui.
http://acamg.blogspot.com/2008/04/electric-shock-de-isopor.html
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Mensagempor leosusse » 16 Abr 2008 22:31

Muito bonito o modelo!!
parabénss!!!!



Aguardo o vídeo!!!

Será que poderiam tirar umas fotos 3 vistas dele?

queria fazer algo semelhante!

Obrigado!

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Mensagempor naldin » 17 Abr 2008 20:24

Leo, estou vendo a possibilidade de fazer uma planta, nada muito detalhado, um esboço mesmo. Esqueci foi de postar o video do corte da asa.
http://www.youtube.com/watch?v=hx8bNQp9w0Q

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Mensagempor leosusse » 17 Abr 2008 20:45

Nossa Ronaldo!(?) Uqe show essa asa hem! muito bem cortada!Parabéns!

Sobre a planta, se você quiser, me mande umas fotos com 3 vistas, que posso fazer um esboço!

Até mais

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Mensagempor Guilherme Ch » 17 Abr 2008 22:58

era um shock deste que estava procurando para fazer, todo em P0 sem muito empenho :D
tambem quero as 3 vistas se possivel. obrigado!

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Mensagempor naldin » 18 Abr 2008 12:38

Ótimo! Vamos fazer o seguinte então, devo começar a construir outro amanhã, então assim que puder tiro as fotos e te envio, ok? Qualquer coisa me adiciona ai no msn ou Skype, Skype é: naldin

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Mensagempor naldin » 19 Abr 2008 13:47

Pessoal, seguem as medidas:
http://acamg.blogspot.com/2008/04/medidas-do-electric-shock.html

Clique nas imagens para ampliar.

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Mensagempor leosusse » 19 Abr 2008 14:50

Ótimo! hoje anoite talvez comece a `digitalizar`este modelo, se importa?
Ai posto aqui com os devidos créditos :D

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Mensagempor naldin » 19 Abr 2008 16:50

Hehe... claro que nao, fique a vontade. Vou ficar aguardando...

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Mensagempor Guilherme Ch » 19 Abr 2008 17:31

obrigado por postar as medidas, só uma coisa que eu mudaria no projeto, talvez o bico dele pudesse ser um pouco maior, para nao ter problemas com CG. como teve que usar chumbo!

e para o meu caso, que nao tenho dual rate, uso um 4yf, assim nao ficaria com excesso de resposta de comando? achei grandao os ailerons hehe

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Mensagempor leosusse » 19 Abr 2008 23:00

Ae Aee!

Desenhei agora uma plantinha baseando em suas medidas Naldim.
Fiz algumas adaptaçoes ok?
Principalmente, na forma de encaixe o profundor, acredito que desta forma ficará mais fácil para fazer em depron.

Gostei muito da sua iéia de aumentar o bico Guilherme!
na plantinha, coloquei as duas opçoes, em vermelho,o bico original, e em preto, o novo, um pouco mais longo.

Sobre a questao de diminuir os comandos, nao valeria a pena fazer mecanicamente mesmo? ( link no furo do braço do servo: mais próximo do servo, e no horn ao contrário.)

Qualquer hora faço um destes! :D

Abrax!
Anexos
Electric Shock PA.zip
(19.78 KiB) Baixado 389 vezes

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Mensagempor naldin » 19 Abr 2008 23:02

Guilherme, boa idéia acho que só deixando o motor na ponta da fuselagem ao invés de ficar na cavidade já vai ajudar bem. Triste que agora já cortei as cavidades, :( .Sobre os comandos, realmente ele fica com muito comando, principalmente de aileron, usei 70% do volume que vai até 120%, quase metade. Comecei testanto em 100%, mas fica muito bravo. Seu caso que não tem controle de volume e nem dual rate, será necessário fazer pelas linkagens, furos mais centrais nas borboletas de servo, e mais externos nos horns. ;)

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Mensagempor Guilherme Ch » 20 Abr 2008 17:00

leosusse ficou legal a planta, cortes bem simples de fazer.
estou entre fazer de isopor ou depron na fuzelagem, quero deixa-lo o mais leve possível, nao passando de 80g sem eletronica. longarinas de carbono.
se nao rodar o blue com 2s e 10x4.7 terei q apelar para um motor mais pesado e usar 3s.

abraços, parabens pelo tópico...

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Mensagempor leosusse » 20 Abr 2008 17:36

Isso ae Guilherme!!!
Se ficar leve assim, vai ficar demais!!!
Oque acha de virar o blue com 3s mas com 8x4 ou 9x5 (ele fica um cavalo com 9x5) acho que casaria legal com uma 3s de 600-800mah e uns 15C
continuaria leve!

Nunca usei o blue com 2s+10x4.7...

o meu, também tenho essa dúvida de fazer em qual material...
acho que farei em depron mesmo...

até mais

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Mensagempor naldin » 20 Abr 2008 19:29

Leo, a planta ficou bacana demais, parabéns!!!
Sobre o peso, acho difícil ficar com menos de 80g, só a asa se não me engano foi isso, vou confirmar e informo. Só não sei qual isopor usei nela, é um um pouco mais denso que esses que esses fáceis de achar em papelarias.

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Mensagempor Guilherme Ch » 20 Abr 2008 19:50

eh naldin, uso P3 em meus aeros eh 10x mais pesado q P0
vou fazer todo em P0 mesmo.
vo te q compra uma 3s, as que eu tinha uma nao ta segurando carga e a outra inchou uma celula e transformei pra 2s.
quando terminar o aero vejo se ha necessidade de 3s.
tenho varias 2s aqui, 340mah, 720mah, 850mah, e 1000mah. e nenhuma 3s.. q raivaa..

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Mensagempor RafaelGC » 20 Abr 2008 21:52

dá pra aprender a voar num destes ou num extra 300?
acho muito legais esses modelos e parecem um tanto simples de fazer pq ele nao tem parte interna, apenas um ''perfil''

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Mensagempor Guilherme Ch » 21 Abr 2008 00:17

Rafael, ele nao é indicado para aprender.
voce pode fazer um treinador perfilado deste modo de construção igual aqueles que vendem em feiras o Peninha.
aqui no forum um colega ja fez um piper deste modo pesquise por "perfilado" que deve encontrar alguma coisa!

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Mensagempor naldin » 21 Abr 2008 01:44

Guilherme, confirmado a asa deu 75g. Rafael, esses aeros são bons para treinar manobras, depois que se aprende a voar, vai na dica do Guilherme, é sem duvida a melhor opção.

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Mensagempor Guilherme Ch » 21 Abr 2008 01:51

naldin deu 75g em P3 ?
se for iso em P0 vai fica umas 30g somente o corte

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Mensagempor naldin » 21 Abr 2008 12:43

Isso que não sei, não sei qual é o que usei, mas você não acha que P0 ela vai ficar muito frágil?

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Mensagempor Guilherme Ch » 21 Abr 2008 13:25

acho que por eu colocar o tubo de carbono de longarina e ser um perfil grosso nao fique fragil, vou fazer os gabaritos para o p0 quando tiver uma eletronica potente uso o gabarito no p3.

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Mensagempor naldin » 23 Abr 2008 02:18

Se você pretende colocar a fibra ai não tem problema, depois de cortada da pra decidir entre colocar ou não.
Ontem eu passei na loja que comprei o isopor, segundo o vendedor é [b:721cb007c3]P2[/b:721cb007c3]. Fiz uma mudança para a fixação do motor, assim ele ficou mais a frente e ganhou mais resistência.
Anexos
IMG043a.JPG
Agora
IMG043a.JPG (39.31 KiB) Exibido 8578 vezes
DSC04185a.JPG
Antes
DSC04185a.JPG (28.18 KiB) Exibido 8578 vezes
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Mensagempor naldin » 27 Abr 2008 22:23

Pessoal, segue um vídeo e umas fotos já de outro, esse consegui ajustar o CG deixando o motor mais a frente e abrindo alguns buracos na fuselagem. Uma pena que um vôo depois desse vídeo o servo do leme parou de funcionar, ai não deu para filmar mais, e eu já estava acostumando com o vôo dele. :(
http://acamg.blogspot.com/2008/04/fotos-e-videos-do-electric-shock-pa.html


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