perfis

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Vejam
Anexos
vejam a diferença entre esses dois perfis...um althaus e o outro AG16...vejam como o de cima possui muito mais sustentação e ambos sem graus no angulo de ataque.
vejam a diferença entre esses dois perfis...um althaus e o outro AG16...vejam como o de cima possui muito mais sustentação e ambos sem graus no angulo de ataque.
perfis.GIF (4.12 KiB) Exibido 7120 vezes
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:eaa2ecd129="sandro_ventania"]Erick,

Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso![/quote:eaa2ecd129]

Usar um perfil diferente na ponta é o que se chama de washout aerodinâmico. Por exemplo, colocar na ponta um perfil simétrico, ou menos assimétrico que o da raiz... e assim por diante.
Quanto a reforços, realmente concordo que, quando se voa encosta, peso não costuma ser um problema. Mas quando vc já faz um projeto com uma boa aerodinâmica, com uma superfície bem limpa etc., mesmo assim às vezes precisa de lastro. Veja a halfpipe: [url]http://www.northcountyflyingmachines.com/halfpipe.htm[/url]. Eu já fiz uma destas, e dá pra construir ela com 500g tranquilamente, mesmo sendo reforçada, e com chumbo na frente para dar CG. Mesmo sendo bem limpa aerodinamicamente, esta asa não anda tão bem com este peso. Na verdade, a brincadeira começa nos 700g, com ela (que tem 1,22m de envergadura), e muita gente voa ela com 1kg!!!
Mas concordo plenamente que é melhor fazer a asa mais reforçada que ficar enchendo de lastro. Prefiro construir half pipe já com 700g, mas bem mais forte para o caso de um pouso não muito bem feito heheheh, ou mesmo de uma colisão aérea (ou que vai ser grave, já q ela costuma voar a mais de 60km/h)

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

mais testes.
Anexos
agora os corredores
agora os corredores
RG14.GIF (2.95 KiB) Exibido 7113 vezes
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
panapira
membro
Mensagens: 593
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 3:54 pm

Mensagem por panapira »

algum tem o fc19??

sandro tem como fazer um comparativo do FC19 com um AG36


dois perfis usados nos MT
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Panapira, infelizmente o meu profili não tem nenhum desses dois...se alguem souber onde encontrar esses perfis e como incluir na biblioteca do profili eu agradeço!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

O AG36 eu já achei e inclui no meu profili, falta agora o FC19...alguem sabe onde tem?
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

sandro onde você faz os testes destes perfis.. achei legal o resultado!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

procura o FC-19 aqui no forum, lembro que o Alexandre Cruz postou aqui tempos atrás.
Mas já aviso que é um perfil difícil de construir em Balsa. No isopor ainda dá, mas fica bem fininho. Eu cortei uma asa de isopor com ele, de 17cm de corda. Cortei na CNC. Ficou com 12mm de espessura máxima...

Abs

Eric
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Aqui.
no caso eu salvei a tela e recortei só o perfil pra postar aqui.
Anexos
teste pressão
teste pressão
profili.JPG (15.48 KiB) Exibido 6933 vezes
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

cortei uma asa para planador de 1,6m sendo 20cm raiz e 17,5 nas pontas.... perfil EPPLER 205.... Se não me engano li uma ver que o Cebola utilizou esse perfil num de seus planadores e achou satisfatório........vou tentar!!
Alguém já usou esse perfil?? senão me engano é usano em slope :roll:
freq. 72830
ch 52
Responder