esquema eletrico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

esquema eletrico

Mensagem por sandro_ventania »

olá amigos,

Onde consigo o esquema eletrico do tx hitec focus 3FM?
É que tenho usado ele no simulador e descobri que o consumo dele é maior, sem o cristal, do que com o cristal...pode isso?
Como pra mim isso não é normal, gostaria de dar uma olhada no esquema dele...vai ver que os grandes engenheiros da hitec fizeram os circuitos de transmissão operando em classse A ... quando
é possivel e normal para FM, operar em classe C.
Se alguem souber alguma dica, agradeço!
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal...pena que ninguem sabe onde encontrar esses esquemas...
analizando a placa, identifiquei a linha de alimentação do driver e do PA...abri essa linha e o consumo de 180mah caiu para 35mah...já é um grande progresso! vou colocar uma chave no radio para que eu possa ligar e desligar quando usar ele no campo e no simulador.
mais ainda acho que o circuito pode ser melhorado...descobri que a hitec usa um transistor pra 27mhz nesse radio que trabalha em 72mhz...funciona...mas não é o ideal...sem falar no tipo de polarização que pra mim está equivocada...a não ser que aja um dado que eu desconheça.
Alguem sabe me dizer? alguem teria alguma dica ou sugestão?

ps: o focus 3FM não possui saida para simulador...tive que criar essa saida...quem tiver esse radio e quizer usar no simulador é só dizer que eu ensino. fica igual JR.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Poxa...sabe que é muito chato, abrir um topico em um forum com centenas de integrante e todo mundo desprezar o topico nosso...mas tudo bem, vamos lá...
Resolvi o meu problema...após alterar o projeto...deixei o mesmo como manda a boa técnica...
agora retirando o cristal tenho 60mah de consumo e com o cristal no lugar vou para 180mah como preconiza o manual...
Como podem ver...engenheiro é humano e tambem erra!! Mas eu que sou um Zé ninguém, conserto ! Pelo menos esse que foi facil, só deu trabalho o fato de ser SMD.
Como ninguem leu esse topico...fica as minhas palavras registradas para a posteridade!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sandro, se ninguém respondeu é porque provavelmente ninguém tenha o esquema do aparelho. Aliás, muito dificil de obter, e geralmente mudando com frequencia, pois a constante redução de custos ocasiona mudanças frequentes nos aparelhos de um lote para outro....
Eu li seu tópico, e a menos que você o tenha lido outras 64 vezes, mais gente o leu... heheh... Mas realmente, esse tipo de informação é sigilosa...
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

Fica ruim opinar sem ver o circuito, não tem o esquema nem mesmo um rascunho.

Mas você poderia colocar uma chave para interromper a alimentação +B de toda a parte de RF, mas já que resolveu tudo bem.



Um abraço!!!
Responder