Novo P-30 - Leribi 2

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

A asa determalizada.
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DT-2.jpg
DT-2.jpg (16.67 KiB) Exibido 7977 vezes
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Pedro Pithan
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Mensagem por Pedro Pithan »

Omar, respeitandando a sua INCRÍVEL HABILIDADE e lhe digo o seguinte: NÃO HUMILHA!!! hehehe brincadeira Omar! Tá simplesmente magnifico! Espero no futuro trabalhar com a balsa tão bem como você!

Abraço, nos vemos assim que eu achar umas chapas de balsa que prestem! hehe
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Legal Omar,
Você fez uma nova fuselagem e usou a mesma asa, estabilizador e lemes do leribi original?
Consegui reduzir o peso?
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Pithan,

Fico feliz em saber do seu interesse pela construção com balsa. Acredite, é muito mais simples do que parece. Só precisa de um pouco de prática, mais nada.

Está mesmo dificil achar balsa leve no momento. Temos que ter um pouco de paciência e esperar a liberação das novas remessas.
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Matheus aereo
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Mensagem por Matheus aereo »

E a planta?
Alias.....
Que belezura de modelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Alvaro,

As alterações do modelo 2 foram:
Perfil NACA 4406 modificado (era Göttingen 335).
Pequena diiminuição das áreas da asa e do estabilizador.
Aumento do coeficiente do volume de cauda de 1.2 para 1.4 com consequente atrazo na posição do cg para mais ou menos (ainda não aferi) 75%
Fuselagem tubular.
Asa geodésica.
Determalizador na asa

Consegui reduzir bastante o peso.
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Matheus,

A planta somente depois que os testes de vôo terminarem.
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oldbox
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Mensagem por oldbox »

Apesar de "entender" o efeito,eu sempre me perguntava o que prendia
a asa depois de "determalizar" ?

Com estas excelentes fotos ficou claro como é feito,e como você sempre comenta Omar o processo é "simples"(apesar de o seu estar caprichado uma "barbaridade"!!! :shock: )o primeiro elástico traciona o bordo de fuga
para cima "freando" o modelo assim que o segundo elástico é queimado pelo pavío,aquele "cabinho" (acho que linha de pesca) embaixo da asa
limita o ângulo de "elevação e prende a asa no encaixe do pilão.

Apesar de parecer óbvio fiz questão de descrever o processo para confirmar todos os passos.

É isto Omar ?

Abraço Osmar.

Ps :Ainda tô na dúvida de como o pilão é preso no tubo é "colado" ?
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
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delgado
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Mensagem por delgado »

eu aqui tentando fazer uma asa em isopor e achando que estava ficando bom.

volto já, vou botar fogo em tudo!

parabéns.
Criando coragem para pilotar o TREX
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Osmar,
É isso mesmo! O DT funciona exatamemnte como você descreveu.

Calma Delgado! Não precisa botar fogo em nada.
O isopor é uma espuma e construir com espuma tem muitas limitações. Não se pode comparar uma construção em balsa com uma de isopor ou depron. Sua asa de isopor deve estar ótima. É preciso considerar o limite do material para se julgar a qualidade do trabalho.
Acho muito legal a sua preocupação com a qualidade. Isso é fundamental para se evoluir no aeromodelismo ou em qualquer outra atividade.
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