Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Se puder postar aqui os dados será muito útil! Esse motor é perfeito para a conversão de um modelo 46 glow para elétrico, com a vantagem de usar hélices menores (10 x 7 - 11 x 7) e ainda por um bom preço!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4948
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carlosm
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Re: Tabela de Equivalência Glow / Elétrico

Mensagem por carlosm »

[quote:50a704cab4="caioect"]Segue uma tabela de equivalência glow/elétrico para uma relação de 250W/kg (Modelos Treinadores/Esportivos)!


Glow 2t / Peso / Área / C. Allar / Potência / Motores elétricos

0.049 / 500g / 18dm2 / 27g/dm2 / 125W / Emax 2812/2822, Emax 2210, Emax 2215-25, KD 22-10S, TP 2410, AXI 2212, Park BL400

0.10 ./ 800g / 22dm2 / 36g/dm2 / 200W / Emax 2215-20, KD 22-15M, KD 22-20L, TP 2409, AXI 2217, Park BL450

0.15 / 1000g / 24dm2 / 42g/dm2 / 275W / Emax 2810, TR 35-30, KD 36-28S, TP 2908, AXI 2808, Park BL480



0.20 / 1400g / 29dm2 / 48g/dm2 / 350W / Emax 2815, TR 35-36, KD 36-16M, TP 2915, AXI 2814, Power 10

0.25 / 1600g / 33dm2 / 51g/dm2 / 400W / Emax 2820, TR 35-42, KD 36-12L, AXI 2820, Power 15

0.40 / 2000g / 37dm2 / 54g/dm2 / 500W / Emax 2826, TR 35-48, KD 36-12XL, AXI 2826, Power 25

0.46 / 2500g / 42dm2 / 57g/dm2 / 625W / Emax 2832, TR 42-50, TR 42-60, TP 3520, AXI 3520, Power 32

0.52 / 2800g / 46dm2 / 60g/dm2 / 700W / Emax 4020, TR 50-55, KD 50-12S, TP 4120, AXI 4120, Power 46

0.60 / 3300g / 52dm2 / 63g/dm2 / 825W / Emax 4030, TR 50-65, KD 50-14L, TP 4130, AXI 4130, Power 60


Observação: Para uma boa relação empuxo / velocidade de vôo, a tensão do pack a ser utilizado deve estar de acordo com o Kv do motor!


Abraços,

Caio[/quote:50a704cab4]

O proprio fabricante indica os power pela relação numerica com os glow motores:
para 0.10 http://www.modelflight.com.au/manuals/pdf/eflite/EFLPower10Instructions.pdf

para 0.40 http://www.modelflight.com.au/manuals/pdf/eflite/EFLPower46OutrunnerInstructions.pdf
_________________

.10 = power 10
.15= power 15
.25 = power 25
.40 = power 40 .46 = power 46
.60 = power 60 aqui manteve o power 60 ??

Não sei quanto a peso, pois, tenho um treinador avistar com OS40LA, tem 2,65 kg f faz varias manobras em voo e até hoje não ví a necessidade de um motor mais forte.
O que precisava na tabela seria um comparativo com os tipos de aviões ,pois no caso dos treinadores esta diferença está com uma diferença de 30% e o avistar não é um treinador travado, pois tem asa semi-simetrica.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Lembrar sempre...

Uma coisa é pegar um aero projetado e montado para glow e instalar um motor eletrico, ele vai ter que levantar todo o peso extra necessario para tal, outra é pegar um aero do tamanho de um glow ou montar já pensando em fazer eletrico.... vai ficar mais leve.

Só o trem de pouso de aluminio 3mm(alguns de 5mm) da maioria dos modelos com roda semi pneumatica de 2"" ou 3"", parafuso, bequilha dianteira (se for esse o caso) e tudo mais pesa um absurdo.

Muito disso foi pensado por causa do peso do proprio avião, mas já vi trem de pouso de carbono que é um nada de peso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Ricardo_BH
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Mensagem por Ricardo_BH »

Boa iniciativa Caio.
Creio ser bem importante tambem termos alguns motores com bateria e helice correta para conversão.senão o amigo pode comprar uma bateria bem aquem do esperado.a questão do esc tambem é fatal.e se for usar LIFe tem que setar para metal hidreto.
bom..ja temos então 2 combos garantido completo e testado :

tower 3520-6 , com bateria 5s de 4000mha e helice 10,5 x7..so falta saber o consumo.

Meu 50-55 400kv com helice 14 x7(apc style), ta dando com 6s lipo 3200:

680 watts e apenas 30 amperes de consumo.quer dizer se usar uma de 4000mha vai fazer 3 voos de 10min.eu uso esse motor num kadet signorita treinador.peso total voando 2,4 kilos.como eu gosto de velocidade vou testra com uma helice 12x12 apc, mas temo que o consumo va para as alturas.Eu garanto que anda como um 46.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Estou acrescentando no ínico do tópico algumas configurações que já foram testadas com sucesso!

Seria interessante medir também a rotação dos motores... assim teremos um conjunto completo com todos os parâmetros.

Os motores da e-flite estão super dimensionados com relação a numeração! Por exemplo o power 15 equivale em potência a um motor glow 25 2t e dependendo do caso até mais. Eu mesmo verifiquei isso com o motor Emax 2820-07 que possui as mesmas especificações do Power 15!

Com LiPO 4s, Hélice APC 11 x 5,5E, o Emax 2820 consome 40A, potência 560W, rotação 11000rpm, p.s. 88km/h, empuxo 2kg!!! Isto está mais para um 40 2t!

Mesmo com LiFe 4s (~LiPO 3s), hélice APC 12 x 6E consome 34A, potência 380W, rotação 7900rpm, p.s. 72km/h, empuxo 1,7kg! Certamente equivale a um 25 2t bem potente!!

Provavelmente isso é jogo de mercado da E-flite... você com pra um motor para um modelinho 0.15 e sai voando como um 0.25 ou 0.40!!! Ahueuehaha!!!!

Segue os link com os testes no Emax 2820-07:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26321

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35883
Ricardo_BH
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Mensagem por Ricardo_BH »

esses emax sao muito gastoes..40 amperes é demais..
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stefanletzow
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Mensagem por stefanletzow »

0.10 ./ 800g / 22dm2 / 36g/dm2 / 200W / Emax 2215-20, KD 22-15M, KD 22-20L, TP 2409, AXI 2217, Park BL450


Aprovado!! Eu voava um Edge .10e da Hobbycity de balsa com um KD 22-15M e helice 10x5 e pelos meus calculos nao passava de 17A e ja voava muito bem.
Nunca pesei, mas devia estar com quase 700g.

Motorzinho nota 10!

Precisei de mais peso no nariz para melhorar o CG e ao inves de colocar chumbo coloquei um motor mais forte, um Scorpion 3008-22 com 11x5,5. Ficou melhor ainda, deve estar agora na casa dos 21A o motor, 220 Watts aproximadamente.
Da para colocar ainda uma 12x6 ai sim vai ficar o bixo, mas estou esperando a helice chegar.
Isso que nem cheguei a 250Watts ainda, sendo que o motor suporta 450Watts, mas nesse caso so com 4S.
Ricardo_BH
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Mensagem por Ricardo_BH »

o kd 22-20 com certeza bate com um .10 ou .12 sem sombra de duvida.motor muito economico ,usando lipo 3s,com helice 10x5 consome 20 amp e puxa 1 kilo de força gerando 250 watts.incrivel que acompanhei glow .40 com esse motor.essa é uma indicação nota 10.
é o melhor motor que ja tive em toda minha vida.

acho que pode colocar ele como substituto do .10
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Magneto
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Mensagem por Magneto »

Valeu Caio... parabéns pela iniciativa... Adoro um glow convertido, principalmente os acima de 3kg.

Eu não estou conseguindo respirar, mas gostaria de ampliar sua lista com os motores MT que são os que mais vôo. Vou tentar te enviar ainda esta semana.

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
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caioect
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Mensagem por caioect »

O KD realmente é um bom motor! Possui máxima eficiência de ~80%! É potente e muito econômico!!!

Ricardo e Stefan, Vocês já testaram o KD 22-12M e o KD22-20L com uma APC 8 x 6E? Acredito que é uma boa hélice para ambos motores... Baseado nos testes do Miljenko da Hobbycity ambos motores com APC 8 x 6E devem gerar ~200W, velocidade ~90km/h e empuxo ~800g.

Magneto, Posta aqui os dados que acrescento na lista!
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