Novo esportivo elétrico e novas baterias
- alexcmag
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Novo esportivo elétrico e novas baterias
Depois do Tesla Roadster ( http://www.teslamotors.com/ ) parece que os carros elétricos agora vão "engrenar", mesmo sem ter câmbio...
O Lightning GT faz de 0-100Km/h em 4S e percorre 320Km com uma recarga de 10 minutos: http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/282-25.htm
Mas o melhor de tudo são as baterias, que eles chamam de NanoSafe. Algo como uma A123 muito melhorada, vida útil de mais de 12 anos e mais de 15 mil cargas
[quote:6ac87613e8]
SAFER - NanoSafe™ batteries use nano titanate materials instead of graphite which makes them far more thermally stable - there are no toxics or heavy metals used in NanoSafe™ batteries.
LONGER-LASTING - NanoSafe™ batteries have a life expectancy of 12+ years, versus the 3-5 year usable life of other batteries. NanoSafe™ can retain up to 85% charge capacity after 15,000 charges.
FASTER CHARGE - NanoSafe™ batteries can be recharged in approximately 10 minutes, rather than the hours required by many other rechargeable batteries.
MORE POWERFUL - With instantaneous power even at extreme temperatures, NanoSafe™ batteries deliver power per unit weight and unit volume several times that of conventional Lithium-Ion batteries.
NanoSafe™ is the power supply choice of Phoenix Motorcars for their Sport Utility Truck. www.phoenixmotorcars.com
NanoSafe™ has also powered the world record beating EV dragster driven by Dennis Berube in Tucson Arizona on December 30th 2007, during which he achieved a top speed of over 160mph in under 8 seconds.
[/quote:6ac87613e8]
Maiores informações em http://www.lightningcarcompany.co.uk/nanosafe.php
[img:6ac87613e8]http://www.lightningcarcompany.co.uk/img/full/gallery-new-02.jpg[/img:6ac87613e8]
O Lightning GT faz de 0-100Km/h em 4S e percorre 320Km com uma recarga de 10 minutos: http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/282-25.htm
Mas o melhor de tudo são as baterias, que eles chamam de NanoSafe. Algo como uma A123 muito melhorada, vida útil de mais de 12 anos e mais de 15 mil cargas
[quote:6ac87613e8]
SAFER - NanoSafe™ batteries use nano titanate materials instead of graphite which makes them far more thermally stable - there are no toxics or heavy metals used in NanoSafe™ batteries.
LONGER-LASTING - NanoSafe™ batteries have a life expectancy of 12+ years, versus the 3-5 year usable life of other batteries. NanoSafe™ can retain up to 85% charge capacity after 15,000 charges.
FASTER CHARGE - NanoSafe™ batteries can be recharged in approximately 10 minutes, rather than the hours required by many other rechargeable batteries.
MORE POWERFUL - With instantaneous power even at extreme temperatures, NanoSafe™ batteries deliver power per unit weight and unit volume several times that of conventional Lithium-Ion batteries.
NanoSafe™ is the power supply choice of Phoenix Motorcars for their Sport Utility Truck. www.phoenixmotorcars.com
NanoSafe™ has also powered the world record beating EV dragster driven by Dennis Berube in Tucson Arizona on December 30th 2007, during which he achieved a top speed of over 160mph in under 8 seconds.
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Maiores informações em http://www.lightningcarcompany.co.uk/nanosafe.php
[img:6ac87613e8]http://www.lightningcarcompany.co.uk/img/full/gallery-new-02.jpg[/img:6ac87613e8]
- marinho
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Um desses, vale a pena! Dessa vez, com toda essa tecnologia disponível e aplicada, só não engrena se não quiser!
Porém, apesar de todos os esforços e solicitações da comunidade mundial para que seja desenvolvido e colocado em prática um veículo com características não poluentes, é quase certo que haverão muitos lobs contra a disponibilidade desses veículos em larga escala.
Porém, apesar de todos os esforços e solicitações da comunidade mundial para que seja desenvolvido e colocado em prática um veículo com características não poluentes, é quase certo que haverão muitos lobs contra a disponibilidade desses veículos em larga escala.
- RCampos
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Estou ficando fanático por carros elétricos. Adoro quando leio um coisa dessas. Estou até pensando em comprar um Puma de fibra para adaptar ele para elético.
É só a crise apertar que o ser humano coloca a criatividade para fucionar e inventa uma solução. Quando a crise do petróleo se agravar, começarão a aparecer os veículos elétricos.
Um exemplo disso é o Brasil. Na década de 80 tivemos problemas com a gasolina e surgiram os carros à álcool. Posteriormente, a gasolina voltou ao mercado e começaram a meter o pau nos carros à álcool até as fábricas pararem de vender. E hoje, com a alta dos carros a gasolina, temos os carros flex. É só a coisa apertar que surgem alternativas criativas.
Os carros elétricos surgiram no começo do século passado e foram abandonados devido ao baixo preço do petróleo. Já imaginou se tivéssemos 100 anos de evolução nos carros elétricos? Com certeza estarámos com motores muito mais eficientes e baterias com alta capacidade. Tudo depende de investimento em pesquisa.
É só a crise apertar que o ser humano coloca a criatividade para fucionar e inventa uma solução. Quando a crise do petróleo se agravar, começarão a aparecer os veículos elétricos.
Um exemplo disso é o Brasil. Na década de 80 tivemos problemas com a gasolina e surgiram os carros à álcool. Posteriormente, a gasolina voltou ao mercado e começaram a meter o pau nos carros à álcool até as fábricas pararem de vender. E hoje, com a alta dos carros a gasolina, temos os carros flex. É só a coisa apertar que surgem alternativas criativas.
Os carros elétricos surgiram no começo do século passado e foram abandonados devido ao baixo preço do petróleo. Já imaginou se tivéssemos 100 anos de evolução nos carros elétricos? Com certeza estarámos com motores muito mais eficientes e baterias com alta capacidade. Tudo depende de investimento em pesquisa.
- Paulo Leitner
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O problema dos carros elétricos (e o motivo de eles nunca terem "decolado" em vendas) é que a produção de energia elétrica é cara e escassa...o mundo já tá no limite deprodução de energia elétrica... um aumento desse porte (com a substituição de combustíveis fósseis ou até mesmo bio combustível por energia elétrica) demandaria uma reforma estrutural de porte global.....
já pensou em gerar energia elétrica pra toda frota de carros do mundo??
já pensou em gerar energia elétrica pra toda frota de carros do mundo??
Coitado do Gurgel...
Lançou o carro super compacto com motor 800cc, porém tomo no meio dos olhos com o IPI zero dos motores 1000; fez um carro elétrico, porém estava avançado demais para época... =P
Sacanagem... se tivesse mais apoio do governo, teríamos carros compactos e elétricos NACIONAIS da Gurgel talvez...
Lançou o carro super compacto com motor 800cc, porém tomo no meio dos olhos com o IPI zero dos motores 1000; fez um carro elétrico, porém estava avançado demais para época... =P
Sacanagem... se tivesse mais apoio do governo, teríamos carros compactos e elétricos NACIONAIS da Gurgel talvez...
- marinho
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- Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
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É verdade! No começo do século 20, existiam carros elétricos muito interessantes. Eles eram usados principalmete para corridas. E acreditem se quiser, um dos corriqueiros pilotos dessas corridas, era o saudoso Santos=Dumont.
É realmente impossível imaginar, quais os tipos de baterias e motores que teríamos hoje em dia. Se o desenvolvimento tivesse sido continuado desde esta época! Talvez estivéssemos em estágio tão avançado, que os carros se recarregariam enquanto andassem. Mesmo que não totalmente (lógico), mas com certeza existiria sim, algum sistema que aumentasse significativamente a autonomia de tais veículos!
Uma pequena reportagem que achei:
Na realidade os primeiros motores para carro foram elétricos. O primeiro carro elétrico foi inventado em 1830. Em 1920, 90% dos taxis de Nova Iorque eram movidos a bateria, época em que todos os bondes das cidades eram elétricos também.
Pra você ter uma idéia, nos EUA existiam estações de recarga, o cara deixava o carro carregando na estação e ia fazer compras.
Aí você me pergunta: ué, então porque não continuaram fazendo motores elétricos?
Parece patético, mas infelizmente é a realidade. A empresa americana que era responsável pela fabricação e carregamento dos carros elétricos se juntou a uma outra montadora de carros movidos a gasolina, formando um grande monopólio na fabricação de carros. E eles tiveram a brilhante conclusão: carros movidos a gasolina poderiam atrair mais os homens. Sabe porquê? Porque o carro elétrico parecia ser SILENCIOSO demais, carro de mulher. Um carro barulhento daria idéia de bruto, de algo mais forte. O plano deles era vender os carros a gasolina e barulhentos para os homens ricos.
MAS chegou um rapaz chamado Henry Ford, muito inteligentemente, chegou com um projeto de carro chamado modelo T, o conhecido Ford Bigode, tb a gasolina. Só que o carro seria muito barato em comparação a concorrência, para popularizar mesmo. Todo carro dele era preto. Ford dizia: “todo cidadão americano poderá escolher a cor de seu Ford T. Contanto que essa escolha seja preto.”
Só que Ford percebeu uma coisa: o carro dele soltava tanta fumaça preta que pregava a fuligem nos prédios, ficava sujando a cidade. Foi aí que Ford se juntou com nada mais nada menos do que Thomas Edison, aquele que inventou a lâmpada, para desenvolverem um carro elétrico de maior potência, também popular.
O projeto não deu certo por que começaram a sabotar a parada. Tudo tramado pelo monopólio do petróleo, que já se formava na época. As baterias saíam funcionando da fábrica do Thomas Edison mas não funcionavam quando chegavam à Ford, que ficava em outra cidade.
Quando tentavam fazer uma bateria à prova de manipulações, seus laboratórios foram destruídos por um misterioso incêndio. Pra completar, veio à 1ª Guerra Mundial, quando o motor de combustão se militarizou: ele movia tanques, aviões e barcos. Navios movidos a petróleo eram muito mais rápidos que os movidos a carvão, por exemplo. Aí pronto, a guerra acabou definindo os motores que usamos hoje.
E por isso até hoje usamos carros a gasolina. Tudo porque um dia, um idiota pensou que os homens iriam gostar do barulho do motor. E o pior é que eles acertaram.
É realmente impossível imaginar, quais os tipos de baterias e motores que teríamos hoje em dia. Se o desenvolvimento tivesse sido continuado desde esta época! Talvez estivéssemos em estágio tão avançado, que os carros se recarregariam enquanto andassem. Mesmo que não totalmente (lógico), mas com certeza existiria sim, algum sistema que aumentasse significativamente a autonomia de tais veículos!
Uma pequena reportagem que achei:
Na realidade os primeiros motores para carro foram elétricos. O primeiro carro elétrico foi inventado em 1830. Em 1920, 90% dos taxis de Nova Iorque eram movidos a bateria, época em que todos os bondes das cidades eram elétricos também.
Pra você ter uma idéia, nos EUA existiam estações de recarga, o cara deixava o carro carregando na estação e ia fazer compras.
Aí você me pergunta: ué, então porque não continuaram fazendo motores elétricos?
Parece patético, mas infelizmente é a realidade. A empresa americana que era responsável pela fabricação e carregamento dos carros elétricos se juntou a uma outra montadora de carros movidos a gasolina, formando um grande monopólio na fabricação de carros. E eles tiveram a brilhante conclusão: carros movidos a gasolina poderiam atrair mais os homens. Sabe porquê? Porque o carro elétrico parecia ser SILENCIOSO demais, carro de mulher. Um carro barulhento daria idéia de bruto, de algo mais forte. O plano deles era vender os carros a gasolina e barulhentos para os homens ricos.
MAS chegou um rapaz chamado Henry Ford, muito inteligentemente, chegou com um projeto de carro chamado modelo T, o conhecido Ford Bigode, tb a gasolina. Só que o carro seria muito barato em comparação a concorrência, para popularizar mesmo. Todo carro dele era preto. Ford dizia: “todo cidadão americano poderá escolher a cor de seu Ford T. Contanto que essa escolha seja preto.”
Só que Ford percebeu uma coisa: o carro dele soltava tanta fumaça preta que pregava a fuligem nos prédios, ficava sujando a cidade. Foi aí que Ford se juntou com nada mais nada menos do que Thomas Edison, aquele que inventou a lâmpada, para desenvolverem um carro elétrico de maior potência, também popular.
O projeto não deu certo por que começaram a sabotar a parada. Tudo tramado pelo monopólio do petróleo, que já se formava na época. As baterias saíam funcionando da fábrica do Thomas Edison mas não funcionavam quando chegavam à Ford, que ficava em outra cidade.
Quando tentavam fazer uma bateria à prova de manipulações, seus laboratórios foram destruídos por um misterioso incêndio. Pra completar, veio à 1ª Guerra Mundial, quando o motor de combustão se militarizou: ele movia tanques, aviões e barcos. Navios movidos a petróleo eram muito mais rápidos que os movidos a carvão, por exemplo. Aí pronto, a guerra acabou definindo os motores que usamos hoje.
E por isso até hoje usamos carros a gasolina. Tudo porque um dia, um idiota pensou que os homens iriam gostar do barulho do motor. E o pior é que eles acertaram.
- Anexos
-
- Um dos primeiros carros elétricos. Edson Eletric Car.
- EdisonElectricCar1913.jpg (39.82 KiB) Exibido 3472 vezes
-
- O ITAIPU da Gurel. Já teve até brasileiro lançando moda!
- itaipu.jpg (39.3 KiB) Exibido 3472 vezes
[quote:ca3dd134b5="marinho"]É verdade! No começo do século 20, existiam carros elétricos muito interessantes. Eles eram usados principalmete para corridas. E acreditem se quiser, um dos corriqueiros pilotos dessas corridas, era o saudoso Santos=Dumont.
É realmente impossível imaginar, quais os tipos de baterias e motores que teríamos hoje em dia. Se o desenvolvimento tivesse sido continuado desde esta época! Talvez estivéssemos em estágio tão avançado, que os carros se recarregariam enquanto andassem. Mesmo que não totalmente (lógico), mas com certeza existiria sim, algum sistema que aumentasse significativamente a autonomia de tais veículos![/quote:ca3dd134b5]
Teria algum material sobre isso aí disponível??
O que será que erma as baterias e os motores... :shock:
É realmente impossível imaginar, quais os tipos de baterias e motores que teríamos hoje em dia. Se o desenvolvimento tivesse sido continuado desde esta época! Talvez estivéssemos em estágio tão avançado, que os carros se recarregariam enquanto andassem. Mesmo que não totalmente (lógico), mas com certeza existiria sim, algum sistema que aumentasse significativamente a autonomia de tais veículos![/quote:ca3dd134b5]
Teria algum material sobre isso aí disponível??
O que será que erma as baterias e os motores... :shock:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- alexcmag
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[quote:97717f4c8b="marinho"]Talvez estivéssemos em estágio tão avançado, que os carros se recarregariam enquanto andassem. Mesmo que não totalmente (lógico), mas com certeza existiria sim, algum sistema que aumentasse significativamente a autonomia de tais veículos![/quote:97717f4c8b]
Na verdade, os elétricos e híbridos mais recentes fazem isto...
Ao tirar o pé do acelerador e pisar levemente no pedal do freio antes das pastilhas atuarem o carro habilita o freio regenerativo, transformando o motor em alternador para carregar um pouco as baterias.
Após este estágio, se o dono precisar de mais frenagem, entram as pastilhas, mas o regenerativo continua atuando.
Isto permite economizar boa parte da bateria em percurso urbano.
Na verdade, os elétricos e híbridos mais recentes fazem isto...
Ao tirar o pé do acelerador e pisar levemente no pedal do freio antes das pastilhas atuarem o carro habilita o freio regenerativo, transformando o motor em alternador para carregar um pouco as baterias.
Após este estágio, se o dono precisar de mais frenagem, entram as pastilhas, mas o regenerativo continua atuando.
Isto permite economizar boa parte da bateria em percurso urbano.
[img:92edeaf861]http://e-voo.com/forum/files/itaipu_763.jpg[/img:92edeaf861]
Vi um desses andando na rua lá no nordeste, lá em Natal-RN! (Mas era odificado e tinha cara de caminhote) O.o
Não sei o que tem, mas nunca tinha visto tanto Gurgel junto como lá!
Vi um desses andando na rua lá no nordeste, lá em Natal-RN! (Mas era odificado e tinha cara de caminhote) O.o
Não sei o que tem, mas nunca tinha visto tanto Gurgel junto como lá!
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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- marinho
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[quote:8013553ede="Sukyake"]
Teria algum material sobre isso aí disponível??
O que será que erma as baterias e os motores... :shock:[/quote:8013553ede]
Sukyake,
Os motores, provavelmente, eram escovados. Já as baterias, oque se tinham disponíveis naquela época, eram as já pré-históricas niquel-iron. Nunca tive contato com essas baterias e nem sei se alguém aqui já teve. Mas era oque existia de mais avançado naquele tempo.
Teria algum material sobre isso aí disponível??
O que será que erma as baterias e os motores... :shock:[/quote:8013553ede]
Sukyake,
Os motores, provavelmente, eram escovados. Já as baterias, oque se tinham disponíveis naquela época, eram as já pré-históricas niquel-iron. Nunca tive contato com essas baterias e nem sei se alguém aqui já teve. Mas era oque existia de mais avançado naquele tempo.