Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:46a007ed79="henrique_sc"]ai galera, pinto uma duvida, lembrei hj q eu tinha um dvd estragado aki em casa, ali desmontei ele todo pra pegar o motor, da certo??tem a mesmo funçao do cd room pra isso?? ai reparei q tem dois fios nele so. vou abrir ele e ver se e igual ao das fotos.[/quote:46a007ed79]

O motor correto é o que fica girando o CD... :lol: ...facil de reconhecer... Trifásico...

Talvez você pegou o da gavetinha que abre e fecha...

PS: sua escrita tá medonha... dá uma caprichadinha :wink: :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:0910dd8b5b="henrique_sc"]ai galera, pinto uma duvida, lembrei hj q eu tinha um dvd estragado aki em casa, ali desmontei ele todo pra pegar o motor, da certo??tem a mesmo funçao do cd room pra isso?? ai reparei q tem dois fios nele so. vou abrir ele e ver se e igual ao das fotos.[/quote:0910dd8b5b]

Henrique, vc não acaha mais facil comprar um motor pronto não ?? R$ 40,00 vc compra um motor que servira para um monte de aeromodelos.. se for lá fora compra até por menos..
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

opa, desculpa pela escrita, e q as vezes escrevo rapido e o teclado tbm naum ajuda... :/.
bom vamos lah, e o q roda o cd q eu peguei e ele e so com 3 bobinas.
tbm to pensando nessa alternativa, em comprar um motor pronto.
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:9500efa071="henrique_sc"]opa, desculpa pela escrita, e q as vezes escrevo rapido e o teclado tbm naum ajuda... :/.
bom vamos lah, e o q roda o cd q eu peguei e ele e so com 3 bobinas.
tbm to pensando nessa alternativa, em comprar um motor pronto.[/quote:9500efa071]

Compre pronto, você acha um funcionando por R$40.00.

Obs: Evite usar Internêtes, escreva as palavras complestas pois existem extrangeiros que acessam o forum com ferramentas de tradução.
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Serve?

Mensagem por guitng »

Senhores,

Abri um CD room de curiosidade e encontrei os seguintes motores:

2 motores [b:1aa3e7923a]MDN3BT3CSAS[/b:1aa3e7923a] ([url]http://helitp.dyndns.biz/material/motores/mdn3.pdf[/url])

1 motor [b:1aa3e7923a]PPN13KA11C[/b:1aa3e7923a] ([url]http://helitp.dyndns.biz/material/motores/ppn13.pdf[/url])

Servem para aviões? Ou só para seu próprio feitio?

Abraço!
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não servem para nada relativo a modelismo

O motor citado é um sem escovas (brushless) que precisa ser reenrolado para a maioria das aplicações em modelismo.

Mesmo este motor, atualmente, não compensa mais, pois atualmente encontram-se ótimos motores brushless por menos de R$50,00
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Na verdade, se comprar direto da China, tem motor de US$ 6,50...
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

[quote:f39641a673="alexcmag"]Não servem para nada relativo a modelismo

O motor citado é um sem escovas (brushless) que precisa ser reenrolado para a maioria das aplicações em modelismo.

Mesmo este motor, atualmente, não compensa mais, pois atualmente encontram-se ótimos motores brushless por menos de R$50,00[/quote:f39641a673]

Obrigado Alex, pensei nisso... os e-max, e TP dão menos trabalho e mais performace mesmo, ainda mais sendo tão barato!

Desmontei de curioso... hehehe...

[quote:f39641a673="claudiorfernandes"]Na verdade, se comprar direto da China, tem motor de US$ 6,50...[/quote:f39641a673]

Olá Cláudio! É verdade, o preço ja está em conta mesmo, na internet tem motores baratos demais...
Mas como disse antes, sou muito curioso!

De qualquer forma guardei os bichinhos aqui... vai que me da a louca!

Abraço e obrigado pelas respostas tão rápidas!
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Como aprendizado, mexer com isso é extremamente interessante, eu tenho dois ou três guardados aqui, sem modificações, que já testei e achei que tinham um desempenho aceitável pelo peso...
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

Olá,...já consegui enrolar dois.
Um eu tirei dum cabeçote de filmadora panasonic, ele tinha 12 polos (não sei se é assim que chama a quantidade de hemisférios do rotor) com 10 voltas de fio em cada um, primeiro ficou tremendo e não rodava, daí desenrolei tudo de novo e percebi que em um dos polos havia enrolado ao contrário fora do padrão dos outros, enrolei novamente e ficou tudo certo, o esc (18A) aceitou e girou muito bem, ainda não fiz os testes de força e rotação...
O outro tirei dum cdrom creative, ele tinha 9 polos, enrolei com 15 voltas (turns)
cada um, o esc (18A) aceitou na hora e girou muito bem, ainda farei os testes.
O terceiro, talvez de uma série sem fim (virou vício) ainda não começei, mas tenho certeza que também ficará legal.
Não desistam, isso é uma terapia.
Abraços.
...Esqueçi... todos eleamento estrela (star).
Não tentei lrk no de 12, talvez no próximo.
Anexos
Ferramentas utilizadas.jpg
Ferramentas utilizadas.jpg (39.51 KiB) Exibido 23182 vezes
Outra visualização.jpg
Outra visualização.jpg (27.31 KiB) Exibido 23182 vezes
Descrição.jpg
Descrição.jpg (32.48 KiB) Exibido 23182 vezes
Responder