Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Mensagem por xor »

Participei de outros tópicos que não foram criados por mim
achando que ia pra frente no sentido de compartilhar e divulgar ao máximo as informações.

Acabei me deparando sempre com pessoas que de uma forma ou de outra
estão sempre guardando alguma informação como se achasse que tem o pulo do gato (e justo nessa era de internet...)

Aprendi a fazer zagis, e já fiz mais de 30 - sel lá, não importa - e aprendi a maior parte das coisas olhando outras asas, lendo na web, lendo aqui no fórum e literalmente "chimbando" (termo baiano para dizer que perdi um monte de tempo sem achar quem quisesse ensinar), pois é chimbando mesmo pra juntar as informações.

Quem quiser se juntar e adicionar dados, posts, etc que somem ao ato de compartilhar, seja bem vindo.

Segue documentos

Perfis e tamanho do bloco para corte de ZAgi
[url]http://www.divshare.com/download/5110329-453[/url]
No arquivo tem ZAGI12, ZAGI10, MH60 e MH45
Tanto para zagi 90 quanto para zagi 120

Dicas de construção feito por mim
[url]http://www.divshare.com/download/5070034-031[/url]


:!: Novos links na pág 8: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859333#859333 :!:

:!: Novos links na pág 14: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1264535#1264535 :!:
[color=red:ad8292569e](o 4shared apagou os arquivos, tive que publicar de novo - agora precisa de login e senha lá para fazer o download, apesar de ser gratuito)
[/color:ad8292569e]

Tenho diversos documentos de outras pessoas mas não estou autorizado a publicá-los.

Depois postarei links para vídeos públicos no youtube que ensinam a cortar.

Lembrem-se que nada do que está aí é verdade absoluta e é fruto do que eu aprendi nas minhas navegadas e, além de tudo, existem milhares de formas de se fazer uma asa.

Ví diferentes medidas e diferentes enflechamentos para a Zagi 120 e o que está nos arquivos é o que EU uso. Funciona e tem funcionado pra dúzias de pessoas aqui. Gente que nem sabia o que era avião ou aileron e muito menos elevon e solou com zagi (mais de 6 aqui)

Depois vou acrescentar nos arquivos uma Zagi 100 Clone de uma que eu vi aqui em Salvador (o usuário também é do e-voo mas não quis informar nada sobre a zagi).

Daí fiz uma zagi 100 com nervura E182 (mais fina que a MH45) e enflechamento de 40graus... bala! Depois documento a construção dela e posto aqui.

Façam bom uso das informações e lembrem-se sempre que
"Ensinando é que se aprende."

Xor
==================
Orison Almeida
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Valeu colega, muito bom o post, já baixei tudo por aqui, assim que fizer um cortador de isopor e adquirir os materiais necessários, vou construir uma Zagi para mim. Valeu obrigado pelas informações!
Avatar do usuário
RODRIGOrio
membro
Mensagens: 758
Registrado em: Dom Set 23, 2007 12:15 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por RODRIGOrio »

valeu xor !! é isso que estava faltando !! abs..
rodrigoddba
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 10:04 am
Localização: Dias D´Avila

Mensagem por rodrigoddba »

Pois é.... Eu sou uma das pessoas que fiz de acordo com nosso amigo XOR, já aprendi muito com ele, e de tanto que aprendi hoje sei que ele pode compartilhar também muitas das informaçoes que eu desenvolvi! Coisas que jutos fizemos com que melhorasse (cortador de isopor) tamanho de zag que no erro acertamos e etc. Compartilhar informaçoes é a melhor maneira de praticar aeromodelismo!
Rodrigo Ramos
Avatar do usuário
Hobby-Tec
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:16 pm
Localização: João Dourado - Bahia CEP 44920-000
Contato:

Mensagem por Hobby-Tec »

Buscando informações sobre a origem de minha zagi descobri que o presente que ganhei foi obra de nosso amigo "XOR", não sei se ele se recorda quando estive na capital e levei meu shock flyer e voei com o pessoal no cartodromo, fiquei muito encantado com os vôos da zagi e isso me levou a possuir uma.

Mais uma vez parabéns pelo material, é de grande valor!
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Claro que lembro Everton!
hehehe
Faz tempo mas lembro sim!
Apareça pra voar aqui conosco!

Só num quero fazer deste tópico, polêmica. Vamos às zagis!
No manual tem uma foto de umas 8 ou 10 zagis daqui de Salvador.
E de lá pra cá já tem mais!

Precisamos fazer um vídeo com todas voando :-)
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Tens dica de motorização ?

Tenho um motor TP 2409-18 e helices 9X7 GWS
Bateria 3s 1300mah 20c
Speed 25a mag8
Receptor spektrun 2.4G

Será que sai uma zagi de 120cm ?
numca fiz uma só vi vooar.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

O TP 2409-18 é forte e vai voar bem na zagi, mesmo que esteja pesadinha. Já ví ele numa zagi com 700g e voou bem, sem ser "radical".
Entretanto este motor tem RPM média, diferente, por exemplo do mesmo TP 2409 só que o "-12" que tem kv de 1600, dando a zagi mais velocidade.
Fica radical com o TP 2409-12

A lipo vai te dar uns 20 min de autonomia desde que não exagere no motor.

O Speed e o receptor não tem muito o que opinar. O ESC é para aguentar o motor e o rx é para alinha com o tx. Se tiver bem, tudo dá certo.

Vc pode voar zagis de 400 a 800 gramas sem susto. Portanto essas diferenças de peso de um esc, rx, etc vão influenciar na performance de subidas verticais, velocidade, etc mas não significa que não vai voar.

Minha 1a zagi eu entelei com fita de solo (ninguém me ensinou a fazer diferente) e voei com lipo de 2200 Mah. Pesava 890 gramas e me diverti bastante com ela.

Aí o 1o vôo dela .. eu ainda tava com dedo sem amaciar depois de 20 anos sem pilotar..rs

[url]http://br.youtube.com/watch?v=XNuVYRwiP-8[/url]
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Zaguis

Mensagem por araripe »

É isso aí.
Aqui em Salvador, tem enxame de zagui. Às vezes são oito voando ao mesmo tempo.
E graças a Orison que começou a mania. Todos temos aviões tb. E compartilhamos o tempo todo o máximo de informações.
Parabéns pela iniciativa XOR.
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Complementando a tradução

Mensagem por fabiofleal »

Chimbar tb pode ser definido como "o que acontece ao se gostar de EDFs e buscar informação a respeito". O que vem de mito e dogma...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder