Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

XOR, muito bom este seu tópico, PARABÉNS!

Eu que nunca construí nada e estou executando o projeto de uma ZAGI 120, utilizarei muito estas informações.

Só para tentar ajudar, eu não vi no seu material, nem nos outros, o tamanho do elevon da ZAGUI 90, vi a largura na raiz e na ponta mas o comprimento não vi....acho que seria legal acrescentar.

Forte abraço.

NEWRJ.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Olá Xor. Belo tópico!
Tenho um motor 2822 reenrolado para velocidade, gira uma hélice 6x4. Bateria 3s 1300mAh 20C, bateria 2S 750mAh e Speed 18A. Que zagi poderia construir? Uma com 90cms ou 120?
Abraços!
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Afinal...

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola galera... tenho uma pergunta: afinal, servos de 9g pode ser usado em zagi de 120 cm?? To afim de montar uma Zagi, mas não tô nem um pouco afim (R$) de comprar servos standart, são caros. E alguns falam que pode usar sim, outros ja condenam. E ai?!?! Pode se usar ou não. Obrigado a todos.

ps: Aproveitando tenho outra pergunta quanto a motorização: Motor E-Max 2822, helices 90X50 ou 80X40, ESC ELEP 20A, e Mixer eletrônico - Essa é a eletronica que possuo, posso usar ela?? Ah e dois servos Hextronic 9g. :D :lol: 8) :P
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

O 2822 voa sim numa zagi de 120cm. Tem um nosso grupo exatamente com esta configuração.Porém usando hélice 8x6.
Mas como vc reenrolou deve ter reduzido a potência já que aumentou a rpm.

As zagis maiores geram mais arrasto. Aconselharia uma de perfil MH45 e procure deixar o mais leve possível.

Ou fazer uma zagi de 90. essa é bala com 2822. Sobe na vertical sem parar.
Ela é bem arisca.
Já fiz slalom com ela usando os coqueiros numa praia daqui :-)
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Quanto a pergunta do Cristiano:

Não é recomendado os de 9g nas zagis de 120 pois o esforço sobre a superfície de comando e consequentemente sobre as engrenagens é muito grande.
Mas como tá lá escrito no manual, pode usar sim.
Tem que tomar cuidado que ao menor sinal de que as engrenagens estão folgadas ou pulando dente, não continuar. Perdi uma LIPO de 2200Mah por ter travado o servo em vôo. Sí o prejú acaba sendo maior que 2 servos.

Pousos bruscos, bater na trave, pegar na mão a zagi vindo muito rápida, tudo isso pode ocasionar quebra dos dentes da engrenagem dos servinhos de 9g.

Só pra constar, atualmente eu uso.

O 2822 deve ser usado com hélice 8x6 que vai te proporcionar mais velocidade que a 9x5 ou 8x4.

Abs

Xor
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Valeu NEWRJ

É ..esqueci disso.
O fato de eu já ter os moldes me fez esquecer disso.
E vi tb que faltou os moldes das winglets .. hehehe

Providencio amanhã na hora do almoço!

Valeu
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Valeu XOR....aguardarei.....
Se puder, avise das atualizações por aqui!
Bom fds...
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Foi mal a demora aê...rsrs
Peguei o tal do "virtumonde" - vírus/worm ou sei lá o quê - no meu micro e desde 6a que num consigo nem trabalhar..rsrs

Vamos as medidas dos elevons (depois coloco no PDF também)

Medi na zagi, ou seja, o tamanho efetivo na prática. Para zagis sem motor (para vôo de colina) ele fica maior um pouco pois não precisa do corte central.

Zagi 90cm = 315mm (suficiente para caber até uma hélice 7x6)
**Depois que eu lembrei... Minha Zagi 90 ficou com 80cm e esse tamanho aí eu medi na 80. Ajustarei ele pra 90 em seguida.

Zagi 120cm = 505mm (suficiente para caber até uma hélice 9x6)

Valores medidos das pontas pro centro, deixando o espaço de sobra no centro.

Lembrar que o corte não é ortogonal (o elevon não é retangular). Estas medidas são da parte do elevon que encosta no bordo de fuga. Os cortes nas pontas são em ângulo (acompanhando o ângulo do enflechamento)
É bom fazer um molde antes, pra que seja possível determinar o ângulo do corte nas pontas.
:-)

Abs

Xor
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Valeu XOR...rs...melhoras para seu micro...rs
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Galera....
Como já falei, nunca construí nada de aeromodelo....
Comecei minha ZAGI 1,20 e depois de muuuuuuuito ralar consegui cortar as asas hoje...ALELUIA....rsrsrsrs....
Como já falei com o XOR, vou tentar depois fazer um passo a passo desta construção com dicas do que fazer e não fazer...dos erros que cometi e as soluções.
XOR, obrigado pelo "tira dúvidas" até aqui...rs...
Forte abç a todos
Responder