Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Pergunta aos entendidos de asa....

Se eu montar uma asa sem os "winglets" nas pontas, terá problemas nas curvas menos acentuadas e em manter a reta em alta velocidade?

Se ao invés de instalar nas pontas, instalar duas winglets perto do motor, uma em cada lado, em ângulo de 100 graus como uma cauda em "v", ficaria bom?

E por último, se instalar uma "quilha, em cima e em baixo da asa, do mesmo tamanho, serviria como estabilizador vertical assim como as winglets de ponta de asa, correto?

Agradeço as respostas,

Norton
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Olá Norton

Os winglets tem 2 funções na zagi.
O que vc descreveu (no centro e em ângulo) é bem usado em deltas que não tem grande envergadura. Eu já fiz tb uma clone da Hiperflea exatamente como vc descreveu e voou.

A winglet faz um trabalho de estabilização vertical e de otimização do fluxo na ponta da asa.
Se vc usar estabilizadores no centro certamente ela vai ser melhor do que sem nada. Sem as winglets a asa fica como se estivesse derrapando e fica muito instável, mas voa.

Já percebeu que todos os "boeings" atuais tem winglets? Pois é, descobriu-se que para alguns tipos de asa e de vôo, a winglet ajuda a corrigir o fluxo do ar na ponta, evitando que o vácuo causado alí crie uma força contrária ao vôo, aumentando a eficiência e diminuindo a possibilidade de stol de ponta de asa.

Quanto a quilha, o raciocínio é o mesmo acima. Se estiver no meio funciona mas vc perde o lance da melhoria na ponta. Se for na ponta (já ví algumas winglets que sobram pra cima e pra baixo da asa) talvez seja melhor.

Mas na prática vc pode usar como quiser. Vai voar. Alguns resultados serão melhores que outros e aí tem uma discussão enorme sobre o que é melhor.

Já lí um depoimento de um cara que fez umas 10 winglets diferentes para a asa dele, tentando tamanhos maiores e menores que o tradicional e ele dizia que a depender da velocidade média do vôo, cada uma tinha um resultado diferente. As grandes demais criavam efeito contrário, gerando muito arrasto. A ausência ou muito pequenas deixavam a asa instável.

Eu mesmo "inventei" pouco nessa questão. Fiz sempre mais ou menos no mesmo tamanho as vezes mudando o desenho pra tirar onda.rs

Lembre que isso varia de asa pra asa e de envergadura também. Só fiz testes na de 120cm e de 80cm sendo que todos os testes mostraram que o vôo sem winglet tem uma qualidade muito inferior. A de 80 a 90 cm sem winglet é quase "invoável"..rsrs

Se a winglet soltar em vôo vc consegue vir em vôo sem problema. Nunca vi soltar as 2 mas perder 1 em vôo já rolou muito por aqui.



Abs

Xor
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Uma foto da minha Zagi 100 (com enflechamento maior e perfil E182)
e da zagi 120 (perfil MH45) que está com o TP 2409-12
A 120 é uma bala. A 100 também pela penetração dela.
[URL=http://img395.imageshack.us/my.php?image=zagi120zagi100zz2.jpg][img:beb650f763]http://img395.imageshack.us/img395/6743/zagi120zagi100zz2.th.jpg[/img:beb650f763][/URL]

As winglets são diferentes. A 120 usa a tradicional e a winglet da 100 fiz uma arredondado.

Sobre a Zagi 100
Detalhe do montante:
[URL=http://img106.imageshack.us/my.php?image=perfilaluminioht1.jpg][img:beb650f763]http://img106.imageshack.us/img106/31/perfilaluminioht1.th.jpg[/img:beb650f763][/URL]

Fiz um vôo rápido com ela na praia, "surfando" no vento:
http://www.youtube.com/watch?v=7wSdCIZEq7Q
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:5a73742c28="xor"]Olá Norton

Os winglets tem 2 funções na zagi.
O que vc descreveu (no centro e em ângulo) é bem usado em deltas que não tem grande envergadura. Eu já fiz tb uma clone da Hiperflea exatamente como vc descreveu e voou.

A winglet faz um trabalho de estabilização vertical e de otimização do fluxo na ponta da asa.
Se vc usar estabilizadores no centro certamente ela vai ser melhor do que sem nada. Sem as winglets a asa fica como se estivesse derrapando e fica muito instável, mas voa.

Já percebeu que todos os "boeings" atuais tem winglets? Pois é, descobriu-se que para alguns tipos de asa e de vôo, a winglet ajuda a corrigir o fluxo do ar na ponta, evitando que o vácuo causado alí crie uma força contrária ao vôo, aumentando a eficiência e diminuindo a possibilidade de stol de ponta de asa.

Quanto a quilha, o raciocínio é o mesmo acima. Se estiver no meio funciona mas vc perde o lance da melhoria na ponta. Se for na ponta (já ví algumas winglets que sobram pra cima e pra baixo da asa) talvez seja melhor.

Mas na prática vc pode usar como quiser. Vai voar. Alguns resultados serão melhores que outros e aí tem uma discussão enorme sobre o que é melhor.

Já lí um depoimento de um cara que fez umas 10 winglets diferentes para a asa dele, tentando tamanhos maiores e menores que o tradicional e ele dizia que a depender da velocidade média do vôo, cada uma tinha um resultado diferente. As grandes demais criavam efeito contrário, gerando muito arrasto. A ausência ou muito pequenas deixavam a asa instável.

Eu mesmo "inventei" pouco nessa questão. Fiz sempre mais ou menos no mesmo tamanho as vezes mudando o desenho pra tirar onda.rs

Lembre que isso varia de asa pra asa e de envergadura também. Só fiz testes na de 120cm e de 80cm sendo que todos os testes mostraram que o vôo sem winglet tem uma qualidade muito inferior. A de 80 a 90 cm sem winglet é quase "invoável"..rsrs

Se a winglet soltar em vôo vc consegue vir em vôo sem problema. Nunca vi soltar as 2 mas perder 1 em vôo já rolou muito por aqui.



Abs

Xor[/quote:5a73742c28]

Sem palavras para agradecer sua gentil atenção XOR, se possível poderia me passar a medida que geralmente usa nos winglets em suas asas de 120 cm, pois é desta que estou falando.

Sendo assim, não vou reinventar a roda...farei as winglets na ponta e boa!

Um abraço,

Norton

PS:Quando precisar de alguma ajuda em modelos escala, é minha praia...estarei ás órdens!
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

XOR, vc cita no seu "como fazer" a técnica da "AMB" para fixar as varetas de reforço....como não consigo acessar o youtube devido à restrições de firewall, tem como desdcrever a técnica para nós?
Forte abç.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Segue PDF com winglet padrão para a zagi 120cm
e também o formato do elevon.

O elevon está com 515mm mas certamente ainda será recortado
quando for achar o tamanho certo do espaço para a hélice.

Lembrar que é um A4 e tem que imprimir para A4 pra sair tudo na
proporção certinha.

Peças da ZAGI 120cm
[url]http://www.divshare.com/download/5178665-c34[/url]

:!: Novos links para download na pág 8: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859333#859333 :!:

Eu errei as medidas do ELEVON da zagi 90 acima. As que eu passei acima são da minha que ficou menor. As da zagi 90 eu ainda não coloquei em arquivo pois fiz na mão grande...
Disponibilizarei quando colocar tudo da 100 também aqui.

Abs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

rapaz, achei que tinha te respondido isso...rsrs

Lá vai:
==========================
Técnica pra colar a vareta / longarina.
==========================
Num inventei, vi isso na web e nas dicas da AMB.
Num conheço ninguém lá mas acho o trabalho dos caras nota 10 :-)

Passa a lâmina (faquinha) na linha onde vai ser inserida a vareta com ângulo bem pequeno, somente para criar um sulco (imperceptível) da profundidade que a vareta vai entrar. A vareta vai entrar o suficiente pra vareta não sobrar na superfície da asa
Se vc cavar com lixa, o rasgo é grande demais e vc perde a adesão do isopor sobre a fibra.
Depois vc corta a vareta no tamanho que vc vai usar e deixa pronta.

Tenta achar dessas colas de isopor de 2 reais (a mais simples que existe). Procure a que tiver um bico fino e ponteagudo. Vc vai depositar cola dentro do sulco ao longo do rasgo todo.
Este procedimento "abre" um pouco o sulco mas não tem problema.
Vá colocando cola em excesso até ela "brotar" na superfície. No sulco todo.

Vc vem com a vareta com uma inclinação sobre o sulco o suficiente para manejar a ponta e inserir ela no sulco e depois, com ajuda de um cartão de crédito ou forçando um pouco a vareta, vai encaixando ela toda dentro do sulco ao longo da asa.

A cola parece fundir o isopor na vareta. Fica feito longarina de madeira..rsrs Sei lá.
Mas fica d+.
Não seca rápido. Eu costumo deixar de um dia pro outro.

Pode usar cola epóxi (araldite) que fica bom também. Mas fica mais caro..rsrs

Dá um jeito de olhar o vídeo que vc vai ver como é simples e eficaz.

Se alguém tiver fotos ou link pra algum tópico disso aqui no e-voo, please, fica aa vontade pra postar ajudas :-)

Abs

Xor
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Fala Xor,
Tem como vc falar um pouco de como fixar o motor na asa, ou seja, detalhar a fixação do montante na asa e como colocar a inclinação do motor para cima(li em algum tópico que é bom para não mergulhar quando der motor....)
Forte abraço.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Olá

Desculpa a demora. Passei uma semana de sufoco. Acabei esquecendo e só vi de novo quando vc mandou aqui.

O motor deve seguir a linha de eixo da corda raiz.
Em outras palavras, trace uma linha do bordo de ataque ao bordo de fuga e a
linha de empuxo do motor deve estar paralela a esta linha.
Como normalmente ele é fixado na parte de cima da asa que tem uma leve inclinação,
costumo fazer a fixação com um L de alumínio e fechando um pouco a "boca do L" para compensar esse ângulo.
O ãngulo vai depender do ponto de fixação do motor na asa. Quanto mais pra frente, fica ligeiramente maior.
Eu geralmente faço no olho, apenas para garantir tudo paralelo mesmo.

Quanto a forma de fixar, já vi de tudo. Vale a criatividade.
No maunual (1o tópico) tem umas formas diferentes com foto.
Tenho usado L de aluminio pois é rápido e prático. Furo a base, coloco um plástico por baixo da zagi (pet, cartão)
e furo a asa prendendo com lacre ou com fio flexível amarrando em cima.
Lacre funciona bem.
Até o motor eu tenho prendido com lacre. Na minha maleta de campo é o que mais tem.
Uma vantagem do lacre é que em uma queda ou impacto muito brusco os lacres partem e
não causa na zagi muito dano por inércia. Além de ficarem bem justinhos.
E troca fácil se precisar.
Um pacote de 100 lacres custa em média 5 reais.
Na MultiCoisas, que é um pouco mais caro, sai por 6,90.

Abs

Xor
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Achei muito legal este tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=422126
Responder