Túnel de Vento Caseiro

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Lampiao_BA
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Mar 01, 2008 7:05 pm
Localização: Salvador BA
Contato:

Túnel de Vento Caseiro

Mensagem por Lampiao_BA »

Olá pessoal assistindo o Myths Busters no Discovery channel eles fizeram um túnel de vento usando um ventilador e canudos. Gostei da idéia e fiz um esquema para mostra para vocês e quem sabe alguém fazer em casa :)
ABS

[img:68b2c0e64a]http://www.aerosalvador.com.br/downloads/tunel_de_vento.jpg[/img:68b2c0e64a]
Já que a felicidade é tão incerta então que ela seja incerta no lugar certo ;)
Avatar do usuário
Alan Summers
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:18 pm

Mensagem por Alan Summers »

Vou construir um dese depois de falo se funciona.
valeu pela idei.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Acho que para experiencias caseiras esse túnel não vale a pena, a não ser que voce tenha cameras de alta velocidade.
Jogue alguns pózinhos finos (bicarbonato de sódio, talco, maizena, ou até mesmo sal) para visualizar a reação do vento.
Uma dica interessante também é um túnel aquático, pois a visualização é bem melhor se jogar um corante.
Abraços!
Avatar do usuário
Andressa Gasparelli
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Dom Set 14, 2008 1:31 pm

Mensagem por Andressa Gasparelli »

[quote:bb02ff98c0="Matheusarcala"]Acho que para experiencias caseiras esse túnel não vale a pena, a não ser que voce tenha cameras de alta velocidade.
Jogue alguns pózinhos finos (bicarbonato de sódio, talco, maizena, ou até mesmo sal) para visualizar a reação do vento.
Uma dica interessante também é um túnel aquático, pois a visualização é bem melhor se jogar um corante.
Abraços![/quote:bb02ff98c0]

Dá pedal...

Só usar uma máquina de fumaça, dessas de boate, o que aliás, se naum me engano é o que se usa nos túneis de vento, só que em outra escala e proporção, 'óbvio'...

Mas é uma sim. Show de bola.
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! :) Abusaaaada!
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

O difícil seria visualizar a reação aerodinamica, se com cameras de alta tecnologia já é complicado, imagina com nossa SONY 7.2 "magapixus"....
hehehe
Avatar do usuário
tclima
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Ter Mai 27, 2008 12:19 pm
Localização: Rio de Janeiro , RJ

Mensagem por tclima »

legal!
eu vi esse programa!!
mas po se for fazer em casa vai ser pequeno, ae só da pra testar pedaços de asa ou carrinho hotwheels ehehehehe!
mas pelo bem da ciência... to na pilha pra fazer um!! 8)
eheheheh
mesmo que depois de algumas horas fique de saco cheio dele!! :?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.

Primeiro..
É necessario uma area para que o ar tenha livre ecoamento e não forme turbilhão depois de passar pelos difusores(é o nome dos canudos)

Segundo..
O ventilador não fica na frente e sim atras sugando o ar, do contrariouma grande parte do ar forçado bate no difusor e se perde´

Terceiro...
Muito embora possa ser usado um gerador de fumaça que se encontra na santa efigenia a forma correta é um tubo que dirige uma filete de fumaça(não pode ser talco, não pode ser particulado nessas dimensões) para as areas em que se queira ter o estudo do escoamento.

Abaixo um projeto e eu tenho mais alguns guardados...
É necessario que se tenha um anemometro no minimo do contrario será um experimento sem valor algum.

http://www.lese.upf.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8&Itemid=19


E quarto...

A velocidade de escoamento do ar deve ser igaul a do valor real, ou seu equivalente na escala para que a analize possa ter validade experimental.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

[quote:2949a945e4="Marco Antonio"].

Primeiro..
É necessario uma area para que o ar tenha livre ecoamento e não forme turbilhão depois de passar pelos difusores(é o nome dos canudos)

Segundo..
O ventilador não fica na frente e sim atras sugando o ar, do contrariouma grande parte do ar forçado bate no difusor e se perde´

Terceiro...
Muito embora possa ser usado um gerador de fumaça que se encontra na santa efigenia a forma correta é um tubo que dirige uma filete de fumaça(não pode ser talco, não pode ser particulado nessas dimensões) para as areas em que se queira ter o estudo do escoamento.

Abaixo um projeto e eu tenho mais alguns guardados...
É necessario que se tenha um anemometro no minimo do contrario será um experimento sem valor algum.

http://www.lese.upf.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8&Itemid=19


E quarto...

A velocidade de escoamento do ar deve ser igaul a do valor real, ou seu equivalente na escala para que a analize possa ter validade experimental.[/quote:2949a945e4]
Caramba Marco!
A gente pensando que o projeto é um "experimentozinho" simples...que nada, atrás de tudo tem uma física complexa.
Que bom que temos pessoas como você, que ao invés de fazer "tudo nas coxa", estuda um projeto à fundo e depois poem a mão na massa, bem melhor do que gastar tempo e dinheiro.
Abraços!
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mateus.. eu iniciei a montagem de um faz tres anos.. acabei por não concluir, então não fiz.
Mas sim um tunel de vento é uma coisa no minimo trabalhosa e deve ser bem feita ou será dinheiro jogado fora, e para ter algum resultado pratico deve dispor de equipamento de medição, uma boa camera para fotos e filmes, ter como quardar os resultador e depois sabendo como fazer analizar e determinar o que e onde mudar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Pelo jeito é melhor usar os túneis de vento virtuais....
Já ví um aqui no fórum....
Bem bacana.

Abraço!
Responder