Dúvidas: perfil de asa, incidência, carga alar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Dúvidas: perfil de asa, incidência, carga alar

Mensagem por Rafael Ritter »

Pessoal,

eu to montando um aeromodelo a partir de uma foto, porém hoje parei para pensar sobre os três ítens do título do tópico e fiquei em dúvida. Como são dúvidas de principiante, resolvi colocar aqui.

O tal tópico é este aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46825

Bom, a partir da foto, concluí que é um modelo rápido, então optei por uma asa de perfil simétrico (até porque era o que a foto sugeria). Isso deve resultar em um vôo mais esportivo, correto?

Incidência: li sobre o assunto e a informação que tive é que neste tipo de perfil, a incidência é dada em função da inclinação de todo o avião, e não apenas da asa. É isso mesmo ou me informei mal? Quero que o avião seja rápido, mas não voe como um tijolo.

Carga alar: Fiz o cálculo de área alar e obtive o seguinte:

Area Alar = 900 * (160 + 145) /2 * 0,0001
Area Alar = 13.725dm2

Daí fiz uma estimativa para 2 alvos de peso. 500g (otimista) e 600g (pessimista).

Carga Alar = 500g / 13.725 = 36.42
Carga Alar = 600g / 13.725 = 43,71

Dúvida: Esta carga alar está muito alta?

Valeu!!!
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Para um elétrico park-flyer, está alta sim. Procure ficar na faixa 15 a 27g/dm2. Mais que 30 seu vôo será realmente crítico, para pequenos elétricos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Perfil simétrico é mais acrobático, não mais esportivo.

A principal vantagem de perfil simétrico é ter o mesmo comportamento tanto em vôo normal quanto de dorso. NACA0008, NACA0009, etc. vão bem neste caso.

Para ser rápido o ideal é um perfil semisimétrico fino e aerodinâmico, tipo os MH30, MH31, MH32, ...

A incidência da asa é feita para que em velocidade de cruzeiro a asa dê a sustentação necessária, sem que seja preciso o avião ficar voando de nariz para cima (o que aumenta o arrasto). No caso de perfil semisimétrico geralmente uns 2 ou 3 graus são suficientes para a maioria dos casos.

No caso de perfil simétrico, como a idéia é ter o mesmo comportamento tanto em vôo normal quanto no dorso, a incidência deve ser zero, e o CG deve ficar em torno de 40%, para que não seja preciso cabrar ou picar muito para voar nivelado.

Por fim, a carga alar.

Ela na verdade não quer dizer muita coisa sozinha, mas a fórmula de sustentação é dependente diretamente do Cl e diretamente proporcional ao quadrado da velocidade. Quanto mais pesado o avião, mais sustentação a asa precisará ter, mas não é uma reação linear. Isto é, aumentando 20% a carga alar como no seu caso a velocidade aumentará pela raiz de 1,2 (9,5%).

Outra coisa, ao contrário do que reza a lenda, avião com motor não precisa ser pesado para ser veloz. Quanto mais pesado maior terá que ser a incidência da asa em relação ao fluxo de ar para sustentar o modelo, e portanto maior será o arrasto. O ideal é a partir da velocidade estimada calcular a sustentação necessária, obter o melhor Cl/Cd do perfil e determinar o tamanho de asa necessário.

Para este tamanho de modelo acho o peso um pouco alto, mais porque não é legal ter que decolar ou pousar muito rápido modelos pequenos, pois as reações são meio rápidas.

Não achei qual motor pretende usar, mas uma sugestão é o E-max CF2812. É leve e tem empuxo e velocidade suficientes para um modelo neste tamanho e peso.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi pessoal, obrigado pelas informações.

Este é meu segundo projeto, o primeiro foi um Pitts, também com aprox 90cm de envergadura e quase 800g (com bateria), apelidado de tanque de guerra, mas que voa bem. É rápido, mas plana bem e faz aterrissagens bem suaves, do jeito que gosto.

Neste projeto agora, o peso extra está surgindo em função dos trens retráteis, pois na verdade não sei o quanto de reforços devo colocar, Ao menos a parte da frente certamente vou refazer para ver o que consigo reduzir de peso.

Sobre as asas, putz... hhehehe. Mas enfim, vou terminar essas e, se ficar muito ruim, faço um jogo novo.

Mas realmente não creio que este projeto possa ficar com muito menos do que 500g, pois já fiz tudo com hastes de 3mm e balsa de 1,5mm. Menos que isso e é melhor não pousar pra não quebrar, hehehe

Mas vou me esforçar para, no próximo fim de semana, reduzir ao máximo o peso dele.

Quanto ao motor, será um 2822, que cheguei a usar no meu biplano. Se puxava bem aquele monstrinho (todo em balsa de 5mm), vai puxar bem esse aí.

Valeu aí gente!
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Dependendo do perfil que utilizar, uma carga alar alta melhorar o desempenho do modelo. Uma carga alar de 43g/dm2 pode ser alta se comparada à maioria dos modelos elétricos. Mas se a incidencia e o perfil forem bem dimensionados, isso não é problema. É claro que quanto maior for a carga, maior terá de ser o angulo de incidencia. Para não ter problemas com arrasto, o perfil deve ter uma curva ClxCd bem plana na faixa de utilização do Cl. Veja os perfil NACA série 6 para ver sua característica. Pena que os mesmos não possuem comportamento conhecido quando o Re é abaixo de 700000...
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder