Engenhoca caseira para cortar asas de isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Engenhoca caseira para cortar asas de isopor

Mensagem por Pedro Guilherme »

depois de cansar de cortar asas no "mãonual"...hehehehe resolvi bolar uma maneira simples e economica de cortar isopor "pranchas" e asas. evidente que exige primeiro que se tenha um arco de corte de isopor devidamente funcionando. O comprimento do corte vaI depender do tamanho do seu cortador. No meu caso o meu tem 1.10 cms. Mas a mesa tem 90 cms então o máximo que posso cortar são 90cms.
Material? 4 roldanas de varal de roupas e uns pedaços de madeira para aparafusar. Alguns parafusos para afixar as tralhas e um cordão que não espiche. O que comprei na ferragem o cara garantiu que não espicha. Me falaram que tem uns de cortina que são bons para isso. Ou de repente alguém pode ter uma outra ideia boa também. Sei que entre todo material gastei 12 reais.
Vão achar gozada aquela garrafa, ela é que é o peso que fará funcionar a engenhoca. Custei um pouco até achar a quantidade certa de agua para o corte ficar bom. Depende disso para o cortador trabalhar num movimento adequado ao tamanho do corte, densidade do isopor e tipo de arco de corte. estraguei varias chapas de PO até chegar lá. Atente para o detalhe que quando mais denso o isopor mais devagar será o corte, e se equilibrado seu movimento mais perfeito saira o material pronto. Fiz um video e um foto bem no ultimo corte. ficou maravilha pra colocar no youtube, mais ai o véio aqui cansado e meio cegueta como a foto não ficou boa apagou o filme....hehehehehehe. Mas amanhã quando cortar de novo faço um video explicativo. É uma barbadinha de fazer. E pelo que pude ver dá pra cortar outros tipos de asas, é só tirar a garrafa do meio e colocar uma em cada ponta com pesos dferentes. Também farei este teste mais adiante e colocarei aqui os resultados. Apenas vou postar alguma fotos que já dão uma idéia da "engenhca cortadora
Anexos
AMOSTRA DO CORTE 1.JPG
AMOSTRA DO CORTE 1.JPG (32.31 KiB) Exibido 29939 vezes
AMOSTRA DO CORTE 2.JPG
AMOSTRA DO CORTE 2.JPG (34.94 KiB) Exibido 29939 vezes
PRANCHAS E ASAS CORTADAS.JPG
PRANCHAS E ASAS CORTADAS.JPG (31.66 KiB) Exibido 29939 vezes
COMO FICA  A SUPERFICIE.JPG
COMO FICA A SUPERFICIE.JPG (27.02 KiB) Exibido 29939 vezes
A ENGENHOCA.JPG
A ENGENHOCA.JPG (36.44 KiB) Exibido 29939 vezes
Avatar do usuário
bismarcksil
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jun 20, 2008 11:33 pm
Localização: Ribeirão Preto, SP

Mensagem por bismarcksil »

O Brasileiro é F***, hehehehehe.

Ficou bem legal as asas e super diferente o equipamento, parabéns.

Obs.: não esqueça de patentear :)


Abs
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

bem interessante seu cortador...

Se eu tivesse espaço iria clonar sua ideia... mas moro em Apertamento.. então não rola...
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

caramba! o corte fica mais liso que CNC!, tinha visto o desenho de um projeto como este ja, mas ficava na duvida se ficava bom, vou ver se arranjo outra mesa para fazer o sisteminha.
faltou o video.
abraços
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Bem legal e econômico este sitema. :wink:

Seu Pedro corta trapezoildal tambem ?

Abraço Osmar.

Ps:O "contra peso é um must"rsrsrsr :D !
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Aooooo.... ficou show de bola...

Parabens...

As asas ficaram perfeitas...

To agardando o tutorial para faser uma pra min !!

Abraços...

Valeu !!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:2e35675992="Guilherme Ch"]caramba! o corte fica mais liso que CNC!, tinha visto o desenho de um projeto como este ja, mas ficava na duvida se ficava bom, vou ver se arranjo outra mesa para fazer o sisteminha.
faltou o video.
abraços[/quote:2e35675992]

Bueno, até é uma questão de informação. Guilherme uma cnc cortadora de isopor e similares, corta por irradiação de calor, não tem corte mais perfeito do que isto, o corte por gravidade como pedro montou, corta por contato, fazendo o fio embarrigar no centro causando uma pequena distorção no perfil original, funciona mas não é perfeito. Isto deve servir para que todos que não tem uma idéia do que é um corte em cnc saian comentando sobre o que desconhecem.
Pedro tá me saindo melhor do que a encomenda, só falta modificares o sistema para que corte trapezoidal, talvez tenhas que aumentar a corda da mesa para que fique bom para isto. E não tem perdão ainda me deve o churrasco.


abraços motta
[], motta
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

eu não entendi muito bem o esquema,mas parece ser bem util!=D!
Thomas
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Out 31, 2006 4:24 pm
Localização: Sao Paulo, SP

Mensagem por Thomas »

Qual seria a diferenca entre esta maquina do Pedro e esta aqui? Como ela corta asa em trapezio? O calculo e igual para saber a distancia das roldanas?

http://www.e-voo.com/forum/files/machinetrapeze_105.jpg
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

[quote:2b85148241="Thomas"]Qual seria a diferenca entre esta maquina do Pedro e esta aqui? Como ela corta asa em trapezio? O calculo e igual para saber a distancia das roldanas?

http://www.e-voo.com/forum/files/machinetrapeze_105.jpg[/quote:2b85148241]

é que a do Pedro puxa junto as duas pontas do fio, e a outra tem aquela madeira que faz com que um lado puxe mais que o outro cortando trapezodialmente.
tenho um cortador de 1,10m, se eu nao encontrar uma mesa vou fazer uma portatil em MDF.

estou desenhndo em 3d aqui e assim que terminar eu posto o esquema se alguem nao postar antes.

a minha penso em fazer uma base dobrável, que para usar é só abrir, travar, e apoiar na bancada com 2 ou 4 sarjentos.
Responder