Engenhoca caseira para cortar asas de isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

engenhoca

Mensagem por Pedro Guilherme »

Bom gente. è fácil esta montagem. Vou fazer um video bem detalhado para quem quiser fazer uma também. A vantagem é que se eu quiser em 2 minutos desmonto tudo de novo. è claro que precisa aperfeiçoar algumas coisas. Mas esta próximo do bom.
Motta
Tu viu né? eu disse que ia fazer, e o churrasco não vais ganhar porque não ajudaste a montar, o trato era este, apenas me indicou a cordinha na ferragem aquele dia...hahahahaha
Mas ainda tens uma chance de comer o churrasco, pega o trensurb e vem até aqui em
casa ajudar a dar o toque final nela....hahahahaha
oldobox
Acredito que sim, não quero ser mais inteligente do que ninguém mas me parece que montando somente as roldanas laterais e colocando-se garrafas com pesos diferentes deva cortar. Semana que vem vou fazer esta experiencia. Ai alguém pergunta? porque garrafas de agua? simples: o aumento ou diminuição do peso é muito fácil, apenas coloca-se ou retira-se peso(agua).
Não sei se notaram ,mas nesta engenhoca o arco fica por baixo da mesa, diferente da mostrada ai na figura.
Quanto a barriga que o Motta se referiu, sim é verdade, nas primeiras 10 asas cortadas, foram todas pro lixo. Ai fui diminuindo o peso pois quando tracionava vinha com muita força ou velocidade, tornando o corte "embarrigado" no meio. Acredito que preciso ainda regular o peso e talvez aumentar um pouco a voltagem pois estou usando 20 V em um arco de 1.10 cms.
Mas vou tentar passar o máximo de informações visuais e escritas aqui para que possam cortar sua asas.
Vou fazer um tutorial para voces, só me deem um tempo, o véio aqui tá devagar.
Estou aceitando sugestões e idéias se por acaso alguém tiver. Varias cabeças juntas pensam melhor do que uma né? E isto só pode melhorar a qualidade dos nossos aeromodelos.
Quanto a CNC , evidente que é outro mundo.....pra quem tem grana.....que não tem cão caça como gato.
Alias aguardo sugestões dos bons em eletronica para melhoria do projeto.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:1184e3a1af="Guilherme Ch"][quote:1184e3a1af="Thomas"]Qual seria a diferenca entre esta maquina do Pedro e esta aqui? Como ela corta asa em trapezio? O calculo e igual para saber a distancia das roldanas?

http://www.e-voo.com/forum/files/machinetrapeze_105.jpg[/quote:1184e3a1af]

é que a do Pedro puxa junto as duas pontas do fio, e a outra tem aquela madeira que faz com que um lado puxe mais que o outro cortando trapezodialmente.
tenho um cortador de 1,10m, se eu nao encontrar uma mesa vou fazer uma portatil em MDF.

estou desenhndo em 3d aqui e assim que terminar eu posto o esquema se alguem nao postar antes.

a minha penso em fazer uma base dobrável, que para usar é só abrir, travar, e apoiar na bancada com 2 ou 4 sarjentos.[/quote:1184e3a1af]

Seria muito bom mesmo alguem que lida bem com informatica desenhasse em 3D ou cad sei lá, este projeto. Só atentem que o objetivo dele é : economia e praticidade. Ou seja a mesa não se torna de uso exclusivo do cortador.
Como podem ver esta minha é de uso geral. Depois que cortei desmonto tudo e uso ela para trabalhar nos aeromodelos. E a economia é porque os materia são baratos e fáceis de comprar.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

fotos

Mensagem por Pedro Guilherme »

Bom gente, estou sem tempo na correria aprontando algumas encomendas de modelos por isso o video fica para semana que vem mas tirei mais fotos para maior entendimento da engenhoca.
Anexos
Fixação na garrafa.JPG
Fixação na garrafa.JPG (36.14 KiB) Exibido 29728 vezes
atando os dois fios juntos.JPG
atando os dois fios juntos.JPG (33.62 KiB) Exibido 25716 vezes
pindurada e centrada.JPG
pindurada e centrada.JPG (34.4 KiB) Exibido 29728 vezes
roldanas centrais.JPG
roldanas centrais.JPG (36.31 KiB) Exibido 29728 vezes
arco por baixo da mesa.JPG
arco por baixo da mesa.JPG (38.08 KiB) Exibido 29728 vezes
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

mais fotos
Anexos
detalhe da fixação na madeira com parafuso.JPG
detalhe da fixação na madeira com parafuso.JPG (35.77 KiB) Exibido 29726 vezes
lado direito esticado.JPG
lado direito esticado.JPG (36.13 KiB) Exibido 29726 vezes
lado esquerdo esticado.JPG
lado esquerdo esticado.JPG (36.89 KiB) Exibido 29726 vezes
teste esticando com peso da lata.JPG
teste esticando com peso da lata.JPG (37.1 KiB) Exibido 25714 vezes
visão de cima.JPG
visão de cima.JPG (37.31 KiB) Exibido 29726 vezes
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

mais fotos, É isso ai pessoal. Depois posto o video.
Anexos
visão roldana lado direito.JPG
visão roldana lado direito.JPG (35.78 KiB) Exibido 29724 vezes
visão roldana lado esquerdo.JPG
visão roldana lado esquerdo.JPG (37.85 KiB) Exibido 29724 vezes
Avatar do usuário
vitor hugo
membro
Mensagens: 903
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:30 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por vitor hugo »

Entendi + ou - . Como é feito pro isopor ficar parado no lugar sem que ele escorregue junto com o fio ?
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote="vitor hugo"]Entendi + ou - . Como é feito pro isopor ficar parado no lugar sem que ele escorregue junto com o fio ?[/quote

Como todo isopor cortado com arco de fio quente é necessário que se coloque um peso em cima que não permite que ele seja arrastado.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

A parte bacana seu Pedro que é totalmente desmontavel e se "descolar "
uns "sargentos " só para ela dá para instalar em qualquer mesa! :D

Gostei desta ideia!

Abraço Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

pedro muito bacana.. parabens, vou aguardar o video
Avatar do usuário
Hunter
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 4:32 pm
Localização: Chapecó, SC

Mensagem por Hunter »

Pedro, estou em duvida como vc faz com os perfil... se nao for pedir muito, seria possivel vc mandar uma foto isopor com o perfil ao lado pronto pra passar o fio...

Obrigado.
Responder