Projeto para corte a laser

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

a maquina é bem complicada, deve ter um p de um circuito pra acionar o lazer, fora que tem que ter um sistema de exaustão pra fumaça se não vc morre intoxicado, e alem disso um compresor pra jogar a fumaça do corte pra baixo. não deve ser imposivel de fazer mas deve ser bem caro.
E o laser tem que ser substituido de tempos em tempos pois gasta tambem.
Acho que o custo de uma maquina destas pra vc comprar é de uns 60mil pra cima
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá Osvaldo!

Não pretendo fazer uma não.

Não tenho conhecimento nem dinheiro pra isso.

É que quero dar uma escala maior para a construção de novos modelos e vou mandar cortar a laser daí.

Espero poder tornar a construção economicamente viável e se tiver procura, vender os modelos.

Mas são planos de longo prazo.

Abraço!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

eu sei, so respondi pro dark mais ou menos oque eu vi funcionando....
Eu pensava que a maquina era bem mais simples hehheheh ate ver ao vivo!
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

[quote:9c0a84889d="osvaldoljunior"]eu sei, so respondi pro dark mais ou menos oque eu vi funcionando....
Eu pensava que a maquina era bem mais simples hehheheh ate ver ao vivo![/quote:9c0a84889d]

oloco 60 mil???
vou fazer como fresa mesmo,,, é soh travar uma "dreamel'' com uma broca de corte....
uhm...
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

60 mil uma pronta já com todo o sistema de exaustão, pra fazer nem faço ideia do custo!
Roberto Jota
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Out 22, 2010 1:52 pm
Localização: Goiania Goias

Maquina de corte a laser

Mensagem por Roberto Jota »

Desculpem a intromissão, mas vendo a conversa de vcs sobre a contrução de uma maquina de corte a laser, vi na net vi alguns projetos de maquinas de corte a laser feitas a partir de sucatas de cd e dvd. Sou tec em eletronica e info. Estudo ciencias da aeronaltica aki em goiania e sou louco por aviação e pratico paraquedismo tb. Bom, quanto a maquina, estou akia tentando a fazer uma aki. Se der certo passo pra quem quiser, Ok??? Mas pelo que vi da pra fazer uma com $200.
Valeu!!!!!
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:15c0613824="osvaldoljunior"]a maquina é bem complicada, deve ter um p de um circuito pra acionar o lazer, fora que tem que ter um sistema de exaustão pra fumaça se não vc morre intoxicado, e alem disso um compresor pra jogar a fumaça do corte pra baixo. não deve ser imposivel de fazer mas deve ser bem caro.
E o laser tem que ser substituido de tempos em tempos pois gasta tambem.
Acho que o custo de uma maquina destas pra vc comprar é de uns 60mil pra cima[/quote:15c0613824]

Não é tão complicado não, a complicação é o valor final, talvez nem compense o trabalho.

Eu achei máquina com area de corte de 900X600 mm, por menos de 4.000,00 USD, é meu projeto de compra para o proximo ano :twisted:

Abs!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:aed9cc2404="Alexandre Cruz"]Ele corta o círculo mas o corte come uns 0.1-0.3mm depende da espessura da balsa.

A máquina tem resolução limitada também, círculos com 2mm não serão bem círculos mas com 20mm não deve ter problema.

Coisas maiores que 1/4" não cortam bem, com 3/16 já dá pra ver o cone do laser, 1/8"pra baixo são os melhores cortes. Em 1/16 acho que come 0.1mm, mas também depende da densidade. Para encaixes perfeitos vale a pena descontar mas pra maioria das coisas não precisa, em chapas finas a própria cola ocupa este espaço.

Procure trabalhar o desenho com encaixes e peças que alinhem sozinhas, assim dá pra construir sem régua ou esquadro e em alguns casos nem precisa da mesa...[/quote:aed9cc2404]


Para a peça não perder o "tamanho", não depende só da espessura, depende também do ajuste (potência) do Laser, e quantos passos ela vai fazer para cortar.

Abs!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Leonardo A. Cavalcante
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 1:57 pm
Localização: São Luis - MA

Mensagem por Leonardo A. Cavalcante »

Boa tarde.
Estou começando fazer minha máquina de corte a laser, comparando ela com uma fresadora, as duas principais diferenças são essas já citadas e tambem não tem o eixo Z, tem que ter o tubo de laser CO2, um chiler para refrigerar o laser, fonte para o laser, circuito para acionamento do laser, espelhos para direcionar o laser(dependendo da potencia do laser pode ser fixado no lugar da fresa e usar apenas a lente), lente para focar o laser, tudo bem dimencionado e alinhado. A diferença de preço, no meu caso, vai sair em torno de R$ 6000,00, sendo que não é uma construção proficional, nem direcionada para o modelismo( :roll: ), mas vai quebrar um galho.
FELIZ NO HOBBY...
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:70d96f1dda="Leonardo A. Cavalcante"]Boa tarde.
Estou começando fazer minha máquina de corte a laser, comparando ela com uma fresadora, as duas principais diferenças são essas já citadas e tambem não tem o eixo Z, tem que ter o tubo de laser CO2, um chiler para refrigerar o laser, fonte para o laser, circuito para acionamento do laser, espelhos para direcionar o laser(dependendo da potencia do laser pode ser fixado no lugar da fresa e usar apenas a lente), lente para focar o laser, tudo bem dimencionado e alinhado. A diferença de preço, no meu caso, vai sair em torno de R$ 6000,00, sendo que não é uma construção proficional, nem direcionada para o modelismo( :roll: ), mas vai quebrar um galho.[/quote:70d96f1dda]

Eu estudei bastante o assunto e, fazer uma com base em uma fresa eu não sei não, a resolução na máquina Laser é muito maior do que a de uma fresa, inclusive to fazendo uma CNC para fresar alumínio, mas a Laser eu acabei desistindo e vou comprar uma máquina pronta.

OBS: Alem de tudo que você citou precisa de uma bomba dágua para levar agua ao chiler e refrigerar o Laser, software, controle PWM do Laser etc...

Abs!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Responder