AJUDA PARA ACERTA CG DA ZAGI

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:cd8c28dd65="GRANATO"]É esse aqui, Marco ?

http://www.maltemedia.de/swp/[/quote:cd8c28dd65]

Se foi tu homem quem fez os dois então porque não colocou a bendita explicação do T>0 T<0 que está lá.

Sacanagem heim :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Alias encontrei o bendito....

http://jef.raskincenter.org/published/balance_point.html
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:2571f490cb="Marco Antonio"]Se foi tu homem quem fez os dois então porque não colocou a bendita explicação do T>0 T<0 que está lá.

Sacanagem heim :lol:[/quote:2571f490cb]

Eu não fiz nada, Marco.

Apenas quando o pessoal questionava sobre CG de Zagi, indicava a página, ou enviava por email a planilha que tem a mesma fórmula.

Parei de indicar essa, e outras, páginaa, quando o pessoal pergunta sobre CG de Zagi porque sempre acaba nessa confusão do bendito "T" ( ou "S", dependendo do site). E me mandam MP dizendo que o CG da asa deles vai ficar meio metro "fora da asa" :shock:

Gente, "fora da asa" é só o ponto, exatamente, onde fica a medida do "T" :lol:

Se tentar explicar que o CG ficará a 1/5 da corda média, então.... :roll:
Anexos
CG_Zagi.JPG
CG_Zagi.JPG (15.55 KiB) Exibido 11635 vezes
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nunca te perguntaram se podia usar barbante? Corda.... barbante....

Pra mim já. :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Pior que já :lol:

As mais frequentes:

- Ué, mas eu li que CG é sempre a 1/3 da asa...

- Os "aileron" soma ou não soma na medida ?

- Me disseram que era a um palmo e dois dedos do bico. Tá Certo ?

- O CG é com ou sem o motor ?

E por aí vai...
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:070bf6db1f="GRANATO"]Pior que já :lol:

Me disseram que era a um palmo e dois dedos do bico. Tá Certo ?


[/quote:070bf6db1f]

Hahahahah!!!Essa é demais!!!!
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Mensagem por dougsky »

[quote:14973b4fa4="warne"]É o seguinte: "R"quer dizer raiz central = corta central, o "P" quer dizer ponta da asa = corda da ponta da asa, e "T" e o tamanho da ponta da asa até o bico calculado com um angulo de 90 graus.
Uma asa com 90 Cm, pelos tutorias do e-voo, tem de corda central 24 Cm e de corda de ponta de asa 12 Cm.Você usou esse dados na sua asa?Pra calcular o "T" você tem que medir na sua asa, pois pode variar, depende muito do construtor.
Seque uma imagem de como se calcula o T.[/quote:14973b4fa4]


Bom,deu os seguintes resultados 24,85 normal e 22,37 adiantado...mas e agora oq eu faço..???.e primeira zagi q to montando :) ...


[URL=http://img84.imageshack.us/my.php?image=zagihl6.jpg][img:14973b4fa4]http://img84.imageshack.us/img84/2594/zagihl6.jpg[/img:14973b4fa4][/URL]
[URL=http://g.imageshack.us/img84/zagihl6.jpg/1/][img:14973b4fa4]http://img84.imageshack.us/img84/zagihl6.jpg/1/w640.png[/img:14973b4fa4][/URL]
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Marque 24cm a partir do bico da asa, por baixo.

Nesse ponto, prenda com fita adesiva um lápis ou caneta, (cilindricos claro, não vai me por um daqueles lápis sextavados, hein ? :lol: )

Esse lápis vai funcionar como se fosse o eixo de uma gangorra.

Coloque sua asa em uma superfície plana (mesa).

Se o CG estiver correto ou muito próximo do local indicado, ao colocar o bico apoiado na mesa ela permacerá assim. Ao apoiar a parte traseira da asa na mesa, ela também fica na posição. Ou seja estará em equilíbrio.

Se ao apoiar o bico na mesa, soltar e ele levantar, há peso a mais na parte traseira ( o CG está "atrasado" ). Da mesta forma, se apoiar na mesa a parte traseira e ela se levantar ao soltar, o CG estará adiantado.

Reposicione os eletronicos ( principalmente a bateria ) até obter o equilíbrio.

Se isso não for possível, adicione peso do lado que estiver mais leve. Apesar que esses pesos, são "peso morto". Prefira posicionar corretamente os eletronicos.

Aliás o ideal é acertar o CG dessa forma, colocando os equipamentos sobre a asa, fixados com fita e só depois fazer as aberturas para embutir a eletronica.
Anexos
Zagi.JPG
Zagi.JPG (12.21 KiB) Exibido 11582 vezes
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Mensagem por dougsky »

[quote:3974c3e676="GRANATO"]Marque 24cm a partir do bico da asa, por baixo.

Nesse ponto, prenda com fita adesiva um lápis ou caneta, (cilindricos claro, não vai me por um daqueles lápis sextavados, hein ? :lol: )

Esse lápis vai funcionar como se fosse o eixo de uma gangorra.

Coloque sua asa em uma superfície plana (mesa).

Se o CG estiver correto ou muito próximo do local indicado, ao colocar o bico apoiado na mesa ela permacerá assim. Ao apoiar a parte traseira da asa na mesa, ela também fica na posição. Ou seja estará em equilíbrio.

Se ao apoiar o bico na mesa, soltar e ele levantar, há peso a mais na parte traseira ( o CG está "atrasado" ). Da mesta forma, se apoiar na mesa a parte traseira e ela se levantar ao soltar, o CG estará adiantado.

Reposicione os eletronicos ( principalmente a bateria ) até obter o equilíbrio.

Se isso não for possível, adicione peso do lado que estiver mais leve. Apesar que esses pesos, são "peso morto". Prefira posicionar corretamente os eletronicos.

Aliás o ideal é acertar o CG dessa forma, colocando os equipamentos sobre a asa, fixados com fita e só depois fazer as aberturas para embutir a eletronica.[/quote:3974c3e676]


Hoo Granato..vlw pela dica..agora deu uma clareada nas ideia...pensava que a zagi tinha q fica equilabrada em cima do lapis sem encostar ambas as partes sobre a mesa...vou fazer um teste com sua dica e posto o resultado... :D
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

kkkkkkk...eu falei eu falei

a zagi eu q fiz o cg é 22

esse prograquem fez ele foi o sedasonic aqui de bh ,acho que ele ate me passou o codigo fonte..nao me lembro mais..
essa zagi o cg é a 22cm do BA

kkkkk..eu falei eu falei
é que eu estou acamado e nao posso ajudar os meninos, senao ja tava voando..
Responder