2008.11.16 - Pq. Villa-Lobos - II Copa Erkki Bohm

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Mais afinal de contas teve ''vai perde'' por falta de fosforos ou não ?
Pena que não deu pra ir.
abraço

alle
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Alle,
Eu perdi o meu Chico porque coloquei pavio mas esqueci de acender. O Edimicio Ferreira não colocou porque subestimou o próprio modelo, achou que nem ia voar muito bem e também perdeu. Já o Beto pegou uma térmica das graúdas voou 110 seg e determalizou o modelo.


[quote:7bbbc5f1e2="Rene Queiroz"]Parabens a todos!!!
O pouco tempo que permaneci na Prova me trouxe muitas recordações.
É muito gratificante ver um bando de malucos tentando fazer o melhor vôo com um modelo dificil de trimar como o véio CHICO.
Gente boa de reboque!
E um lembrete: Acendam o PAVIO! né mesmo Sala?
Parabens Mesmo!!!
Na proxima Prova vou estar com um Chico "Matador" prá atrapalhar um pouquinho!!!
Parabens!!![/quote:7bbbc5f1e2]


Rene,
Foi muito legal você ter aparecido e ajudado na direção da prova.Contamos com você na próxima.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:ec5aa2b092="Alvaro Sala"]Já o Beto pegou uma térmica das graúdas voou 110 seg e determalizou o modelo.[/quote:ec5aa2b092]

O Beto estava trimando o modelo com um elástico de DT cortado de tripa de mico e muito grosso, recomendei que ele mudasse para um bem mais fino, o do tipo ortodôntico que era garantia maior que o pavio queimasse o elástico. Eu que acendi o pavio e ainda dei a dica do lançamento pro "concorrente", imagina a apreensão.... se o modelo não determalizasse, eu estaria correndo até agora atrás do modelo...ou fugindo do Beto! :lol:
Instintivamente nos primeiros vôos estávamos usando o pavio longo, para 2min como nos P30, mas a impressão que dá é que esse pavio queimou beeeem mais lentamente do que devia. :wink: apesar da preocupação, foi um dos lindos vôos do dia, daqueles que você pensa: lindo! mas vai perdê! e agora? não vai determalizar nunca mais? será que acendi direito o barbante? e o modelo subindo subindo...acho que fud3u.. já tinha desistido de acreditar no DT quando o elástico rompeu... ufa!

Um honroso "vôo mais longo determalizado" do dia.

[b:ec5aa2b092]Sobre o Chico[/b:ec5aa2b092]
O pessoal se acostumou a criticar o modelo pelo pequeno tamanho, que é difícil de rebocar etc. Minha opinião é que o modelo é muito estável para o tamanho que tem, necessita sim de algum treino para adquirir sensibilidade mas com a prática pode tranquilamente servir de base de treino para outras categorias maiores de planadores de reboque, ele sobe muito bem e permite várias correções de trajetória durante a subida, mesmo com veto rajado, por isso não vejo necessidade de leme automático, nem uso de timers mais sofisticados.
Se voce consegue colocar na cabeça no momento certo ele dá um delicioso puxão pra cima indicando a térmica, ai basta folgar a linha para desengatar que ele começa a girar.

Lembrando que modelo com menor margem de estabilidade voa melhor em velocidades diferentes, permitindo alterar pressão na linha sem que o modelo tenha tendências indesejadas, um bom compromisso de M.E. indica (1º e 2º lugares pelo menos) um CG de aprox. 50% da corda. Além de voar com leme neutro, e com um bom tilt no estab. Mesmo assim, durante o reboque, o modelo tende à entrar pro lado do tilt, consegui (as vezes) neutralizar essa tendência me posicionando um pouco desalinhado com o vento e usando-o à meu favor.
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Gostaria muito de agradecer a todos que estavam lá. Em especial ao Álvaro, Peninha, Edu Yamin, Omar e Ricardão, caras que realmente gostam do fazem, e por isso fazem-no muito bem. O Álvaro fez tão bem que... deixa prá lá! Agradeço novamente pela ajuda e, mais que isso pelo engrandecimento pessoal que eles nos proporcionaram.

O Chico é um belo planador, mas um pouco difícil de trimar, creio que devido ao seu tamanho. Mas bem trimado, e bem rebocado, pode-se facilmente perdê-lo.

Abraços a todos!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Antes de mais nada, queria agradecer ao Álvaro pela oportunidade que nos deu de participar de uma prova bem disputada, lindos troféus e ainda os kits da Aerobrás, meus meninos estão querendo montar o avião que veio junto com o troféu usando os alfinetinhos :D :D
E também a todos os participantes, pois todos ajudaram e foram ajudados, o dia foi maravilhoso, valeu a viagem até sampa. E ao Edu Yamin, que sem sua ajuda meus modelos nunca voariam :D :D :D :D :D :D e no caso do Chico, não teria voltado pra casa :D :D :D :D :D :D Vamos treinar rebocar planadores para voar em Enbalse com o Elios.
Não acho o Chico dificil de trimar, o meu trimei no quintal de casa e nunca mais precisei mudar nada, a não ser um chumbinho a mais ou a menos para alterar o CG dependendo das condições de vento e térmicas. E como frisou o Edu Y, serve muito bem como escola para reboque de modelos maiores, e também para mostrar que D/T não é luxo. Fazia tempos que não me sentia tão feliz quando vi o estabilizador do meu Chico se soltando e o modelo dando aquelas estoladas típicas da determalizada. :D 8)
Outra sensação muito boa, comparo à de um peixe na ponta da linha, foi quando senti no cabo de reboque a térmica dando a puxada no modelo, foi soltar o cabo e correr atrás do Chico, rezando pro pavio queimar a borracha.
Mas como é dificil rebocar um modelo, horas precisa correr muito, horas precisa parar e voltar-se para o modelo, um exercício e tanto, principalmente debaixo do solão que estava ontem. Mas me deixou com aquela sensação de vamos tentar de novo, só mais um voozinho... Acho que esse treco vicia :D :D
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Vicia mesmo.

Voar vôo livre é quase uma batalha. Porém é muito gratificante quando conseguimos domar um modelo e ver o resultado do esforço num belissimo vôo. O prazer de ver um modelo determalizando e indescritivel.

No vôo livre tudo é incerto e nunca sabemos se o modelo volta para casa ou some no Azul Maravilhoso num momento mágico. Viver é correr riscos. Não dá para viver sem isso!

Parabéns Beto, por mais essa vitória e parabéns a todos que participaram dessa belíssima prova!

Parabéns ao Alvaro e parabéns à Aerobrás!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Aqui o vice campeão recebendo o troféu das mãos do Omar.
Além do troféu ele ganhou um Kit do "Gafanhoto". Outro planador de reboque.

[quote:5d8625aaf1="Eduardo Yamin"]Escolhi o Gafanhoto porque é outro planador de reboque e eu estou mesmo precisando perder barriga.[/quote:5d8625aaf1]
Anexos
vice.jpg
vice.jpg (39.17 KiB) Exibido 9571 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

O Vencedor da prova e BI-CAMPEÃO.
Anexos
Campeao.jpg
Campeao.jpg (35.04 KiB) Exibido 9565 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Os ganhadores do troféu "VAI PERDÊ!!!!"

Edimico Ferreira e Alvaro Sala voltaram pra casa sem Chico...
Anexos
Os Sabidinhos.jpg
Os Sabidinhos.jpg (36.41 KiB) Exibido 9558 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Foto geral debaixo das árvores porque o sol estava de rachar.
Da esquerda para a direita.
Em pé: Peninha, Alvaro, Ricardão, Akamatsu, Vitor e Beto.
Sentado ou agachado: Ferreira, Danilo, William e Omar.
Anexos
Turma.jpg
Turma.jpg (39.41 KiB) Exibido 9548 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder