Plank-minuto - para viagens, termal, depron

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Plank-minuto - para viagens, termal, depron

Mensagem por Marcos Quito »

A minha Tauba já estava toda judiada, amassada e remendada.
Eu ia para o Guarujá, passar uma semana, e precisava levar algo termal, portátil (que não incomodasse no carro), e rápido de fazer.

Daí nasceu o projeto. Foram umas 4 horas de trabalho, um projeto super simples, e fiquei super satisfeito com o resultado, ela voou com os urubús na praia do Tombo no Guarujá, ficou PERFEITA !!

Dados técnicos :
Material : Depron 2mm (sim, é bem frágil, é para durar uns 5 meses, creio eu)
Envergadura : 1200mm
Corda raíz : 300mm
Corda ponta : 150mm
CG : 45mm do bordo de ataque (1/5 da corda média)
Peso final : 300gramas
Perfil utilizado : ..... ?Simétrico?... Não usei o perfil NACA, usei o perfil NADA... :lol: :lol:
Pronta para transporte : 3 peças não maiores que 600mm cada. Cabe numa sacola e é fina (não tem empenagem)
Eletrônica : 3xmicro servos de 9gr, Rx Berg, Bat standard 600mAh NiCd.
Funções : Profundor e ailerons.
Material adicional : Cola quente, fita transparente e fita vermelha para as cores. Não é totalmente entelada com fita, só em alguns locais.

Característica de vôo : Típica plank leve, flutuadora, loopings super fechados, invertido quase sem tocar no profundor. O roll ficou lento pois não quis colocar aileron inteiro, preservei as pontas. Em compensação ficou sem a guinada adversa, pois é bem trapezoidal o desenho. Exatamente o que eu queria.

Um problema que encontro nas planks com aileron inteiro (tamanho máximo) é o ajuste deste - o aileron influencia demais no trim de profundor, qualquer mexida desregula tudo. Por isto preferi deixar o aileron menor, com estas partes fixas usadas como referência no ajuste do "neutro" do aileron.

O resultado foi incrível, primeiro vôo, tudo certo, sem surpresas, já estava trimada !
Anexos
plank minuto.JPG
plank minuto.JPG (15.03 KiB) Exibido 15695 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Legal Quito que conseguiu achar um local para voo. :wink:

Agora esse projeto "uma plank em tempo record" foi legal... poste fotos se tiver pra bizoiarmos.

abs
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:3af96d3fae="carlos renato"]Legal Quito que conseguiu achar um local para voo. :wink:

Agora esse projeto "uma plank em tempo record" foi legal... poste fotos se tiver pra bizoiarmos.

abs[/quote:3af96d3fae]

Carlão - foi super fácil encontrar : é o único morro que tem na praia do tombo, morrinho típico praiano onde frequentam :
- famílias para apreciar a paisagem,
- casal de namorados para dar um amasso,
- esquadrilha da fumaça, para fazer a cabeça,
- parapentes,
- e urubús (voando), muitos urubús...

Tô postando, tô convertendo as imagens...

Olhaí, pronto para transporte : é só colocar as 3 peças numa sacolinha de supermercado, vai em qualquer fresta no carro !
Anexos
3 peças.JPG
3 peças.JPG (28 KiB) Exibido 15682 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Quito, como vc. une as duas meia asas com a fuse, não ví nenhuma baioneta, na verdade também procuro algo pra voar no Guarujá, meu sogro tem apto lá e estou pra ir em breve, vc. acha que um flingzinho de 1,23 de envergadura voa bem lá? Tô doido pra levar e ver o que vira.
Abraços
Pacheco
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Show de bola!!!!!, passe mais informações de como fez o perfil, acho que vou fazer uma pra mim......, muito portatil....., será que dá pra fazer ela mais mansa pra quem não tem muita experiência com planks?? oque me aconselha?


Abraço.
Thiago
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:69f7f74521="Luiz Pacheco"]Quito, como vc. une as duas meia asas com a fuse, não ví nenhuma baioneta, na verdade também procuro algo pra voar no Guarujá, meu sogro tem apto lá e estou pra ir em breve, vc. acha que um flingzinho de 1,23 de envergadura voa bem lá? Tô doido pra levar e ver o que vira.
Abraços
Pacheco[/quote:69f7f74521]

Olá Pacheco !
Por incrível que pareça não tem baioneta nenhuma ! Acho que um dia vai dar problema, mas nesta primeira vez não deu nada ! Também é super levinho, ele acabou ficando com 280 gramas só !

Sobre o Flingzinho seu : Eu achei, pessoalmente, o local meio árido para voar um modelo de balsa, bonitinho como o fling. Não é impossível, mas pode judiar um pouco :

O local é do estilo "Porta-aviões com quintal" : Tem uma área de pouso atrás (quintal), no rotor. Então vc vem perdendo altura, mas quando vai para o quintal pousar ele ganha altura, pois passa pela zona de lift (rampa de decolagem). Quando vc conseguir a menor altura, vem de vez, e aí enfrenta o rotor para pousar entre a rotatória (asfalto) e um gramadinho na beira do lift :

- Se pousar antes pode cair nos carros, ou asfalto mesmo;
- Se pousar na grama está perfeitoç
- Se passar, tem que passar MESMO (tem aquele matinho matador), pois tem que voltar para o lift e não morrer na praia...

Tem o outro local - o Morro do Maluf - na outra ponta de praia entre pitangueiras e enseada, que é um pouco mais seguro, e cheio de mato alto que acho mais seguro para seu fling.

Em suma : tem morro para os dois lados de vento : Vc vai para a praia e se o vento vier da direita, vc vai para o Tombo, se vier da esquerda vc vai para o Maluf.

[quote:69f7f74521="thi_cesar"]
Show de bola!!!!!, passe mais informações de como fez o perfil, acho que vou fazer uma pra mim......, muito portatil....., será que dá pra fazer ela mais mansa pra quem não tem muita experiência com planks?? oque me aconselha? [/quote:69f7f74521]

Vou postando, vou postando.
Escute, ele está super manso, acho que não terá problemas mesmo sendo novato. Quanto mais leve mais mansa !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Legal Quito, inclusive o apto do meu sogro fica no Morro do Maluf mesmo, na parte baixa, mas pra ir lá sozinho acho meio complicado, aparece de tudo por lá, quanto a judiar do fling, mais do que já judiei é impossivel, aprendi(ou melhor, estou aprendendo) a voar com ele, aí imagina as lenhas que o coitado já levou..
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Mais fotos :

1. Cortar o depron - fiz em chapa de 2mm. Você deve conferir que as duas (4 ) peças são idênticas, para garantir simetria.
2. Cortar a longarina de depron : usei duas grudadas de 4mm para a longarina.
3. Comece colando a longarina na chapa.
4. Em seguida cole o bordo de fuga.
5. O bordo de ataque é colado por partes, sem se apoiar na mesa : separe várias fitas, e vai assim : passa cola quente num trecho, cola a fita, mais um trecho, mais fita. Una os bordos com os dedos, sem se apoiar na mesa. Assim vc garante que a asa sai simétrica.

As fotos saem todas fora de ordem...

A metodologia é super importante no processo de montagem, caso contrário vc terá duas asas não iguais, o que vai gerar uma asa empenada : Então assim, do jeito que vc fizer uma asa - faça até o final - você faz a outra metade exatamente oposto, com a outra mão, do outro lado da mesa, etc..., com isto vc garante a simetria da asa.
Anexos
Corte do depron
Corte do depron
asas.JPG (21.51 KiB) Exibido 15546 vezes
aspecto.JPG
aspecto.JPG (22.83 KiB) Exibido 15546 vezes
Começe sempre colando o bordo de fuga !
Começe sempre colando o bordo de fuga !
bordo de fuga.JPG (22.5 KiB) Exibido 15546 vezes
Assim fica o perfil
Assim fica o perfil
perfil2.JPG (19.41 KiB) Exibido 15546 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Recorte do aileron :

Se fosse fazer "perfeito" o perfil, na área do recorte do aileron não poderia ser unida, deveria ser mais "alta", ter um "macarrão" de depron.

Mas como a proposta aqui é tipo "KISS" = keep it simple stupid - então eu colei todo o bordo de fuga, sem complicações.

Isto porque as superfícies de comando - profundor e aileron - serão de depron 4mm. Então, 2+2=4. Se for fazer a espessura certa na área do aileron, vai ter que complicar o aileron depois.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Mais...

Aí aparecem a longarina e o bordo de ataque. Veja as marcas no bordo de ataque, usei as fitas para secagem da cola quente apenas, colei de qualquer jeito.
Depois retirei - veja as marcas - e colei a fita novamente, só que mais caprichado, sem rugas.
É importante também a fita na secagem da cola para conter o excesso de cola quente que irá transbordar e enfeiar o bordo de ataque.

Sobre acabamento : Só coloquei fita no bordo de ataque, pois é área de impacto, e maior tensão, para evitar descolamento e também proteger de impactos.
Então a asa fica no depron crú mesmo. Para voar em lugares com muita pedra vai judiar, melhor passar fita nela inteira. Aí depende da paciência, durabilidade desejada, etc...

Um detalhe sobre chanfros/lixagem :
O ideal seria lixar o bordo de ataque arredontadando o mesmo. Eu apenas tirei um chanfro com o estilete, só para não ficar "quadrado".

No bordo de fuga é mais simples : nas áreas do aileron e profundor não precisa fazer nada, pois ficou com 4mm, que é igua ao aileron e profundor (depron 4mm).

Fora destas áreas, na ponta, eu também tirei um chanfro no estilete apenas, afinanto em cima e em baixo.

Só que as fotos foram feitas antes do chanfro - dá para ver, depron quadrado no bordo de ataque. Não ficou assim.
Anexos
bordo de ataque.JPG
bordo de ataque.JPG (20.98 KiB) Exibido 15533 vezes
longarina.JPG
longarina.JPG (23.49 KiB) Exibido 15533 vezes
perfil.JPG
perfil.JPG (20.57 KiB) Exibido 15533 vezes
ponta.JPG
ponta.JPG (16.08 KiB) Exibido 15533 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder