Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.
- Marcos Quito
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Aqui vai um ótimo tutorial do Márcio (grande construtor) de um PSS :
PSS = Power Scale Soaring = Planador escala de avião a motor.
É estranho mesmo, parece que vai meio contra, se gostamos de planador por que fazer escala de avião a motor ?
É que o PSS é um planador de colina VELOZ, ou seja, não é para principiantes. A limitação principal é encontrar uma colina que dê conta de segurar o bicho, pois ele não é nada termal, ele precisa de muito lift para segurar no alto.
Este é o link :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7397&postdays=0&postorder=asc&highlight=tony+m%E1rcio&start=0
O modelo até que é simples, são dois canais (aileon e profundor), mas deve ser muito reforçado, para os pousos, que são uma ignorância...
Justamente para aguentar o tranco é que são escolhidas geometrias grosseiras, como os aviões da II Guerra. Clássico, o P-51 é o campeão de escolha, claro.
Mas pode-se fazer PSS de praticamente qualquer avião que se queira, como disse, de preferência os mais gordinhos de fuselagem que é para aguentar o tranco.
Nos meses de inverno é que entram os ventos mais fortes (pelo menos por aqui na região Sudeste), e estes ventos é que geram o lift necessário para erguer esses modelos.
A parte mais gostosa do PSS são as acrobacias, pode-se fazer aproximadamente 80% das acrobacias dos modelos a motor. Fora as passagens em razante que são uma delícia.
A pior parte mesmo é o pouso, judia mesmo!
Um modelo de EPP pode durar anos, mas um de isopor (P3 no mínimo) só dura um inverno mesmo.
-Boa leitura !
PSS = Power Scale Soaring = Planador escala de avião a motor.
É estranho mesmo, parece que vai meio contra, se gostamos de planador por que fazer escala de avião a motor ?
É que o PSS é um planador de colina VELOZ, ou seja, não é para principiantes. A limitação principal é encontrar uma colina que dê conta de segurar o bicho, pois ele não é nada termal, ele precisa de muito lift para segurar no alto.
Este é o link :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7397&postdays=0&postorder=asc&highlight=tony+m%E1rcio&start=0
O modelo até que é simples, são dois canais (aileon e profundor), mas deve ser muito reforçado, para os pousos, que são uma ignorância...
Justamente para aguentar o tranco é que são escolhidas geometrias grosseiras, como os aviões da II Guerra. Clássico, o P-51 é o campeão de escolha, claro.
Mas pode-se fazer PSS de praticamente qualquer avião que se queira, como disse, de preferência os mais gordinhos de fuselagem que é para aguentar o tranco.
Nos meses de inverno é que entram os ventos mais fortes (pelo menos por aqui na região Sudeste), e estes ventos é que geram o lift necessário para erguer esses modelos.
A parte mais gostosa do PSS são as acrobacias, pode-se fazer aproximadamente 80% das acrobacias dos modelos a motor. Fora as passagens em razante que são uma delícia.
A pior parte mesmo é o pouso, judia mesmo!
Um modelo de EPP pode durar anos, mas um de isopor (P3 no mínimo) só dura um inverno mesmo.
-Boa leitura !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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Estou querendo enriquecer este tópico com projetos relativamente simples, com materiais alternativos, para quem deseja começar no planadorismo.
Tem este YodAtun Guppy que é um barato : O Sktfer de Sorocaba criou este post :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38710
Também tem o post americano :
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=670371
Ele já não é para iniciante pois usa ailerons - um pouco mais arisco - mas é sem dúvida uma construção legal, pouco lenhável, para um planador de colina muito gostoso.
É todo feito em isopor apenas, com alguns reforços de vareta/fibra.
Tem este YodAtun Guppy que é um barato : O Sktfer de Sorocaba criou este post :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38710
Também tem o post americano :
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=670371
Ele já não é para iniciante pois usa ailerons - um pouco mais arisco - mas é sem dúvida uma construção legal, pouco lenhável, para um planador de colina muito gostoso.
É todo feito em isopor apenas, com alguns reforços de vareta/fibra.
- Anexos
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- yodAtun.JPG (34.15 KiB) Exibido 32896 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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Puxa vida - faltou colocar um dos projetos mais usados por iniciantes - o do Josenilson do vôo silencioso :
http://www.geocities.com/amigosdovoo/html/instrucoes.htm
É um planador basicão feito de isopor, fácil de fazer, usa eletrônica standard (não precisa nada micro, tudo normal), tem vôo dócil, lento, tranquilo, e pega qualquer bafinho na colina perto da sua casa !
Falta colocar uma foto aqui.
http://www.geocities.com/amigosdovoo/html/instrucoes.htm
É um planador basicão feito de isopor, fácil de fazer, usa eletrônica standard (não precisa nada micro, tudo normal), tem vôo dócil, lento, tranquilo, e pega qualquer bafinho na colina perto da sua casa !
Falta colocar uma foto aqui.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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Mais um projetinho simples e eficiente : Plank-minuto.
Única restrição no material : usa depron, sei que não é fácil de encontrar no Brasilzão, mais fácil nas capitais, mas, quem sabe, uma adaptação com as bandejinhas...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51098
A proposta deste modelo é ser bem compacto para transportar numa viagem, sem atrapalhar os ocupantes do carro : Fica em 3 partes de no máximo 60cm.
Há, claro, é super rápido de construir, foram 4 horas somente !
Única restrição no material : usa depron, sei que não é fácil de encontrar no Brasilzão, mais fácil nas capitais, mas, quem sabe, uma adaptação com as bandejinhas...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51098
A proposta deste modelo é ser bem compacto para transportar numa viagem, sem atrapalhar os ocupantes do carro : Fica em 3 partes de no máximo 60cm.
Há, claro, é super rápido de construir, foram 4 horas somente !
- Anexos
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- DSC04395.JPG (38.48 KiB) Exibido 32134 vezes
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- final2.JPG (34.05 KiB) Exibido 32246 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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Site muito útil, com as condições de vôo de colina (principais rampas de parapente do Brasil), com os ventos favoráveis, e o vento real atual :
http://www.ventosbrasil.com.br/rampas.asp?query=&do=exec&day=0&uf=SP&tipo_rampa=all
Para entender : Se você quer voar COLINA e não sabe se tem colina boa na sua região, comece pelas rampas de parapente ou asa-delta. Estas rampas normalmente são ótimas colinas.
http://www.ventosbrasil.com.br/rampas.asp?query=&do=exec&day=0&uf=SP&tipo_rampa=all
Para entender : Se você quer voar COLINA e não sabe se tem colina boa na sua região, comece pelas rampas de parapente ou asa-delta. Estas rampas normalmente são ótimas colinas.
- Marcos Quito
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COMO ANALISAR METEOGRAMA DE PREVISÃO DE TEMPO E VENTO :
O site do INPE (Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais) detém a tecnologia da previsão do tempo com uma fidedignidade muito apreciável - ainda não arrisco outro melhor.
O site base é :
http://www7.cptec.inpe.br/
A previsão mais técnica é a chamada PREVISÃO NUMÉRICA :
http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/
Do lado direito tem como colocar sua cidade para ver a previsão específica dela.
Coloquei como exemplo SÃO PAULO. Vide imagem.
Analisar este gráfico parece bem simples, mas pode não ser... explico :
Tem quem se perca olhando para "UMIDADE RELATIVA". Depois que vc comprar um higrômetro por 130 pilas, vai perceber quanto inútil é aquela informação.
Depois vem NEBULOSIDADE, que também não ajuda muito.
PRECIPITAÇÃO já começa a ser muito interessante. Claro, se chover, acho que não rola vôo, certo ?
Mas vem o problema da escala do tempo. Há quem diga que a escala é "ZULU", ou seja de Greenwich (Inglaterra), e tem o horário de verão daqui, depois o de lá... em suma, fica complicado.
A forma mais simples que encontrei foi de olhar para o próximo gráfico ,da TEMPERATURA. O pico da temperatura, historicamente é em torno das 14horas aqui no Brasil. Então pegue o pico e entenda que alí são 2 da tarde, e puxe uma linha vertical.
Peguei no exemplo o dia 24 de Abril.
Agora vamos ao que interessa : primeiro, veja a chuva - precipitação - lá em cima, de manhã chove, mas de tarde está limpo, ajuda ?
Agora o principal : VENTO E SUA DIREÇÃO : Olhe lá em baixo . O gráfico mostra a intensidade do vento - o valor absoluto não interessa muito, mas se quiser ai vai a conversão :
1 m/s = 3,6 km/h.
A direção é mostrada com as setas :
- Seta para cima = Vento SUL (ele vem do Sul)
- Seta para baixo = Vento Norte (ele vem do Norte)
- Seta para a direita = Vento Oeste (vem do Oest). Este é o caso do exemplo.
Lembre-se que o vento "roda", não dá para ele mudar de repente de Norte para Sul. Ele vai rodar - ou ele vem pelo Oeste ou por leste.
No exemplo ele vem OESTE, e começa a rodar para SUL.
Pela mudança do dia, vc percebe logo que o sul só entrará mesmo de noite.
No meio do dia - 14 hs - o vento é OESTE mesmo.
VElocidade máxima de quase 4m/s = 15km/h. Brasil é assim, no pré-tempestade chega a 35km/h. Em Recife vai mais.
Há, faltou a pressão ? Esqueça, não vai nos interessar.
Mais "APR" está em inglês, APRIL... May, June, July, August, September, November, December, January, February, March.
A sequencia dos gráficos saiu do último para o primeiro, mas acho que dá para entender.
O site do INPE (Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais) detém a tecnologia da previsão do tempo com uma fidedignidade muito apreciável - ainda não arrisco outro melhor.
O site base é :
http://www7.cptec.inpe.br/
A previsão mais técnica é a chamada PREVISÃO NUMÉRICA :
http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/
Do lado direito tem como colocar sua cidade para ver a previsão específica dela.
Coloquei como exemplo SÃO PAULO. Vide imagem.
Analisar este gráfico parece bem simples, mas pode não ser... explico :
Tem quem se perca olhando para "UMIDADE RELATIVA". Depois que vc comprar um higrômetro por 130 pilas, vai perceber quanto inútil é aquela informação.
Depois vem NEBULOSIDADE, que também não ajuda muito.
PRECIPITAÇÃO já começa a ser muito interessante. Claro, se chover, acho que não rola vôo, certo ?
Mas vem o problema da escala do tempo. Há quem diga que a escala é "ZULU", ou seja de Greenwich (Inglaterra), e tem o horário de verão daqui, depois o de lá... em suma, fica complicado.
A forma mais simples que encontrei foi de olhar para o próximo gráfico ,da TEMPERATURA. O pico da temperatura, historicamente é em torno das 14horas aqui no Brasil. Então pegue o pico e entenda que alí são 2 da tarde, e puxe uma linha vertical.
Peguei no exemplo o dia 24 de Abril.
Agora vamos ao que interessa : primeiro, veja a chuva - precipitação - lá em cima, de manhã chove, mas de tarde está limpo, ajuda ?
Agora o principal : VENTO E SUA DIREÇÃO : Olhe lá em baixo . O gráfico mostra a intensidade do vento - o valor absoluto não interessa muito, mas se quiser ai vai a conversão :
1 m/s = 3,6 km/h.
A direção é mostrada com as setas :
- Seta para cima = Vento SUL (ele vem do Sul)
- Seta para baixo = Vento Norte (ele vem do Norte)
- Seta para a direita = Vento Oeste (vem do Oest). Este é o caso do exemplo.
Lembre-se que o vento "roda", não dá para ele mudar de repente de Norte para Sul. Ele vai rodar - ou ele vem pelo Oeste ou por leste.
No exemplo ele vem OESTE, e começa a rodar para SUL.
Pela mudança do dia, vc percebe logo que o sul só entrará mesmo de noite.
No meio do dia - 14 hs - o vento é OESTE mesmo.
VElocidade máxima de quase 4m/s = 15km/h. Brasil é assim, no pré-tempestade chega a 35km/h. Em Recife vai mais.
Há, faltou a pressão ? Esqueça, não vai nos interessar.
Mais "APR" está em inglês, APRIL... May, June, July, August, September, November, December, January, February, March.
A sequencia dos gráficos saiu do último para o primeiro, mas acho que dá para entender.
- Anexos
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- tempo1.JPG (37.98 KiB) Exibido 31731 vezes
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- tempo2.JPG (37.87 KiB) Exibido 31731 vezes
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- tempo3.JPG (36.95 KiB) Exibido 31731 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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COMO FUNCIONA O V-TAIL ?
Uma dúvida que eu nunca pensei que o pessoal tinha é sobre como funciona o V-tail. E não é em termos de programção de rádio, nada, é mesmo saber se o Leme está virando para o lado certo no caso de cauda em "V".
O raciocínio que deve ser usado é pensar que o leme vertical foi dividido em duas partes, mas a superfície móvel continua funcionando do mesmo jeito.
Bom, acho que o desenho diz tudo.
Tem que ficar claro aqui que a cauda em V não funciona como aileron, ela é muito pequena e não tem esta força toda, ok ?
...
Ok, já que é para falar, diz tudo né : Bom, para funcionar como PROFUNDOR, aí é mais fácil, as duas superfícies sobem ou descem, como um profundor normal.
O difícil é o rádio, claro, tem que ter mixagem de leme + profundor.
Uma dúvida que eu nunca pensei que o pessoal tinha é sobre como funciona o V-tail. E não é em termos de programção de rádio, nada, é mesmo saber se o Leme está virando para o lado certo no caso de cauda em "V".
O raciocínio que deve ser usado é pensar que o leme vertical foi dividido em duas partes, mas a superfície móvel continua funcionando do mesmo jeito.
Bom, acho que o desenho diz tudo.
Tem que ficar claro aqui que a cauda em V não funciona como aileron, ela é muito pequena e não tem esta força toda, ok ?
...
Ok, já que é para falar, diz tudo né : Bom, para funcionar como PROFUNDOR, aí é mais fácil, as duas superfícies sobem ou descem, como um profundor normal.
O difícil é o rádio, claro, tem que ter mixagem de leme + profundor.
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- Vtail.JPG (18.23 KiB) Exibido 31705 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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- Marcos Quito
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Obrigado Manaum.
..........................
====== COMANDOS e LINKAGEM =======
Para fazer um link ("comando") bem simples para modelos leves de planador (termais, zagis, planks) :
Arame fino de loja de construção é mole (fácil de fazer o "Z", mesmo depois de instalado).
O desenho mostra a sugestão : Quanto à regulagem (depois que vc instala tem que haver uma regular mais "fina", para acertar o neutro), basta fazer um outro "Z" no meio do arame. Em campo, com um alicate, o "Z" pode ser mais fechado ou mais aberto para fazer este ajuste. (não é bem um "Z", mas o desenho diz tudo).
Comece fazendo o "Z" do servo, instale no servo, depois faz o "Z" no meio, aí um "L", encaixe no comando, e feche o "L" fazendo um "Z", mesmo grosseiro (largo), apenas para não soltar em vôo.
Depois é só trabalhar o "Z" intermediário até achar o neutro.
PS. : Para aumentar o furo do "braço" do servo, o furo do "horn" (lá na superfície de comando), basta aquecer o arame no fogo (segure com um alicate), e fazer o furo como o próprio arame.
PS II : Para o "horn", use cartão de crédito, ou pedaço de plástico de embalagem de xampu.
horn é aquela peça vermelha do desenho.
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====== COMANDOS e LINKAGEM =======
Para fazer um link ("comando") bem simples para modelos leves de planador (termais, zagis, planks) :
Arame fino de loja de construção é mole (fácil de fazer o "Z", mesmo depois de instalado).
O desenho mostra a sugestão : Quanto à regulagem (depois que vc instala tem que haver uma regular mais "fina", para acertar o neutro), basta fazer um outro "Z" no meio do arame. Em campo, com um alicate, o "Z" pode ser mais fechado ou mais aberto para fazer este ajuste. (não é bem um "Z", mas o desenho diz tudo).
Comece fazendo o "Z" do servo, instale no servo, depois faz o "Z" no meio, aí um "L", encaixe no comando, e feche o "L" fazendo um "Z", mesmo grosseiro (largo), apenas para não soltar em vôo.
Depois é só trabalhar o "Z" intermediário até achar o neutro.
PS. : Para aumentar o furo do "braço" do servo, o furo do "horn" (lá na superfície de comando), basta aquecer o arame no fogo (segure com um alicate), e fazer o furo como o próprio arame.
PS II : Para o "horn", use cartão de crédito, ou pedaço de plástico de embalagem de xampu.
horn é aquela peça vermelha do desenho.
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- link.jpg (15 KiB) Exibido 31474 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!