Plank-minuto - para viagens, termal, depron
- Marcos Quito
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Agora começa a linkagem : a proposta é deixar os servos e Rx dentro das asas, e somente a bateria no nariz da fuselagem. Assim simplifica a montagem em campo.
Bom, dobradiça não precisa falar : fita.
Tem um segredinho no profundor : Como a proposta é transportar as asas separadas, então tem que ter um "gato" alí :
Seguinte : O arame em "U" que une uma metade com a outra só é colado do lado do servo. Do outro lado o arame será fixado com fita mesmo, em campo. Para garantir que não fique frouxo, ele é fixado na "lateral" do profundor, e não em cima, como é feito do lado esquerdo (foto), tradicionalmente. Assim a fita fica mais firme, e não escapa de forma alguma.
Tem uma foto do detalhe : O "U" não fica simétrico, ele é menor do lado da fita, para ficar na lateral do profundor.
Na foto "profundor2" ele aparece na situação que digo, pronto para ser passada uma fita. Veja ele fica do lado do profundor, e não em cima.
Bom, dobradiça não precisa falar : fita.
Tem um segredinho no profundor : Como a proposta é transportar as asas separadas, então tem que ter um "gato" alí :
Seguinte : O arame em "U" que une uma metade com a outra só é colado do lado do servo. Do outro lado o arame será fixado com fita mesmo, em campo. Para garantir que não fique frouxo, ele é fixado na "lateral" do profundor, e não em cima, como é feito do lado esquerdo (foto), tradicionalmente. Assim a fita fica mais firme, e não escapa de forma alguma.
Tem uma foto do detalhe : O "U" não fica simétrico, ele é menor do lado da fita, para ficar na lateral do profundor.
Na foto "profundor2" ele aparece na situação que digo, pronto para ser passada uma fita. Veja ele fica do lado do profundor, e não em cima.
- Anexos
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- DSC04284.JPG (32.22 KiB) Exibido 15539 vezes
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- DSC04286.JPG (34.36 KiB) Exibido 15539 vezes
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- profundor.JPG (32.22 KiB) Exibido 15539 vezes
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- profundor2.JPG (36.32 KiB) Exibido 15539 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- osvaldoljunior
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- Marcos Quito
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- betodebem
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Muito legal, eu uso uma técnica bem parecida em todos os meus aviões, funciona super bem... ;)
Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.
Abraços,
Beto
[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/989/02092008659mediumdu0nl1.jpg[/img:0d7da94c06]
[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/3487/02092008662mediumng6fw5.jpg[/img:0d7da94c06]
Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.
Abraços,
Beto
[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/989/02092008659mediumdu0nl1.jpg[/img:0d7da94c06]
[img:0d7da94c06]http://img529.imageshack.us/img529/3487/02092008662mediumng6fw5.jpg[/img:0d7da94c06]
- Marcos Quito
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[quote:62a859e010="osvaldoljunior"]Mandou bem Marcos! Super 10 o projeto da asa!
Se for fazer só com ailerons será que fica muito arisca? Com um rádio programavel eu consigo deixar ela mansa de profundor não consigo?[/quote:62a859e010]
Agora que pensei melhor : Aí não faz sentido o formato trapezoidal !! Seria melhor retangular direto ! (para usar mixagem)
Este formato (trapezoidal) é para duas coisas :
1. Aumentar a alavanca do profundor;
2. Diminuir a guinada adversa do aileron.
Se for fazer só com ailerons será que fica muito arisca? Com um rádio programavel eu consigo deixar ela mansa de profundor não consigo?[/quote:62a859e010]
Agora que pensei melhor : Aí não faz sentido o formato trapezoidal !! Seria melhor retangular direto ! (para usar mixagem)
Este formato (trapezoidal) é para duas coisas :
1. Aumentar a alavanca do profundor;
2. Diminuir a guinada adversa do aileron.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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[quote:581e7ee161="betodebem"]Muito legal, eu uso uma técnica bem parecida em todos os meus aviões, funciona super bem... ;)
Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.
Abraços,
Beto[/quote:581e7ee161]
É isso aí, Beto, faz tempo que eu vejo suas construções, é super rápido !
Não usei balsa porque é um modelo tão leve, não precisou !
Para ailerons eu estou usando balsa, aquela no formato certinho de ailerons, o acabamento fica perfeito e encaixa certinho no bordo de fuga.
Abraços,
Beto[/quote:581e7ee161]
É isso aí, Beto, faz tempo que eu vejo suas construções, é super rápido !
Não usei balsa porque é um modelo tão leve, não precisou !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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a
Que é isso Thiago, este aqui não é tutorial, tá super "nasco", mas obrigado ! :oops:
................................
Finalizando. + fotos.
A fuselagem é só para manter a bateria lá na ponta do nariz. Ela NÃO deve resistir às pancadas, deve apenas resistir ao vento, por isto peguei um resto de EPP que tinha. Mas com certeza qualquer isopor ia fazer o mesmo efeito.
A teoria é a seguinte : Se trombar numa pedra, alguém vai ter que quebrar, quem você prefere ? asa ou nariz ?
Melhor quebrar o nariz no pouso do que quebrar a asa. Mas com este peso, não quebra nada !
Tem que ter um fofinho na bateria para não destruir a bateria.
Acho que as fotos dizem tudo...
Há, a fuselagem foi a parte mais difícil : fazer a curva do perfil para acomodar a asa, vc tem que ficar escavando até chegar no ponto.
Fixação da asa :
A asa entra de frente para trás, numa ranhura que tem no leme - o leme é de depron 4mm. Com isto o fordo de fuga já está preso.
O bordo de ataque é preso com fita mesmo.
A plank tem esta simplicidade, não existe necessidade de ótima fixação da asa, pois ela não altera a "decalagem", ou ângulo de incidência. A fixação só deve garantir que o CG não irá se alterar. Ou seja, a fuselagem só não pode ir para frente ou para trás, mas pode até balançar.
Mas fita é forte - para os 90 gramas da bateria - fica tranquilo !!
Vou ficar devendo o vídeo, fou fazer neste findi e posto na segunda.
Há, outro detalhe : Seguência de montagem em campo :
1. Una as meias-asas com fita. Coloque o que achar suficiente - em cima e principalmente em baixo (é em baixo que está a tração).
Um detalhe que não fotografei foi que fiz um único perfil, que colei com cola quente na raiz da asa, dos dois lados, depron de 4 mm. Ele é importante para garantir que a asa não "esmague" com a força "G", gerando assim uma folga, e consequente aumento do diedro.
A propósito, monte sem diedro. Se em vôo ele ganhar algum, fica até mais bonitinho...
2. Fixe a asa montada na fuselagem.
Então, relembrando, toda a eletrônica ficou dentro da asa, só sobra o fio da bateria. Usei uma extensão de aileron (lembram disto ?) para alcançar a bateria no nariz.
Acho que é só .
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Finalizando. + fotos.
A fuselagem é só para manter a bateria lá na ponta do nariz. Ela NÃO deve resistir às pancadas, deve apenas resistir ao vento, por isto peguei um resto de EPP que tinha. Mas com certeza qualquer isopor ia fazer o mesmo efeito.
A teoria é a seguinte : Se trombar numa pedra, alguém vai ter que quebrar, quem você prefere ? asa ou nariz ?
Melhor quebrar o nariz no pouso do que quebrar a asa. Mas com este peso, não quebra nada !
Tem que ter um fofinho na bateria para não destruir a bateria.
Acho que as fotos dizem tudo...
Há, a fuselagem foi a parte mais difícil : fazer a curva do perfil para acomodar a asa, vc tem que ficar escavando até chegar no ponto.
Fixação da asa :
A asa entra de frente para trás, numa ranhura que tem no leme - o leme é de depron 4mm. Com isto o fordo de fuga já está preso.
O bordo de ataque é preso com fita mesmo.
A plank tem esta simplicidade, não existe necessidade de ótima fixação da asa, pois ela não altera a "decalagem", ou ângulo de incidência. A fixação só deve garantir que o CG não irá se alterar. Ou seja, a fuselagem só não pode ir para frente ou para trás, mas pode até balançar.
Mas fita é forte - para os 90 gramas da bateria - fica tranquilo !!
Vou ficar devendo o vídeo, fou fazer neste findi e posto na segunda.
Há, outro detalhe : Seguência de montagem em campo :
1. Una as meias-asas com fita. Coloque o que achar suficiente - em cima e principalmente em baixo (é em baixo que está a tração).
Um detalhe que não fotografei foi que fiz um único perfil, que colei com cola quente na raiz da asa, dos dois lados, depron de 4 mm. Ele é importante para garantir que a asa não "esmague" com a força "G", gerando assim uma folga, e consequente aumento do diedro.
A propósito, monte sem diedro. Se em vôo ele ganhar algum, fica até mais bonitinho...
2. Fixe a asa montada na fuselagem.
Então, relembrando, toda a eletrônica ficou dentro da asa, só sobra o fio da bateria. Usei uma extensão de aileron (lembram disto ?) para alcançar a bateria no nariz.
Acho que é só .
- Anexos
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- começando a fuselagem
- bateria no naris.JPG (37.6 KiB) Exibido 15460 vezes
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- Laterais em depron
- DSC04303.JPG (34.5 KiB) Exibido 15460 vezes
-
- fuselagem depron.JPG (25.18 KiB) Exibido 15460 vezes
-
- final
- final.JPG (27.02 KiB) Exibido 15460 vezes
-
- final2.JPG (34.05 KiB) Exibido 15460 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Renan Augusto
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- Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
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