Espuma poliuretano em aeromodelos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Essa loja é bem carinha mesmo.

Costumo comprar na www.maxepoxi.com.br - A resina "barata" se não me engano é a 1837 (é só pedir a para laminar isopor que indicam a barata). A resina boa (e cara) mesmo é a LY 5052.

Resina de poliester não serve pra laminar isopor. Mesmo pra laminar no molde eu não gosto.
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Uma alternativa para laminação é um verniz de poliuretana com base aquosa. Só existe um fabricante no Brasil. Ela vem em dois compostos que se misturam na hora de aplicar e é usada originalmente para suubstituir o sinteco em pisos de madeira.
Não ataca o isopor e da excelente acabamento sobre fibra de vidro.
O problema é que vem em embalagens de 5 Kg e custa caro. Fiz esta pesquiza ha uns 5 anos. Hoje, não sei se existem outros fabricantes.
Tentei entrar em contato com empresas de aplicação do verniz, para comprar pequenas quantidades mas não tive sucesso.
Nos EUA se acham embalagens de pequena quantidade.

Quanto a resina de PU, ja usei para fazer empenagem de aeromodelos. Misturam-se dois líquidos e se derrama dentro de um molde. Ela expande e a dureza depende do volume injetado e o tamanho do molde. Realmente depois de algum tempo ela esfarela como pó. A ideia era laminar fibra de vidro nos moldes, fechar e derramar resina de PU enquanto o epoxi ainda molhado e deixar expandir. Como a espuma formada não mantem suas propriedades desisti do método.
Ela é usada para proteger equipamento e é usada dentro de sacos plasticos que são colocados dentro das caixas com equipamento que são fechadas antes de a espuma finalizar sua expansão. Ela expande e ocupa os vaios da embalagem.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Andressa Gasparelli
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Dom Set 14, 2008 1:31 pm

Mensagem por Andressa Gasparelli »

[color=blue:1fcdba5551]Cyber[/color:1fcdba5551],

não sei, também naum posso falar nada a respeito de uma 'qualidade' ou de'outra, mas que, estes preços estão sim, fora da realidade, mesmo quê, (note bem), sejam do mais superior fabrico, isso estão.

Só para efeito comparativo, estive dando uma olhada em alguns sites, fora da loja onde eu compro aqui no Centro do Rio, e encontrei este por exemplo, que, ao que me parece é mais ou menos a mesma resina que eu uso e cujo o preço está dentro daquilo que eu disse... [url]http://www.nauticurso.com.br/loja/product_info.php?cPath=48&products_id=369&osCsid=d74013c08ae12ad80255ad4b7a4ed1e4[/url], ou seja bem abaixo do que tanto vc, quanto o [color=blue:1fcdba5551]A_Almeida[/color:1fcdba5551], estão pagando, até mesmo porquê, vc pelo que vi também está acostumado a laminar e sabe que o grande diferencial de qualquer trabalho em fibra está justamente do 'lado de cá' do material, ou seja, de quem o manipula, e faz a mistura.

Não vejo e, ainda não entendi direito esta diferença de qualidade entre uma ou outra resina epóxi, uma vez que o que diferencia qualquer trabalho é sim a quantidade de catalisador que se usa nelas e claro, também determina o tempo de cura ou risco de tornar-se quebradiça ou sofrer 'marcas' ou 'trincas' no futuro... Sei lá, por favor me corrija se eu estiver errada. :wink:
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! :) Abusaaaada!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Andressa,

No link que você mandou, o valor da resina é referente a 0,625kg, ou seja, o quilo sai por R$ 80,00 dessa resina. De qq maneira, existe sim diferença entre as resinas, mas não sou quimico e não sei especificar, mas basta olhar datasheet das resinas que la esta tudo "explicado".
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

[quote:f087745438="A_Almeida"]http://www.polirigido.com/images/poliuretano/placas_img_1%5B1%5D.jpg

Essa eh a materia prima ao qual me refiro, eh o mesmo metodo usado por exemplo para fazer pranchas de surf.[/quote:f087745438]

Ah tá.. só que essa fabrica fica em portugal :cry:

Eu tambem estou à procura desse material pois o que uso em meus modelos acabam e um material similar de cor verde é muito ruim...

Cyber, se você estiver com o contato/material para construção de prancha dá para usar sim... ai precisa uma técnica diferente para corta-lo com fio quente.

O fio tem que ser de tungstenio, tem que ser esse, na casa Ferreira tem, sua espessura tem que ser fina, e usar uma tensão por volta de 40V ai o resultado fica ótimo, se tiver ainda uma amostra, podemos testar....
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Felipelli,

Quando fui na fábrica, que fica em uma travessa de Av. Bras Leme (santana), o cara falou que só consegue esse material já no formato da prancha de surf e não em placas. Não sei se ajudaria muito.

De qualquer maneira, depois passo por lá e pego o contato dele.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Eu tenho um aero de espuma... Já está até aposentado, mas sempre que aparece um conhecido que vai fazer o primeiro voo eu faço ele reviver.. hehehehehehe

A espuma veio embalando um servidor aqui no serviço.. Nunca mais veio outra igual.. As que vem agora é uma branca mais molenga, essa Azul ai é bem dura, quase um p3.

olhem ai..

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33465

Essas fotos sõa depois dele ter [b:1ff1bde2a7]lenhado[/b:1ff1bde2a7] em uma arvore, apenas a asa que ficou danificada, a coitadinha é de isopor.. hehehehehe

[img:1ff1bde2a7]http://www.e-voo.com/forum/files/p1140023_165.jpg[/img:1ff1bde2a7]


[b:1ff1bde2a7]Ele voando[/b:1ff1bde2a7]

[img:1ff1bde2a7]http://www.e-voo.com/forum/files/p1140014_131.jpg[/img:1ff1bde2a7]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:ffb56a476a="ricardo.felipelli"][quote:ffb56a476a="A_Almeida"]http://www.polirigido.com/images/poliuretano/placas_img_1%5B1%5D.jpg

Essa eh a materia prima ao qual me refiro, eh o mesmo metodo usado por exemplo para fazer pranchas de surf.[/quote:ffb56a476a]

Ah tá.. só que essa fabrica fica em portugal :cry:

....[/quote:ffb56a476a]

Só usei esse link pra exemplificar, mas tem bastante lugar aqui em sampa que vende o mesmo produto, um amigo meu tb usou pra trabalho de formatura e comprou a um preço bem acessivel, pena que é dificil achar esses fornecedores já que geralmente é um produto de uso inteiramente profissional. Portanto assim que eu achar um lugar que venda posto aqui e quem achar primeiro tb pode fazer o mesmo.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

[quote:9e6657433d="A_Almeida"]... Portanto assim que eu achar um lugar que venda posto aqui e quem achar primeiro tb pode fazer o mesmo.[/quote:9e6657433d]

Fechado,

O isofoam vendido na comercial Ramalho no ipiranga, não serve !!!
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
antonio lasaitis
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Sáb Dez 01, 2007 11:47 pm
Localização: peruibe sp

Mensagem por antonio lasaitis »

Galera o poliuretano de pranchas de surf tem aqui http://www.surfteccell.com.br/NOVO/DEFAULT.ASP

eu trabalho em uma fabrica de pranchas perto de santana, é ésta www.bxel.com.br
quem quiser conhecer estou por la de terça até quinta.
Responder