Formatando nova categoria de planadores rebocados

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Formatando nova categoria de planadores rebocados

Mensagem por Eduardo Yamin »

Já faz algum tempo que temos discutido opções para reboque que sejam um pouco maiores que o Chico e também mais fáceis de rebocar, sem no entanto esquecer que temos sérias limitações de espaço de campo.

Eu e o Beto iniciamos posts parecidos em 2006:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=15312&highlight=reboque
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=16145&highlight=reboque

Conforme prometido, estou disponibilizando duas plantas de planadores de reboque (no meu [url=http://br.geocities.com/eduardo_yamin/plantas.htm]WWW [/url]opção "minhas plantas") com envergadura aproximada de 80cm para iniciar o papo e ver o que resolvemos para agitar os 5 ou 6 voolivristas persistentes de sempre, ou quem sabe com sorte, atrair mais gente nessa.

Minha opiniao é totalmente tendenciosa (pois estou para começar um gafanhoto da AB) e limitaria envergadura com até 85cm. O resto deixaria livre, pois acho que já está na hora de termos uma categoria de projeto livre.

O que acham? vamos debater "no" assunto?
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Que tal 1m? Parece um número legal e não gera modelos muito pesados nem difíceis de construir. Com 1m já estariamos no A3 em tamanho mas não em peso, que concordo pode ser deixado menor por medida de segurança (talvez fixar peso máximo?).
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:04fff1a485="Alexandre Cruz"]Que tal 1m? Parece um número legal e não gera modelos muito pesados nem difíceis de construir. Com 1m já estariamos no A3 em tamanho mas não em peso, que concordo pode ser deixado menor por medida de segurança (talvez fixar peso máximo?).[/quote:04fff1a485]

De 1m tem esses daqui que eu já tinha achado, mas são GV: http://www.e-aeromodelismo.com.ar/concurso/planos.htm
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O que você acham de:
- área alar máxima: 90 dm² (projetada)
- peso mínimo: 75 g
- OBRIGATÓRIO DT! :D
- todo o resto livre, inclusive materiais e formas construtivas ...
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

9dm2, certo Ricardão? Isso sem a área do profundor ou com tudo?
Gostei desta idéia, vamos fazer? Já até desenhei um modelinho. A idéia era construir um modelo tão rápido e barato que eu não me preocupasse em perder mas está com 12 dm2 de área e não ficou tão barato assim, chuto uns R$ 25,00 de material...

P.S. Consegui arrumar o parafuso do F1A e programar o bunt agora é só fazer outro cabo e tentar rebocar de novo.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Gostaria de permitir leme automático (desengata e começa a virar conforme esquema da planta do Nordic 1/2 que eu disponibilizei) pois esse recurso é bem simples.

Omar, Beto e Sr. Sala não vão falar nada?

Seria a categoria no-venta cm2, ou a no-vê dm2 hehehe
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Edu, com as regras que o Ricardão postou não existe restrição quanto ao gancho ou ao reboque...contudo o comprimento do cabo deve ser fixo, 30m?
Vamos mandar pau, em caráter experimental, como está, se os modelos ficarem fora do que pretendíamos mudamos a regra.
Omar, Álvaro e Beto e mesmo quem não voa VL precisamos da opinião de vocês, competir com 3 não tem muita graça.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

9 dm² ou 90 x 10**-1 dm², senão fica muito grande... categoria NO-VÊ. É só a asa, para o estabilizador o máximo que se pode fazer é limitar a área a 40-50% da asa, mas eu até que gostaria de ver um planador tandem voando...

O resto, inclusive o leme automático ou qualquer outra melhoria tecnológica fica permitido.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:fff4a626d0="Alexandre Cruz"]P.S. Consegui arrumar o parafuso do F1A e programar o bunt agora é só fazer outro cabo e tentar rebocar de novo.[/quote:fff4a626d0]
Sobrou duas chaves de fenda alienígenas na minha caixa de campo...

Pode ficar assim:
área alar máxima 13,5 dm² (soma das projeções da asa e do estabilizador)
peso mínimo: 75 g
demais características em aberto: configuração, dispositivos, material, entelagem, etc.
3 lançamentos por cabo de 30 m
2 minutos tempo máximo de vôo
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

As chaves tem um shrink azul? se sim são minhas.

Por mim pode incluir a categoria NOVE no calendário 200[size=18:8d4965cfe7][color=red:8d4965cfe7]9[/color:8d4965cfe7][/size:8d4965cfe7]..rs
Anexos
:)
:)
nove.gif (1.35 KiB) Exibido 12282 vezes
Responder