Formatando nova categoria de planadores rebocados

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Gostei mas vamos deixar a área máxima como a soma 13.5dm^2... pode ser? Assim como são os modelo FAI outdoor... acho mais justo e possibilita projetos diferentes como tandem ou profundores minúsculos...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Tem uma philips de cabo amarelo e essa de relojoeiro com termocontrátil azul.

Eu concordo com área total de 13.5 dm². A soma dos dígitos continua dando nove, que é um número de sorte para os chineses - fica uma categoria mística...

Desse tamanho dá para fazer muita coisa interessante, vou começar a pensar no meu projeto.

Editei a especificação e coloquei o peso mínimo de 75 g de novo.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Ainda não tinha respondido porque não tinha entrado. Viajando desde ontem e só agora com internet.
Um Nordic A1 como o mini cirrus tem 18dm2 de area total máxima (soma da asa e estab) e peso mínimo de 220g. Nao está meio exagerado 13.5 dm2 com peso de 75g? Nesta carga alar, pode chamar a categoria de VaiPerde.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Eita...a linguagem desse topico ficou complexa agora hueheuehuehue

mas na hora da montagem de um...estou dentro!!! rsrsrs
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Concordo que a carga alar é baixa e talvez seja até difícil fazer modelos neste peso e deste tamanho mas acho uma boa ainda mais para que voa em condiçòes e lugares muito longe dos ideais....
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Lá vou eu:
Gosto da idéia de partir para algo que se pareça com modalidades praticadas por aí tipo FAI ou AMA ou algo argentino.
Não gosto de régras complexas porque atrapalham os principiantes que são os entusiastas que eu gostaria de atrair para o vôo livre.
[quote:04fb61e003="fhkawasaki"]...a linguagem desse topico ficou complexa agora...[/quote:04fb61e003]

As 3 provas de Chico que promovemos deram ibope por uma única razão, a regra é muito simples: [b:04fb61e003]"Para participar basta comperecer com um planador Chico".[/b:04fb61e003]
Na verdade tem uma segunda razão que é um componente sentimental, afinal, qual aeromodelista nunca tinha construido um Chico?

Eu gostei mais da idéia do Ricardão de limitar a área de asa e peso do que a do Alexandre de somar a área de estabilizador.
Mas agora pensando bem minha regra seria:
Envergadura máxima 83 Cm (Gafanhoto) e o resto livre.
Não vejo problema se alguém mais experiente desenhar um modelo de alta performance e tiver que competir com um principiante com um Gafanhoto.


[quote:04fb61e003="Alexandre Cruz"]...Com 1m já estariamos no A3 em tamanho mas não em peso, que concordo pode ser deixado menor por [b:04fb61e003]medida de segurança (talvez fixar peso máximo?)[/b:04fb61e003].[/quote:04fb61e003]

Eu concordo também com a fixação de peso máximo (deixando o mínimo livre) por motivos de segurança.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

A questão do peso máximo em função da segurança é para caso o modelo caia na cabeça de alguém? :D :D :D :D Um modelo com carga alar maior vai voar mais rápido e sustentar menos tempo em voo, mas não necessariamente vai mais longe, mas vai ser mais sensivel ao funcionamento do d/t.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Na minha opinião continuo com a categoria NOVE dm² :
- Asa de até 9dm² de área projetada;
- Estab de até 50% ou 4,5dm² de área;

o resto conforme o que o Ricardão sugeriu:
[quote:2b687bb515]3 lançamentos por cabo de 30 m
2 minutos tempo máximo de vôo[/quote:2b687bb515]

nada mais.

Bom, acho que o veredito final é o Omar que vai dar :wink:

já to matutando um (outro) modelo aqui....
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Sobrou pra mim:)

A minha maior preocupação é quanto a segurança. Creio que o melhor local para uma prova de vôo livre ainda é o Villa. Pelo menos perto de São Paulo, que concentra a maior parte dos prováveis participantes.
O Villa é frequentado por crianças nos finais de semana e isso, na minha opinião, é o fator mais importante a ser considerado no estabelecimento de uma categoria nova de planadores.
Se não fosse isso, eu ficaria com a regra já existente da categoria A1, sem me preocupar em estabelecer nada novo. A criação de uma categoria nova é algo meio complicado de se fazer de primeira. Para se chegar numa nova categoria, antes seria necessário fazer alguns testes preliminares com vários modelos para, aí sim, se estabelecer regras comprovadas e menos especulativas.
Quem se abilitaria a fazer tais modelos?

Por outro lado, prnsando nos novatos, me agrada muito a idéia de se estabelecer um limite (não exatamente regras de uma categoria) a partir de kits já existentes da Aerobrás, sempre considerando o fator segurança.

O fator vaiperdê é irrelevante, pois, se der térmica, o bicho se manda em qualquer campo, independentemente do tamanho.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Para testar esta modalidade estou recauchutando o velho [b:65e0ca272b]Brisa[/b:65e0ca272b].
Asa com 10.56 Dm e estabilizador com 2.72 Dm. Total 13.28 Dm.
Com 88 Cm de envergadura e pesando 72g do jeito que aparece na foto.
Anexos
F_Brisa.jpg
F_Brisa.jpg (37.95 KiB) Exibido 12137 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder