Mini-torno mecânico construído em casa - Atualização 01

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mini-torno mecânico construído em casa - Atualização 01

Mensagem por ivangouveia »

Olá, pessoal,
Construir um mini-torno em casa, acho que foi minha idéia mais insana,
[img:e5f469997b]http://www.oficinaaberta.com.br/minitorno/large/minitorno002c.jpg[/img:e5f469997b]
[img:e5f469997b]http://www.oficinaaberta.com.br/minitorno/large/minitorno005.jpg[/img:e5f469997b]
Idealizei uma bancada com mini-torno, furadeira de coluna, moto-esmeril. Ainda não está pronto, mas já dá para ter uma idéia de como vai ser. Aliás, as peças da furadeira já foram torneadas nesse mini-torno. Estou escrevendo um artigo sobre a fabricação desse conjunto. [url]http://www.oficinaaberta.com.br/minitorno/minitorno.asp[/url]
Na segunda foto tem uma caneta e um paquímetro para dar idéia do tamanho.
Na implementação final, deverá ter recurso CNC. Pretendo usá-lo para fazer peças para minhas miniaturas.

Peço a gentileza dos administradores para remover este tópico, caso ele fique deconcertante e inoportuno no fórum.

Minha idéia é a de compartilhar essas coisas malucas que faço e obter críticas.

Por favor, sintam-se à vontade para criticar, opinar, etc.
Avatar do usuário
fcamargo0101
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Dom Out 14, 2007 11:52 pm
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Mensagem por fcamargo0101 »

cnc eu curto..
www.youtube.com/fcamargo0101
veja as minhas crias..

o torno vem logo..
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Muito bom, Gouveia. Pelo que percebi você construiu o barramento a parteir de uma viga "I" ? Mandou usinar a superficie ?
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

claudiorfernandes,
Eu passei quase uma hora escolhendo um pedaço de viga "I" para achar um que estivesse o mais perfeito possível. Então, não foi usinada a superfície, apenas conferi com uma régua de precisão de aço. Mas concordo que o correto teria sido usinar a superfície.
marcus_vinicius
membro
Mensagens: 882
Registrado em: Ter Set 05, 2006 2:01 pm
Localização: Sorocaba , SP

Mensagem por marcus_vinicius »

Cara... vc fez isso? tudo, do começo ao fim?
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

marcus_vinicius,
A placa do torno é, obviamente, comprada pronta, mas o resto das peças que são aproveitadas são apenas rolamentos de carros ou de ferramentas elétricas comprados nas oficinas. Eu desenho e levo para um torneiro fazer apenas o mancal ou cubo com flange para a fixação da placa. Daí por diante, até o encaixe da placa é usinado no próprio mini-torno para evitar imprecisão no assentamento da peça. Tudo o mais é usinado no próprio mini-torno. Compro o material como retalhos nas lojas de ferragens, de venda de aço, etc. Os bits de corte são comprados prontos.

Vale lembrar que aproveitei motor de tanquinho de lavar na furadeira e motor de centrífuga no esmeril.

Ainda tem muita coisa por fazer.

Ainda vou fazer o suporte para iluminação sobre as ferramentas e depois de tudo pronto, pintar com esmalte martelado.
marcus_vinicius
membro
Mensagens: 882
Registrado em: Ter Set 05, 2006 2:01 pm
Localização: Sorocaba , SP

Mensagem por marcus_vinicius »

Grande Ivan, vc documentou todo o projeto? Não que eu me ache capaz pra fazer isso (principalmente pelo espaço e tempo) mas seria interessante ver todas as etapas da construção e entender como funciona
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Existia um yahoo groups com o nome "ferramentas feitas em casa" ou algo assim, eu rea membro, mas depois sumiu misteriosamente....
Vou colocar algumas fotos da minha serra circular "caseira" com lixadeira de cinta acoplada... Também trabalhei muito na lima... heheh...
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mini torno

Mensagem por Balan »

Ivan, parabéns pela "ousadia". O meu sonho também é ter um mini-torno. como sou ferreomodelista, um aparelho desse me seria muito útil. Por enquanto fico só na vontade. Assim que puder vou comprar um. Não esqueça de disponibilizar o que você aprendeu com "nosotros". Um abraço do Balan
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Um colega de fórum comprou um modelo miniatura, não tenho certeza da marca, mas se não me engano é Manrod. Se não for é muito semelhante a estes: http://www.manrod.com.br/tornos.html
Deve ser produzido na china, mas é interessante e pequeno o bastante para nenhuma DAC surtar... heeheh...
Responder